TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Desenvolvimento e industrialização do Japão

Por:   •  15/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.699 Palavras (11 Páginas)  •  2.766 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Videira

Processo de Industrialização,

 Organização e Distribuição Atual

Japão

Videira

2015

Débora Fruet, Edieli Piovesan, Gabriela Coppini, Maria Eduarda Zanotti, Mariana Coppini e Vinicius Vian

País de Industrialização Tardia

Japão

Trabalho de pesquisa apresentado ao Curso de Agropecuária do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Catarinense Campus Videira, como requisito à obtenção do grau de aprovação no componente curricular de Geografia.

         

Professora: Solange Vieira.

 

 

Videira

2015

  1. Introdução

Processo de industrialização é o processo em que a indústria inicia a fabricação de um produto, passando por diversos setores. Onde transforma a matéria prima em produto para outras indústrias ou bens de consumo no dia a dia, isso se da com o emprego de máquinas, ferramentas, energia e trabalhadores.

As indústrias podem estar organizadas em diversos tipos e estágios de desenvolvimento tecnológicos. Por exemplo, algumas utilizam tecnologias inovadoras atendendo assim o mercado mundial (indústrias dinâmicas), já outras utilizam técnicas tradicionais, atendendo apenas o mercado local, como as indústrias de confecção. Existem também as indústrias trabalho-intensivas, que são as que investem em força de trabalha, se opondo a estas, há as de capital-intensivo, que investem nos fatores de capital e tecnologia.

A distribuição das indústrias está diretamente ligada com os fatores locacionais, são estes as vantagens que determinado lugar oferece para atrair a instalação de indústrias. Alguns exemplos são: matérias-primas, mão-de-obra, incentivos fiscais, logística, tecnologia, transporte e energia.

        Neste trabalho iremos apresentar uma pesquisa mais aprofundada sobre um país de industrialização tardia, o Japão. Abordaremos os temas acima, como também as características desse país, o histórico do processo de industrialização, os seus fatores de industrialização, os tecnopolos, a distribuição e organização da indústria atual no país, os recursos naturais e a relação com a localização industrial.

  1. Desenvolvimento

O Japão é um país insular muito pequeno, localizado na Ásia Oriental, composto por 6.852 ilhas, totalizando uma área de 377 mil quilômetros quadrados. Formado por dobramentos e vulcanismos, localiza-se numa zona de contato entre 3 placas tectônicas, assim justificando sua instabilidade. Possui a décima maior população do mundo, com cerca de 128 milhões de habitantes, tendo uma densidade demográfica de 337 hab./km².

O país é uma grande potência econômica, possuindo a terceira maior economia do mundo em PIB, US$ 5,96 trilhões (segundo dados do IBGE - 2013), também é o quarto maior importador e exportador do mundo. O IDH japonês é muito elevado, 0,890 (Pnud 2013), sendo considerado o país com a décima maior qualidade de vida do mundo.

[pic 3]

  1. Histórico e fatores de Industrialização

O Japão teve uma industrialização tardia, porém foi a primeira potência industrial a se desenvolver na Ásia. O país conseguiu sair dos destroços deixados pela Segunda Guerra Mundial tornando-se umas das economias mais importantes do planeta. Seu processo de industrialização explica esse intenso crescimento.

        Do século XVII ao XIX o Japão foi governado pelo clã Tokugawa, o que deixou o país isolado do mundo exterior. Em 1603 iniciou-se um período de reclusão em que os japoneses não poderiam sair do território e os estrangeiros eram proibidos de entrar, a única exceção eram as trocas comerciais feitas com holandeses. Em 1853 os Estados Unidos chegam ao Japão pondo fim ao isolamento do país e encontram um país ainda feudal e defasado economicamente. Em 1854, os EUA forçam a abertura do Japão através da assinatura do tratado de Kanagawa, fato que influencia na aceleração da desintegração do sistema feudal. Em 1868 é dado fim ao domínio do clã Tokugawa.

        No final do século XIX os Estados Unidos emergem como potência e se lançam a busca de pontos estratégicos no Oceano Atlântico e no Pacífico. Então o Japão se torna um país muito interessante para os norte-americanos, pois se situa em uma posição estratégica. Porém, os interesses dos japoneses se chocam com os interesses estrangeiros e o Japão inicia um período de viabilização da sua industrialização com intervenção do Estado na economia e no militarismo. O Japão é um país de capitalismo e imperialismo tardio, consequentemente ocorre uma aliança entre Alemanha, Itália e o Japão no contexto da Segunda Guerra Mundial, formando o eixo Berlim-Roma-Tóquio, na tentativa de dominar o mundo. Nesse momento, o maior objetivo do Japão é dominar territórios que viabilizassem sua expansão econômica.

A industrialização e modernização aconteceram em 1868 com o fim do Xogunato e restauração do império com ascensão do imperador Mitsuhito, dando início à Era Meiji, sendo muito importante para o avanço industrial do Japão, pois implantou várias de políticas modernizantes como: investimentos na criação de infraestrutura, como a construção de redes ferroviárias e portos, maciços investimentos na educação voltada para qualificação da mão-de-obra e abertura à tecnologia e aos produtos estrangeiros.

O governo estimulou o desenvolvimento de conglomerados, ficado assim conhecidos como zaibatsus, que eram organizações de poderosos clãs e passavam a dominar cada vez mais a economia do Japão. Atuavam em todos os setores industriais, desde o comércio as finanças. Um  exemplo de zaibatsus é a Mitsubishi.

Por conta dessas políticas modernizantes o Japão passou por um rápido processo de industrialização, mas enfrentava problemas estruturais, como escassez de energia, matérias-primas e limitado mercado interno. Para suprir esses problemas o Japão buscava novos territórios, principalmente na Ásia e Pacífico, investindo no fortalecimento militar. Podemos observar no mapa a expansão japonesa do século XIX.

[pic 4]

A expansão iniciou-se com a ocupação de Taiwan, em 1910 foi a Coreia foi anexada. Com a vitória na guerra contra a Russia, os japoneses ocuparam as Ilhas Sacalinas. Mais tarde, em 1931, ocupariam a Manchúria, parte do território chinês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (637.1 Kb)   docx (502.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com