TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSAMENTO DE CASTANHAS NA REGIÃO DE IPORÁ-GO

Por:   •  22/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL GOIANO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS IPORÁ

PROCESSAMENTO DE CASTANHAS NA REGIÃO DE IPORÁ-GO.

Disciplina: Economia Regional e Urbana

Professor: Paulo Alexandre

Alunos: Adriana de Sousa Machado

Erlei Francisco de Assis Lima Filho

IPORÁ-GO,

2018.

INTRODUÇÃO

As constantes alterações no agronegócio brasileiro vêm demonstrando a sua importância dentro do contexto econômico, aumentando cada vez mais a capacidade de garantir a permanência de um empreendimento no mercado. Temos o agronegócio como um grande impulsionador da economia no Brasil, com a geração de emprego, e os funcionários conseguem comprar produtos oriundos das diversificadas cadeias produtivas existentes.

A parte da agropecuária é bastante afetada por conta dos azares climáticos, os quais limitam e dificultam a obtenção de bons resultados, ou seja, altas produtividades que é sempre almejada. Esse setor exerce papel fundamental no desenvolvimento econômico brasileiro ocupa posição de destaque em nível mundial na produção de soja, milho, café, carne, açúcar e etanol, entre outros (LOPES&MARQUES, P.8, 2017).

As castanhas as quais referenciarmos serão as comestíveis, que estão da dieta do brasileiro, como o amendoim, castanha do pará, castanha de caju, e na região a castanha do baru ganha destaque cada dia mais, com isto, o objetivo deste trabalho é analisar todos os aspectos ligados a esta cadeia produtiva, desde a colheita até a comercialização.

DESENVOLVIMENTO

A matéria prima (castanha do para), é comprada em grandes quantidades(caminhões), e vem diretamente do pará, sem locais ou vendedores fixos, varia muito. Depende muito da época, é necessário se fazer um estoque, principalmente no início do ano. Os demais insumos necessários são adquiridos nos supermercados da cidade, como exemplo, a alimentação.

Em cada local possui o clima, solo específico e disponibilidade do produto, a castanha, matéria prima por exemplo, possui a época determinada da coleta, com isto as tomadas de decisões da empresa podem ser pensadas e organizadas de acordo com KAY, et al(2014.P.23).

1. Identificar e definir o problema ou a oportunidade;

2. Identificar soluções alternativas;

3. Coletar dados e informações;

4. Analisar as alternativas e tomar uma decisão;

5. Implementar a decisão;

6. Monitorar e avaliar os resultados;

7. Aceitar a responsabilidade.

Ao interpretar e obedecer essas orientações o gestor obterá boas decisões, não sendo sempre, que será as melhores, devido a forma que se analisou o impasse, e apenas com tempo e organização se mantem as metas a serem alcançadas.” informações novas são vitais para

tomar novas decisões, frequentemente fazendo com que se reconsiderem velhas estratégias gerencias”. (KAY, et al, 2014).

A fim de aprimorar uma empresa em quaisquer aspectos, Morreira(2017), diz que a mudança ocorre em função do problema, com isto se tem adoção de novas técnicas de convívio ou infraestrutura, onde a gestão da qualidade faz com que os resultados necessários sejam alcançados, a população tenha uma boa opinião conceituada sobre a empresa e além de aumentar os níveis de competitividade.

Quando se fala em sustentabilidade as questões ambientais está no topo das preocupações, devido ao impacto causado pelo setor industrial. Foi necessário fazer a troca da máquina específica, após a empresa ser penalizada, pois a fumaça emitida pela caldeira, estava extrapolando o nível de poluição permitido aquela indústria.

O controle do caixa e tomada de decisão na empresa favorece a elevação da quantidade e qualidade produzida, facilitando a eficiência financeira da mesma, por meio do registro dos atos e fatos administrativos diários ou mensais de recursos financeiros. Para manter esta organização financeira são necessários os registros em um caderno, livro caixa ou até mesmo em planilhas ou programas próprios, mensurando as receitas e despesas especificadas no período almejado. A empresa analisada possui um software (programa no computador) que faz este controle de entrada e saída do caixa.

A empresa fundada com intuito de beneficiamento da castanha do pará, utilizou capital próprio desde a construção das instalações até conseguir o primeiro lucro líquido da atividade. A formação do conceito de capital, em muitos casos é definido pela quantidade de dinheiro que é movimentada em contas bancarias, entre outros, mas esta é apenas uma fatia, visto que possui uma ampla definição, pois envolve muito além, como a infraestrutura e equipamentos utilizados no local. (KAY, et al.,2014).

Com uma área de 838 metros quadrados, empregam 34 funcionários, onde estes produzem em etapas, a média de dois mil quilos por dia, o mais recente investimento é as novas instalações, a fim de amentar a capacidade produtiva e terá o turno noturno de funcionários, mantendo em constante produção, portanto, aumentando a oferta de emprego na cidade.

Fonte: Elaborado pelos autores,2018.

Um fluxograma tradicional que se enquadra em todas as cadeias produtivas, seja ela qual for a matéria prima e seus produtos, com isto, temos uma forte dependência da parte logística. A matéria prima estudada é advinda de outro estado, por ser nativa da região, depende de serviços terceirizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com