TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porque a Economia Brasileiro Foi Para o Buraco

Por:   •  3/12/2018  •  Resenha  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 5

ELOISA DE LIMA BON ANNI

Por que a economia brasileira foi para o buraco?

SÃO PAULO

2018

Resenha

Será o que o país ainda tem solução? Acredito que sim, independente do que tenha acontecido no passado ainda podemos construir um novo futuro, o país precisa de perseverança e acreditar que as pessoas podem fazer a diferença.

Atualmente analisamos a economia brasileira de forma pessimista devido aos acontecimentos recentes dos últimos anos, passamos de um crescimento em 2010 de 7,6% para uma estimativa em 2018 de 1,1%, entre esses anos tivemos a pior retração econômica da história -3,5%, afetando todos os setores do país.

Os problemas da década atual são decorrentes de vários fatores principalmente da falta de planejamento econômico.

O brasil passou por uma mudança política, no passado o governo não atendia os mais pobres por consequência não havia gastos, depois dessa mudança política os pobres tiveram direito de voto e os governantes passaram a oferecer politicas favorecendo os mais necessitados assim gerando mais gastos.

O grande problema dessas mudanças é que não foi criada regras orçamentárias, com isso o déficit do governo só aumentou. Para resolver tal questão o governo emitiu moeda para pagar a dívida mais isto acarretou sérios problemas para sociedade.

Emitir moeda causa a hiperinflação que torna o ambiente muito instável, onde todos evitam investimento, compras e consequentemente o país não cresce, entre 1985 e 1994 o país enfrentou com esse problema.

Depois de várias tentativas para equilibrar as contas, foi criado o Plano Real que estabilizou a moeda e acabou com a inflação na época. Para ajustar as dividas o Governo Federal assumiu o valor contanto que os estados pagassem a parcela em dia durante 30 anos, caso isso não ocorresse não teriam subsídios, isso fez com que o país andasse na direção certa.

Para que o país comesse a crescer a indústria conseguiu com que o governo criasse barreiras de entrada nos mercados, evitando que empresas estrangeiras entrassem no país e as industrias quebrassem por falta de tecnologia e inovação. Assim as empresas conseguiram empregar seus recursos de forma mais produtiva para gerar emprego e renda.

Mesmo após inúmeras discursões sobre a quantidade de gastos, o país não se adequou a realidade os programas sociais a saúde, educação ficavam acima do orçamento e a dívida pública superaria o PIB.

         Em 2002 com a eleição do Presidente Lula as coisas pareciam que iria piorar devido ao discurso oposicionista do PT. Ele acabou adotando medidas de ajuste fiscais e ainda aprovou no congresso a reforma da previdência privada controlando as despesas e melhorando em partes os gastos públicos. Criou o Bolsa Família que foi um marco para seu governo.

O escândalo do mensalão em 2005, foi prejudicial a candidatura de Lula, para contornar essa situação o Presidente adotou várias políticas fiscais abrindo os cofres públicos, quase ocorreu uma recaída fiscal, um fator externo ajudou o país a driblar essa recaída, um crescente na procura de commodities aumentou em mais de 140% a exportações no país. Com tudo o país cresceu, o desemprego melhorou.

Com tantas notícias boas o Presidente Lula consegue sua reeleição, com a economia estável ele poderia colocar em pratica suas ideias, estimular a economia, acelerando os gastos públicos. Começaram rever projetos de investimentos do setor público e de empresas estatais com bom índice de retorno no futuro pois essas não eram contabilizadas no déficit público.

A quebra do banco norte americano em 2008 impactou a atividade econômica mundial. No ano seguinte o Brasil viu o PIB cair em seguida adotaram medidas pontuais para ativar o consumo como a remuneração para a economia expandir.

Em 2010 a economia apresentava bom desempenho devido aos commodities que continuavam a render bons frutos.

O governo atual tinha a ideia que quanto maior o consumo as empresas teriam que ampliar seus investimentos injetando dinheiro na economia. Mas existe um sério problema, o país não está preparado para tal expansão, baixo nível de qualificação, fornecedores de baixa qualidade, outro ponto para expansão de nova empresas é a burocracia com regras rigorosas.

Com a dificuldade de o país gerar produtos de boa qualidade a sociedade opta por comprar de “fora” com qualidade e pela metade do preço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com