TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR I – GRULES

Por:   •  22/10/2017  •  Resenha  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

PROJETO INTEGRADOR I – GRULES

Nome: Márcio Parreira Guimarães Júnior - 1º Período

Resumo: Deste os tempos antigos existem as migrações forcadas, pois só no século XX receberam um enfoque maior, houve a criação da (ACNUR) a agencia da ONU para refugiados que é uma instituição do refúgio global que possui importantes clausulas, por exemplo o conceito de refugiado, os princípios do non-refoulement e os direitos assegurados dos refugiados. Apesar destas clausulas foram criadas as convenções regionais que buscam uma melhor adequação a essas realidades.

Os deslocamentos humanos visam a migração voluntaria que seriam por motivos de conveniência, como, o livre arbítrio, ordem econômica, humilhação e misericórdia, visa também a migração forcada causadas por perseguição, desastres climáticos e naturais.

A crise no século XXI até o final de 2015 houve mais de 65 milhões de pessoas forcadas a deixar suas regiões por motivos de perseguições, conflitos armados e violência, mais de 53% são provenientes da Síria, Afeganistão e da Somália.

As raízes no sistema de dominação consideram os valores ocidentais como universais, esse processo de subordinação tem forte influência no atual fluxo de refugiados.

Em questão a crise migratória Europeia vem se alarmando, pois, os países europeus alegam não comportarem tantos imigrantes devido a fatores econômicos, por outro lado países não europeus subdesenvolvidos abrigam os imigrantes sem terem condições.

Sob os aspectos dos Direitos Humanos e Direitos dos refugiados a premissa de que todos as pessoas devem poder desfrutar dos Direitos Humanos, pois uma pessoa não perde seus direitos por ser refugiada, pelo contrário seu direito de sair do seu pais é legitimado pelos seus Direitos Humanos e ela continua a tê-los na situação de refúgio.

Aos refugiados hoje em dia possui um endurecimento de políticas migratória, esse movimento vem na esteira do crescimento da xenofobia e intolerância em tais países, por isso foi criado o trabalho do ACNUR que seria a proteção de refugiados para soluções duradouras como a integração local, reassentamento e o repatriamento voluntario.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com