TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Passos do processo de benchmarking

Pesquisas Acadêmicas: Passos do processo de benchmarking. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.224 Palavras (9 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 9

BENCHMARKING

É uma técnica estratégica, é aprendizado sobre o mercado e seus concorrentes; utilização de ferramentas de medição e controle.

Benchmarking é não mais que um processo ou técnica de gestão por meio do qual as empresas ou organizações avaliam o desempenho dos seus processos, sistemas e procedimentos de gestão, comparando-o com os melhores desempenhos encontrados em outras organizações.

Vantagens: Tornar a organização mais competitiva, promovendo o desenvolvimento e o crescimento organizacional, ao implementando o Benchmarking nas empresas, trazemos novos conhecimentos, facilitando a adaptação as mudanças do mercado.

O Benchmarking é uma maneira de conviver um pouco melhor , de estabelecer uma diferença, padrões mais altos, aprendizagem continua, sinergia de ideias.

Aplicações: O Benchmarking deve ser cuidadosamente planejado e executado, para se chegar efetivamente ao aperfeiçoamento da gestão das organizações.

O processo de Benchmarking pode ser dividido em quatro etapas.

1) Planejamento: Na etapa de planejamento, são necessários alguns procedimentos essenciais.

Em principio podem participar do Benchmarking quaisquer organizações que tenham reputação de excelência na área a ser estudada, não devendo ser, necessariamente, da mesma área de atuação.

Deverá identificar as áreas, processos ou atividades a serem melhorados, essa seleção de atividades deve considerar o impacto potencial que as melhorias podem trazer á organização, é indispensável definir critérios que possibilitem alguma comparação entre essa atividade.

È necessário definir parâmetros e indicadores para a mensuração de custos, qualidade e prazos utilizados na execução das atividades.

2) Coleta de dados: O ideal é que a organização promotora de Benchmarking obtenha, inicialmente, o máximo de informações sobre as demais entidades, por meio de fontes secundarias, como jornais, revistas, pesquisas, banco de dados, publicações das próprias organizações e Internet.

3) Analise de comparações: O Conjunto de informações coletadas deve ser sistematizado e analisado, podendo constituir um relatório sobre as atividades desenvolvidas pelas diferentes organizações. Em seguida é necessário comparar as diferentes atividades, segundo os diferentes fatores analisados, como qualidade, custo etc.

O resultado da analise pode ser consolidado em um relatório de Benchmarking, a ser disseminado por toda organização.

4) Elaboração e Implementação do plano de mudanças: A ultima etapa, a elaboração e implementação do plano de mudanças do processo de Benchmarking inicia com a elaboração de um plano para implementação das mudanças nos processos que foram considerados prioritários.

Durante a fase de implementação do plano de mudança, os gestores da organização talvez precisem recorrer novamente as entidades pesquisadas para obter mais informações sobre como elas desenvolvem suas atividades.

O grupo envolvido no processo de implementação das mudanças esteja atento a necessidade de rever objetivos e metas estabelecidos.

GERENCIAMENTO COM O LIVRO ABERTO

( Open-Book Management )

É uma metodologia de aplicação bastante simples e de resultados notáveis, que permite envolver que permite envolveras pessoas, e fazer com que assumam a responsabilidade pelo sucesso organizacional.

È desenvolvida por intermédio de conhecimento de todos os dados da organização, gestão de premissa básica a divulgação de todos os dados organizacionais.

Vantagens: Open –book Management , considerando a necessidade que o mundo empresarial tem de se adaptar as mudanças ambientais, as quais se apresentam cada dia mais dinâmicas, propõe a tão disseminada delegação de responsabilidade com a respectiva autoridade, levando e permitindo que as pessoas provem todas a sua capacidade de desenvolvimento profissional e pessoal, permitindo que sejam desafiadas a dar o seu melhor resultado, essa proposta se aplica de modo ético, pode contribuir com os gestores, desde que estes disseminem um cultura aberta e que privilégio o inter relacionamento entre pessoas.

Aplicações: Foco nas pessoas, tudo vai acontecer por intermédio delas e com ela, todos devem obter envolvimento, comprometimento, mas a conscientização deve começar pela alta administração.

- A empresa deve proceder um minucioso levantamento dos seus pontos fortes e fracos, deve saber exatamente como se movimenta o ambiente externo e quais são as principais ameaças e as principais oportunidades, a empresa deve definir clara e objetivamente seus fatores críticos de sucesso, deve saber como atingi-los e preserva-los.

- Para a implementação de qualquer mudança é preciso quebrar paradigmas e abrir a visão para enxergar todas as possibilidades atuais e futuras de negocio.

- Criar canais que favoreçam a discussão das questões importantes, que precisam ser partilhadas, discutidas, para serem resolvidas da melhor forma possível, deforma que se garanta alto desempenho.

Para a implementação da gestão com o livro aberto, faz-se necessária a disposição de praticar uma ampla, Geral, completa e irrestrita abertura de organização a todo o seu corpo funcional, não existe meio termo, não cabe desconfianças, só assim será possível conquistar o verdadeiro comprometimento das pessoas na construção da organização que queremos e precisamos, Assim sobreviveremos neste ambiente altamente contingencial e competitivo

REENGENHARIA

É um processo de mudança radical que ocorre na empresa, de forma que todos os processos avaliados, na busca de fases dispensáveis, para assim, contribuir com a melhoria do desempenho organizacional como um todo.

A Reengenharia é uma das tecnologias de administração de processo, a qual também é conhecida como horizontalização da empresa. Esse termo pode dar a impressão de que departamentos serão destruídos, mas, na verdade, somente significa propor uma nova maneira de administra-los

Vantagens: Apesar das dificuldades de implementação e de absorção da filosofia da Reengenharia, ela aparece como um divisor de águas.

Com essa tecnologia, os clientes passam a ganhar sua real importância para as empresas melhorarem o desempenho organizacional, por meio de uma proposta mais ampla de seus processos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com