TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa no campo do marketing

Resenha: Pesquisa no campo do marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Resenha  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 3

b) Pesquisa Científica da Área de Marketing. (SAMPAIO; PERIN, 2006)

Este estudo apresenta um levantamento das características metodológicas básicas da produção científica de pesquisas empíricas publicadas no I Encontro de Marketing (EMA) e nos últimos16 Encontros Anuais da Associação Nacional dos Programas de Pesquisa e Pós-Graduação (ENANPADs), dentro da área de Marketing, visando avaliar as suas tendências, bem como a sua evolução através dos anos. Dentre as variáveis analisadas para cada artigo estão: natureza da pesquisa; embasamento conceitual e questão de pesquisa; desenho de pesquisa; instrumento de medida e coleta de dados e apresentação dos resultados. De 527 artigos identificados, 407 respeitaram a abordagem positivista, 108 apresentaram cunho conceitual e 12 se enquadraram na abordagem fenomenológica ou interpretativista. A partir desta análise e do cruzamento das variáveis, apresenta-se a discussão e as conclusões da qualidade do conjunto de artigos avaliados. (SAMPAIO; PERIN, 2006)

Resposta justificada: (0,5 décimos)

c) Aplicação da metodologia triz para análise e reengenharia de sistema de controle ambiental aplicado em uma instalação agro-industrial no estado de São Paulo. (NICOLETTI; QUINELLO, 2009)

O objetivo deste artigo é apresentar o caso da aplicação de um equipamento de filtragem do pó gerado pelo transporte mecanizado de cereal a granel, em uma instalação agro-industrial localizada no Estado de São Paulo. Para tal, fez-se necessário o uso de um método que contemple não só a pesquisa tradicional, por meio de artigos e livros, mas também a informal, com observações in loco, conversas informais e entrevistas com profissionais e especialistas, propiciando um detalhamento dificilmente alcançado por um só método. Um dos pesquisadores participou como observador e interagiu com o ambiente e os agentes do caso. Ao analisar as sugestões de melhorias e intervenções técnicas sob a ótica da TRIZ, conclui-se que a adoção da metodologia contribuiu para elevar os resultados finais da inovação. Disponível em: < http://www.simpoi.fgvsp.br/arquivo/2009/artigos/E2009_T00214_PCN19741.pdf>. Acessado em: 14 dez. 2009.

Resposta justificada: (0,5 décimos)

d) ANÁLISE QUÍMICA DE K, Ca, Mg e Al, EM FOLHAS DE ERVA-MATE. (CARNEIRO; REISSMANN; MARQUES, 2006)

Com este trabalho objetivou-se comparar cinco métodos de análise química foliar e suas relações para análise de K, Ca, Mg e Al. As amostras foram coletadas a partir de um experimento de campo com erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.), sob efeito da calagem, localizado no município de Pinhais - PR. Os métodos avaliados foram: digestão úmida nitro-perclórica, digestão seca em cadinhos de porcelana, digestão seca em cadinhos de platina, extração úmida em HCl 1mol/L e extração úmida em HCl 1mol/L+d (d = diluição 1:3). As amostras em laboratório foram avaliadas segundo um arranjo em parcelas subdivididas, tendo como tratamentos as cinco metodologias de análise química, e os diferentes níveis de saturação por bases. Todas as variáveis avaliadas apresentaram diferenças significativas (P<0,01) em função dos métodos analíticos testados. A digestão nitro-perclórica, a digestão em cadinhos de porcelana, a extração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com