TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Economia - Cenário Economico Brasileiro

Por:   •  19/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 3

[Cenário Econômico Brasileiro]

[Uma análise das políticas econômicas do Brasil na atualidade]

[Março/2016]

[pic 2]


Elaborado por: Priscila Fernandes

Disciplina: Introdução a Economia

Turma: 106


Objetivo

Iremos realizar uma análise do cenário econômico brasileiro, e para isso iremos focar na análise da política econômica adotada pelo Brasil na atualidade, dividindo em três seções:

  • Política Fiscal
  • Política Monetária
  • Política Cambial

Através do desenvolvimento do cenário das políticas econômicas, conseguiremos analisar as razões que levaram ao cenário atual

Desenvolvimento

Política fiscal

A política fiscal do Brasil tem como objetivo, a redução da relação dívida pública x PIB, de forma a alcançar a estabilidade macro-econômica e atingir o grau de investimento.

A estratégia utilizada para esse fim, é manter o superávit primário, que nada mais é do que a total de receita arrecadada, menos as despesas do governo, desconsiderando-se os juros da dívida pública.

Para dar um maior dinamismo à economia, o governo resolveu aumentar a política de gastos públicos e investimos no início do governo Dilma., porém desde 2015 enfrenta um cenário de crise econômica, gerada pelo aumento da inflação,  de 5,9 em% em 2010 para 8,1%, que impactou na redução do PIB e na queda do grau de investimento do país.

Política monetária

Em um cenário de normalidade da Economia, o superávit primário já não é suficiente para estabilizar a dívida pública, com a crise a situação se torna mais crítica e a dívida passa a aumentar em um efeito de bola de neve.

        

Em resposta a diminuição da receita e o aumento da inflação, o Governo tomou medidas contracionistas como o aumento da taxa de juros de 10,75% para 13,25% e um anúncio de um pacote de ajustes fiscais e o retorno da taxa de CPMF

 

Política cambial

O Brasil desde 1999 tem adotado o câmbio flutuante, através do qual o Mercado se auto-regula sem intervenção de agentes preponderantes.

No Brasil, como em boa parte do mundo, o  câmbio é atrelado a moeda norte americana e deste modo, os negócios ativos, assim como as importações e exportações também o são.

O Banco Central desde 2002 usa uma ferramenta chamada swap para controlar a alta do dólar frente à moeda brasileira ou mesmo desvalorizar o real frente a moeda norte americana,

Essa ferramenta consiste na venda de reservas brasileiras de dólares, quando necessário fazem intervenções no mercado, colocando à venda dólares abaixo do praticado, puxando o valor da moeda para baixo, emparelhando com o real e ajudando as importações, de forma protecionista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (159.6 Kb)   docx (805.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com