TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e Controle da Produção – PCP

Pesquisas Acadêmicas: Planejamento e Controle da Produção – PCP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Embora o assunto Planejamento, Programação e Controle da Produção pareça ser um assunto dominado, mas quanto mais lemos artigos e pesquisamos relatos podemos notar que ainda há muito por fazer.

O foco do assunto normalmente encontrado em trabalhos na área de PPCP recai quase sempre em sistemas computacionais (softwares), sua utilização e aplicações. Em um sistema produtivo ao serem definidas suas metas e estratégias, se faz necessário formular planos para atingi-las, e controle adequado para o sucesso de sua produção.

Suas ramificações e os caminhos que se percorrem um ppcp desde planejamento estratégico, tático e operacional, e suas variáveis, mostrando ao leitor algumas ferramentas para possíveis resoluções de problemas.

Lembrando sempre aos nossos leitores, que os mesmos devem estar sempre em busca de novas informações, pois com o passar do tempo às coisas mudam e surgem novas variáveis e novos modelos de trabalho.

Procuramos mostrar esse tema de forma exemplificada utilizando uma locadora de carro, utilizando as informações oferecidas pelos responsáveis da empresas.

Relatando que se faltar algum dado abordado e falta de informações sobre a empresa estudada.

DESENVOLVIMENTO

Planejamento e Controle da Produção – PCP

O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira possível, e o controle de produção é a função que consiste em medir e corrigir o desempenho para assegurar que os planos sejam executados da melhor maneira.

Em um sistema de manufatura para atingir os objetivos temos que fazer planos, dar atenção aos recursos humanos e físicos necessário para dirigir a ação dos recursos humanos sobre os recursos físicos e ter o controle para os possíveis imprevistos.

Ao fazer-mos uma análise sobre planejamento e controle de produção percebemos que é preciso um cuidado minucioso para podermos entender todo o processo.

Pois existem varias ações que deverão ser estudadas, como por exemplo, um bom sistema de informação que deve ser bem rápido cauteloso e rígido.

Deve vir do planejamento estratégico passando pelo tático e chegando ao sistema operacional de modo relevante, para que o mesmo possa dar andamento no processo de produção do qual foi solicitado.

Um bom planejamento de uma empresa esta relacionado à sua eficiência e a sua eficácia. Pois em algumas situações podem existir uma ou outra. Portanto para que possamos alcançar os objetivos temos que estar atento a esta duas situações.

Entendemos que eficiência é o modo em que o processo é executado.

Planejando e controlando os fatores e as etapas do processo produtivo como, o quanto de materiais deve ser consumido, quantas pessoas devem ser alocadas, quais os equipamentos a serem utilizados, bem como quais serão os níveis de estoque de produtos acabados.

Para a execução destas funções, o PCP tem por princípios, a definição clara dos objetivos, ser flexível em seu planejamento, buscar a padronização dos processos e estar aberto às exceções inerentes a qualquer operação.

Em um sistema de produção por lotes, aonde cada lote é continuo dentro dele, porém não relacionado aos demais, o ambiente do PCP caracteriza-se por produtos genéricos de diferentes características, máquinas agrupadas por baterias do mesmo tipo, mudança de ferramentais para as trocas de lotes, necessidade de grandes áreas para estocagem de produtos acabados.

O PCP ocorre em 3 fases, Projeto – que defini como o sistema de produção funciona e quais suas dimensões, com o propósito de estabelecer os parâmetros para o PCP. Planejamento - é a definição daquilo que a produção deverá executar, balanceando os diversos fatores como demanda disponibilidade de material, capacidade maquina instalada, e disponibilidade de recursos treinados e Controle - é o “feedback” imediato as exceções inerentes da operação, trata-se de medir e acompanhar a produção, tomando as ações cabíveis para manter-la na direção correta, afim de atingir os objetivos estabelecidos pelo planejamento.

Projeto de Produção

Também chamado de pré-produção ou planejamento de produção, o projeto de produção constitui na primeira fase do PCP.Essa etapa cumpre um importante papel no início de qualquer esforço produtivo. Tem por objetivo discutir e traduzir a estratégia de produção desejada em um conjunto de decisões sobre o sistema de produção, formando uma estrutura que irá gerenciar as diferentes atividades em que pese a sua importância em diversas indústrias, na construção civil, por exemplo, este processo é normalmente negligenciado.

Todos os aspectos do sistema de produção formam uma estrutura do projeto de produção no qual o PCP deverá se basear. Esses aspectos se fundamentam num esquema básico que constitui os seguintes itens:

* Quantidade e tipos de máquinas;

* Quantidade de pessoal disponível;

* Estoque de matérias primas;

* Características do produto/serviço;

* Boletim de operação;

* Lote econômico de produção.

Sistema de Produção

Existem basicamente três tipos de sistemas de produção: sob encomenda, em lotes e continua, sendo:

Produção sob Encomenda: Aonde as empresas produzem somente após ter recebido um pedido ou a encomenda de produtos. Este tipo de produção caracteriza-se por um processo produtivo pouco padronizado, utilizando grande variedade de ferramentas e instrumentos e intensiva mão de obra, um bom exemplo são as oficinas artesanais.

Produção por Lotes: Aonde as empresas produzem uma quantidade limitada de um produto de cada vez. Estas quantidades limitadas são os lotes de produção, e são dimensionados para atender a demanda de um determinado período. Este sistema é um dos mais utilizados, bons exemplos são as fabricas têxteis e cerâmicas.

Produção Continua: Aonde asempresas produzem determinado produto por um longo período de tempo. Caracteriza por um puxado ritmo de produção, como os produtos não sofrem grandes variações ao longo do tempo, o processo esta sempre em aperfeiçoamento continuo, um bom

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com