TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e Controle da Produção

Projeto de pesquisa: Planejamento e Controle da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.846 Palavras (8 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

Introdução....................................................................................................................6

Desenvolvimento..........................................................................................................7

Conclusão..................................................................................................................12

Referências................................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

O trabalho individual deste semestre teve como tarefa fazer um estudo de mercado, ou seja, um portfólio de questões e para direcionar este trabalho usamos as disciplinas de gestão de projetos, administração da produção e logística e empreendedorismo e plano de negócio para o entendimento e resolução das necessidades já previstas pela DELICARI, empresa esta onde se encontra com dificuldades no planejamento e controle da qualidade, na análise de mercado, no plano de marketing e nas ferramentas necessárias para a construção deste projeto.

2 DESENVOLVIMENTO

PRIMEIRO DESAFIO

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Para se ter um excelente controle da qualidade dos produtos, se faz necessário que a produção tenha também um planejamento adequado, pois estas atividades decidirão sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando assim a execução do que foi previsto. O planejamento dá as bases para todas as atividades gerenciais futuras ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devem ocorrer. O projeto da operação produtiva estabelece a forma física e a estrutura da produção. Assim, dentro dos limites impostos pelo projeto, uma operação produtiva deve operar continuadamente, e é com isso que se preocupam o planejamento e o controle, gerenciarem as atividades da operação produtiva de modo a satisfazer a demanda dos consumidores.

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DO CONTROLE

O planejamento e o controle para a produção é de suma importância, pois qualquer operação requer planos e controle para que os objetivos sejam alcançados, nos prazos e com qualidade de produtos. O planejamento e o controle são necessários, principalmente porque o projeto da operação produtiva geralmente não se preocupa com o andar do sistema em todas as suas etapas. Planejar e controlar, então significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequado. Esse lidar com as variáveis significa que o controle permite fazer alterações no plano, intervindo para adequá-lo aos objetivos a serem alcançados.

O OBJETIVO DO PLANEJAMENTO E DO CONTROLE

O objetivo do planejamento e controle da qualidade é, então, obtê-la e mantê-la. São importantes porque levarão a empresa a produzir melhores produtos, a fazer melhoramentos contínuos e aperfeiçoar o processo de produção. Os resultados alcançados com o Planejamento e Controle da Produção são muitos: altos índices de produtividade e qualidade, menor índices de falhas e erros, conseqüentemente, menores custo de produção, facilidade em atingir metas e objetivos traçados; decisões mais acertadas, melhor gerenciamento dos recursos disponíveis; melhor fluxo de informações e compatibilização dos diversos setores da empresa, maior satisfação do cliente. Em resumo, o Planejamento e Controle da produção levam a empresa a produzir com maior perfeição rapidez e menor custo, obtendo assim, maior lucratividade.

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA QUALDADE

O QUE É QUALIDADE

DEFINIÇÃO DE QUALIDADE

Qualidade é hoje uma palavra chave muito difundida nas empresas: fácil de falar e difícil de fazer. Ao mesmo tempo, existe pouco entendimento do que vem a ser qualidade. A definição da qualidade possui uma extrema diversidade de interpretação, dada por diversos autores, que procuram dar uma definição simples para que seja assimilável a todos os níveis das organizações. Precisa, para não gerar interpretações duvidosas; e abrangente, para mostrar sua importância em todas as suas atividades produtivas.

Podemos definir qualidade como um melhoramento continuo através das matérias primas, das operações, do controle de forma que isso se torne em um produto de alta qualidade, concretizando assim a sua permanência no mercado. Bens e serviços de alta qualidade podem dar a uma organização considerável vantagem competitiva. Boa qualidade reduz custos de retrabalho, refugo, reclamações e devoluções e o mais importante boa qualidade gera consumidores satisfeitos.

BENEFÍCIOS: os benefícios de um planejamento e controle da qualidade é a ocorrência de menos falhas de todos os tipos como interrupção no fornecimento, nas comunicações e nos transportes, evitando aborrecimentos e pequenos custos, essa decisão deve ser percebida por qualquer empresa para que possa atuar de forma inteligente no planejamento e no controle da qualidade de seus produtos.

DIFERENTES ABORDAGENS:

- Abordagem transcendental

Vê a qualidade como um sinônimo de excelência inata

A qualidade é definida como absoluta

Como um carro de qualidade Rolls-Royce.

Ou um relógio de qualidade Rolex.

- Abordagem baseada em manufatura

Produto corresponde às especificações e é

livre de erros. Um carro Toyota ou um celular Motorola

- Abordagem baseada no usuário

Produto adequado a seu propósito.

Um relógio que atrasa, claramente não é adequado a seu propósito.

- Abordagem baseada em produto

Conjunto de características e atributos

- Abordagem baseada no valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com