TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Marketing

Trabalho Escolar: Pesquisa De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  2.023 Palavras (9 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 9

FACE – FACULDADE CASA DO ESTUDANTE

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO

PESQUISA SOBRE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

RESUMO

Este trabalho tem como tema central o comportamento de consumo de bebidas, mais especificamente do produto cerveja. O comportamento de consumo, devido a suas múltiplas dimensões, deve ser avaliado a partir de recortes. Os recortes definidos foram:

1. Produto: marcas oferecidas, características (variedade, tamanho, sabores...), rótulo, ciclo de vida;

2. Praça: Detalhamento do local de venda e cuidados específicos com armazenagem do produto.

3. Promoção: Formas de promoção que os produtos fazem;

4. Preço: Analisar as etapas da formação do preço;

Os objetivos do trabalho foram: analisar os hábitos e as preferências de consumo de consumidores de cerveja; desenvolver um agrupamento dos consumidores a partir de suas avaliações relacionadas com a marca preferida. Foram coletados dados junto a pessoas que trafegavam no Supermercado Oriund, e provenientes de diferentes contextos de consumo. Os dados foram analisados por meio de entrevistas, e alguns procedimentos de análise multivariados. Os grupos foram submetidos ao questionário para analisá-los e caracterizá-los de acordo com os hábitos de consumo.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1. Fundamentos Teóricos

1.1. Origem 4

1.2. Objetivo da Análise 5

2. Composto de Marketing – 4 P’s

2.1. Produto 5

2.2. Embalagem 6

2.3. Rótulo 7

2.4. Marca 7

2.5. Ciclo de Vida 8

3. Promoção 9

4. Praça 10

5. Preço 10

6. Método Para análise do consumidor 11

7. Apresentação dos resultados 11

8. Considerações finais 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 14

INTRODUÇÃO

Este trabalho relata uma pesquisa sobre comportamento do consumidor de cerveja. A fonte de dados foi o Oriundi Supermercados que se localiza na cidade de Aracruz. Para realizar este trabalho foram analisadas todas as marcas e suas características e também foi elaborado um questionário com 9 perguntas que foram respondidas por 22 pessoas que falaram sobre suas preferências em relação à cerveja. Com o intuito de enriquecer o trabalho também foram incluso alguns dados sobre a origem da cerveja.

1. FUNDAMENTOS TEÓRICOS

1.1. ORIGEM

A cerveja é uma bebida produzida a partir da fermentação de cereais, principalmente a cevada maltada. Acredita-se que tenha sido uma das primeiras bebidas alcoólicas que foram criadas pelo ser humano.

Há cerca de 10 mil anos, o homem antigo descobriu, por acaso, o processo de fermentação, no que surgiram, em pequena escala, as primeiras bebidas alcoólicas. Mais tarde, a cerveja era produzida inicialmente pelos padeiros, devido à natureza dos ingredientes que utilizavam: leveduras e grãos de cereais. A cevada era deixada de molho até germinar e, então, moída grosseiramente, moldada em bolos aos quais se adicionava a levedura. Os bolos, após parcialmente assados e desfeitos, eram colocados em jarras com água e deixados fermentar.

Há evidências de que a prática da cervejaria originou-se na região da Mesopotâmia onde a cevada cresce em estado selvagem. Os primeiros registros de fabricação de cerveja têm aproximadamente 6mil anos e remetem aos Sumérios, povo mesopotâmico. A primeira cerveja produzida foi, provavelmente, um acidente. A cerveja produzida naquela época era bem diferente da de hoje em dia. Era escura, forte e muitas vezes substituíam a água, sujeita a todos os tipos de contaminação, causando diversas doenças à população. Mas a base do produto, a cevada fermentada, era a mesma.

Com o aumento do consumo da bebida, os artesãos das cidades começaram também a produzir cerveja, o que levou os poderes de públicos a se preocupar com o hábito de se beber cerveja. As tabernas ou cervejarias eram locais onde se discutiam assuntos importantes e muitos negócios concluíam-se entre um gole e outro de cerveja. A partir do séc. XII pequenas fábricas foram surgindo nas cidades européias e com uma técnica mais aperfeiçoada, os cervejeiros já sabiam que a água tinha um papel determinante na qualidade da cerveja. Assim a escolha da localização da fábrica era feita em função da proximidade de fontes de água muito boa.

Com a posterior invenção de instrumentos científicos (termômetros e outros), bem como o aperfeiçoamento de novas técnicas de produção, o que bebemos hoje é uma agregação de todas as descobertas que possibilitaram o aprimoramento deste nobre líquido.

1.2. OBJETIVO DA ANÁLISE

Com o intuito de analisar o comportamento dos consumidores de cerveja foi necessário ir a um distribuidor de Cerveja para buscar informação sobre a cerveja e seus consumidores. O Oriundi Supermercados foi o distribuidor escolhido para obtenção das informações necessárias, ele se situa na cidade de Aracruz, no Estado do Espírito Santo. Mas para poder compreender o comportamento do consumidor de cerveja faz-se necessário conhecer um pouco desse produto por isso vamos conhecer um pouco sobre o composto de Marketing da Cerveja.

2. COMPOSTO DE MARKETING – 4P’s

2.1. PRODUTO

Existe cerveja com álcool, sem álcool e a preta, e elas aparecem de vários tamanhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com