TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de negocio loja de artesanato

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.586 Palavras (11 Páginas)  •  1.266 Visualizações

Página 1 de 11

James Resplandes Salviano

Ilana Helen Ferreira de Sousa Rodrigues

Nayara Guedes Santos

 

PLANO DE MARKETING TURÍSTICO:

LOJA DE ARTESANATO: JARDIM DO CERRADO

Trabalho apresentado a disciplina Marketing Turístico

Da Prof º. Mest. Kalla Tupinambá

Universidade Federal do Tocantins

Araguaína

2015

  1. SUMÁRIO EXECUTIVO

O artesanato vem de culturas bastante simples e ricas de tradição e criatividade. Trazendo um plano cultural para a comunidade local e para os turistas. Considerando um artesanato sofisticado e sem perder suas raízes. É determinante o fator econômico para a realização do negócio, fora em mostrar o valor cultural que se transmiti em cada produto e serviço proporcionado.

Através da análise da construção de artesanato, é viável construir uma oferta bastante crescente na aérea do comercio, explorando melhor o produto e planejar o produto que seja acessível para o consumidor e atrair o seu plano de negócio.

O Tocantins é o mais novo dos 26 estados do país. Com uma extensão territorial de 277.620,9² km, divididos em 139 municípios. Sua vegetação predominante é o cerrado, que cobre 90% de seu território, sua vegetação típica é composta por árvores baixas, arbustos espaçados e gramíneas. Sendo o segundo bioma mais produtivo do país, também acredita-se que o serrado seja o tipo de savana mais rico em biodiversidade do planeta com mais de 4.400 espécies vegetais endêmicas. O restante de seu território é constituído pela floresta de transição amazônica, ao norte do estado.  

Dentre os principais municípios do estado, se encontra Araguaína, compreendido na região entre os rios Lontra e Andorinhas, o desenvolvimento econômico-social do município começou efetivamente a partir de 1960, com a construção da rodovia Belém-Brasília. Com a criação do estado de Tocantins, em 1989, Araguaína tornou-se a maior cidade do Estado e pretensa capital. A escolha não aconteceu por causa de fatores geográficos, sociais e políticos, mas o município ganhou o título de Capital Econômica do Estado, sendo atualmente a principal força econômica do Tocantins.

Araguaína possui uma área de 3.920,01 km², Altitude de 277 metros, localizada na região norte do Estado do com um clima Tropical Úmido e Estação definida de chuvas entre os meses de novembro e maio e período de estiagem de junho a outubro, a estimativa populacional está em 167,176 pessoas, a vegetação Mista, com características de cerrado, matas ciliares e matas tropicais.

O objetivo do plano de marketing é de atrair o público para um mercado alternativo e sustentável, e divulgar as características culturais da nossa região, ao mesmo tempo que contribui para as forças produtivas locais.

Foi utilizado, consultas e análises para demasiar o negócio ofertado, desenvolvendo ferramentas para capacitar a loja, treinamentos para funcionários, avaliando pontos negativos e negativos, afim de melhora o conhecimento diante do consumidor, levando assim uma empresa gerenciada, receptiva e segura de si.

  1. ANÁLISE PESTA

ASPECTOS

CONTEXTO

Políticos (legais)

● corrupção da Petrobrás (operação lava jato)

● manifestação 15 de março solicitando impeachment da atual presidenta

● Brasil elege a bancada mais conservadora desde 64

● manifestação por mais infraestrutura e segurança em Araguaína

● maioridade penal

Econômicos

● Brasil consegue erradicar a fome

● aumento do preço do combustível

● o poder de compra do brasileiro é um dos maiores em anos

● fim do monopólio da lontra em Araguaína

● AZUL linha aéreas suspende operações em Araguaína

Socioculturais

● presença de universidades e faculdades

● realização do evento agropecuário e Via Sacra

● realização das quadrilhas

● problema de transporte

● problemas de trânsito

● problemas de infraestrutura

Tecnológicos

● Crescimento do meio tecnológico;

● chances de inovação;

● Aceleração nas mudanças tecnológicas;

Ambientais

● falta de água em São Paulo e em outras regiões no país e no mundo

● desperdício de alimentos

● aumento do saneamento básico

● incentivos para programas de pesquisa em recursos hídricos do estado

Diante dos aspectos acima citados, podemos perceber que o quadro político brasileiro se encontra conturbado, envolvendo escândalos de corrupção e manifestações em todo o país.

No aspecto econômico nota-se que pela primeira vez o Brasil conseguiu sair do mapa da fome mundial, porém o início do ano foi marcado com alguns aspectos negativos como: o aumento do combustível, aumento da taxa de desemprego entre outros. Viu –se também em Araguaína a quebra do monopólio da empresa de transporte “viação lontra”, e a companhia aérea Azul, decide suspender operações em Araguaína, acarretando em pontos negativo relacionados a receptividade de novos turistas.

Os aspectos socioculturais são marcados por vários eventos de caráter cultural e religioso, que movimentam a economia durantes os períodos dessas festividades. Infelizmente Araguaína enfrenta problemas de transportes, transito e infraestrutura decorrente da falta de planejamento e de políticas públicas.

O ano de 2014 e início de 2015 foi marcada pela crise hídricas, que assolou a cidade de São Paulo, o maior polo industrial brasileiro. O Tocantins está implantando programas de pesquisa em recurso hídrico do estado, afim de evitar futuros danos ambientais. Em Araguaína ocorrera a implantação do parque tecnológico, que são empreendimento criados e geridos com objetivo de promover a pesquisa e a inovação tecnológica, além de dar suporte ao desenvolvimento de atividade empresariais, conciliando conhecimento aplicado a produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (616 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com