TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Negocios - Loja de Alimentos

Por:   •  1/8/2019  •  Ensaio  •  2.941 Palavras (12 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 12

Projecto de Promoção do Empreendedorismo Rural Feminino em Moçambique

“New Woman Generation”

Um Projecto:

Associação  de Mulheres Empresarias de Moçambique (AMEM)

  1. Súmario Executivo

O empreendedorismo é o processo de criar algo novo com valor dedicando o tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação e independência econômica pessoal.

 A mulher é um fenômeno como força do mercado de trabalho neste século XXI, pois disputa postos de trabalho em igualdade com os homens, sendo visível na sociedade a participação dela nos setores econômicos, principalmente, à frente do próprio negócio.

Nos últimos anos, “as mulheres vêm para o mundo dos negócios sem os paradigmas dos homens e, portanto, com melhores chances de criar novos empreendimentos, novos produtos e serviços, novos métodos de trabalho, novas abordagens comerciais”.

A Associação  de Mulheres Empresarias de Moçambique (AMEM) na continuação do seu trabalho de promoção do empreendedorismo junto das mulheres moçambicanas apresenta o seu projecto denominado “New Woman Generation” no qual pretende realizar um conjunto de actividades com o objectivo de promover e incentivar junto das mulheres empreendedoras moçambicanas a criação de novas oportunidades no sector do Agro-negócio, Turismo Rural, Artesanato entre outras actividades económicas ligadas ao mundo rural.

Este programa pretende que as mulheres que optem por ver um crescimento significativo  nas suas  actividades possuam as ferramentas em termos de know-how, que lhes permitam executar uma actividade empreendedora moderna, racional, fortemente produtiva, com respeito pelo ambiente, pela economia social, pela produção de e com qualidade e que se preparem para actuar nos mercados, nacional e internacional, de uma forma concorrencial e com componentes diferenciadoras face à concorrência.

A primeira fase deste programa será desenvolvida durante o ano de 2014, e é composto por uma série de iniciativas que vão da elaboração de planos de negócio à implementação de sistema de qualidade, passando pela elaboração de acções de formação profissional, estudos sectoriais, estudos de mercado, planos de marketing, fóruns temáticos, implementação de sistemas de fair trade, entre outros.

Neste documento são apresentados seus objectivos, a análise do problema, a estratégia, o plano de actividade, as entidades responsáveis, os resultados esperados e a orçamentação do programa “New Woman Generation” para o biénio 2014-2016.

No contexto actual da economia Moçambicana, os objectivos desde programa fazem todo o sentido e vão de encontro aos objectivos da governação do país para o desenvolvimento sustentável, onde o Empreendedorismo Femimino ganha cada vez maior destaque.

Assim, a AMEM compromete-se a realizar todos os esforços possíveis para que o projecto tenha sucesso e que os seus resultados sejam alcançados e se possível superados.

  1. Análise do Problema

Mesmo estando numa época onde o perfil da mulher moderna é aquela que trabalha fora na cidade e é tão competitiva e ativa quanto os homens, ainda é possível vermos um perfil de mulher bem diferente dessa mulher moderna que vemos nas grandes cidades: a mulher rural não é simplesmente “do lar”é tão batalhadora quanto o homem rural com o trabalho pesado do campo.

Percebe-se que a mulher que trabalha na cidade tem uma grande dificuldade em conciliar trabalho e a família, e essa dificuldade não costuma  apresentar-se para o universo masculino na mesma freqüência. Já a dificuldade de obtenção de financiamentos parece ser uma dificuldade de qualquer gestor, independente de sexo, e que atinge mais as empresas de micro e pequeno porte.

O papel preponderante das mulheres empreendedores no desenvolvimento do empreendedorismo em Moçambique, apresenta maiores problemas com que as mesmas se deparam para que possam realizar investimentos de forma concertada:

  • Dificuldades de autoconceito e aceitação;
  • Falta de suporte afetivo e social;
  • Dificuldade para atuar no mercado internacional;
  • Dificuldade de financiamento;
  • Dificuldade de acesso a redes e falta de mentores;
  • Falta de tempo;
  • Dificuldade em conciliar trabalho e família;
  • Ausência de modelos de referência de empreendedoras.

No entanto deverão ser aproveitados os pontos fortes das mulheres empreendedores, nomeadamente:

  • Maior dinâmica;
  • O poder de liderança
  • Maior determinação;
  • Maior recepção a acções de formação;
  • Maior apetência para a envolvência com os mercados internacionais;
  • Maior apetência para o uso de novas tecnologias;
  • Maiores preocupações no racionamento dos recursos.

São estes os problemas que o programa “New Woman Generation” pretende resolver através do seu plano de acções, que, aproveitando os pontos fortes das mulheres empreendedoras, irão promover o investimento no Agro-Negócio, Turismo Rural, Artesanato e outras actividades similares, em Moçambique, contribuindo para o desenvolvimento do mesmo.

A instalação, bem sucedida, de mulheres rurais empreendedoras irá contribuir para a melhoria geral da actividade, induzir maior dinamismo empresarial baseado em novas competências, melhor adaptabilidade, com melhorias na gestão, níveis de produtividade mais elevada e, consequentemente, maior capacidade competitiva.

  1. Estratégias e Objectivos Propostos

O crescimento consistente da presença das mulheres na esfera econômica demonstra um movimento diverso daquele tradicionalmente verificado na sociedade até então. Não se trata apenas de episódios de ingresso no mercado de trabalho para complementar a renda familiar, embora essa motivação esteja também presente, especialmente quando se consideram as sucessivas crises da economia Moçambicana e as altas taxas de desemprego, trata-se de uma mudança social de grandes proporções, pois envolve transformações nas expectativas de vida pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (199.8 Kb)   docx (62.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com