TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POVOAMENTO E ARTICULAÇÃO DAS REGIÕES MERIDIONAIS

Por:   •  25/5/2015  •  Resenha  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 4

POVOAMENTO E ARTICULAÇÃO DAS REGIÕES MERIDIONAIS

A priori este capítulo tem como base, a descrição das articulações da região Sul do Brasil. A grande metrópole encontra-se em profunda pobreza, enquanto as colônias estavam se desenvolvendo nitidamente e com rapidez. E então Portugal, passa a fazer a imigração para terras Brasileiras, imigração esta, com objetivos políticos sendo financiado pelo governo Português, e estas pessoas vinham diretamente trabalhar nos engenhos.

A economia Mineira, por sua vez, abriu um novo ciclo econômico, que oferecia oportunidade ás pessoas, mesmo com seus recursos limitados, embora continuassem escravos, a organização permitia que os escravos trabalhassem por conta própria, desde que fosse pago  ao seu Senhor, um valor fixo mensal. Com as dificuldades para o re-arranjo do trabalho e com as dificuldades de locomoção desenvolver-se um sistema de transporte básico, porém, fundamental criando assim um grande mercado de animais de carga (mulas). No Rio Grande do Sul, tornou-se sua principal fonte de renda.

[...] “Desse modo, a economia Mineira permitiu que articulassem as diferentes regiões do sul do país. Ao contrário do que ocorreu no Nordeste, onde se partiu de um vazio econômico para a formação de uma economia pecuária dependente da açucareira, no sul do país a pecuária preexistiu á mineração [...]”

FLUXO E RENDA

Com a imigração nas áreas Meridionais, dividiram-se grupos urbanos e semi-urbanos, o novo sistema econômico da pecuária e com o aumento da procura de gado, adotou-se uma “curva de produção”, em algumas áreas a curva subiu e baixou rapidamente, demonstrando em menor desenvolvimento demográfico e a fixação de núcleos importantes de população, em outras a curva foi menos abrupta, demonstrando em maior desenvolvimento. Com este seguimento as regiões mais “ricas” se incluem entre as de vida produtiva mais curta. A renda estava centrada em uma população livre, fazendo com que a região mineira se tornasse cada vez mais atraente e propícia ao desenvolvimento de Portugal, também na área da manufatura.

Com os comércios interligados e uma época de mercantilismo, que foi o “passo” para o desenvolvimento manufatureiro a economia começou a desenvolver-se tecnologicamente.

REGRESSÃO ECONOMICA E EXPANSÃO DA ÁREA DE SUBSISTENCIA

Na região mineira, não houve forma duradoura e nem permanente de atividades econômicas. Dessa forma a decadência começava seu processo, e as pessoas que possuíam alguma posse continuavam investindo em suas propriedades, a fim de surgir outra atividade econômica. E o declínio, levava á uma economia de subsistência.

[...] “A perda maior foi para aqueles que tenham investido grandes capitais em escravo e via a rentabilidade deles baixar á cada dia. O sistema se descapitalizava lentamente, mas guardava á sua estrutura [...]”

Com a queda econômica, os núcleos urbanos dispersaram-se e formaram pequenos grupos uns para com os outros, o que involuiu completamente. A renda per capita era menos que 50 dólares (atual) este foi o nível de renda mais baixo em todo o Brasil em todo o período colonial.

O MARANHÃO E A FALSA EUFORIA DO FIM DA ÉPOCA COLONIAL

O atual estado do Maranhão articulava-se com a região da periferia-pecuária, interligado com a região mineira por hinterland pecuário.

Essa “colônia” prosperou no fim da época colonial, recebendo em seu porto de 100 á 150 navios por ano e chegando a exportar 1 milhão de libras. O Maranhão dedica-se na produção de açúcar, após o Haiti em colapso.

PASSIVO COLONIAL, CRISE FINANCEIRA E INSTABILIDADE POLÍTICA

As dificuldades econômicas começaram com a decadência do ouro. Em 1808 houve a “abertura dos portos” essa prática beneficiou quase exclusivamente aos inleses e em 1810, a Inglaterra tornou-se uma potencia com direitos extraterritoriais o que ocasionou limitação de autonomia Brasileira, com isso, Portugal passa á assumir  “passivo” de suas contas na tentativa da sobrevivência como potencia colonial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com