TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO

Por:   •  20/6/2017  •  Ensaio  •  6.108 Palavras (25 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 25
  1. [pic 1]

ANÁLISE DO FUNCIONAMENTO DE UM PDP (PROCESSO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS) COM ÊNFASE NA RELAÇÃO DE CUSTO X BENEFÍCIO.

Paulo Emílio Müller / Diego Gomes de Matos / Igor Jahn

Régis Leonardo Scherer / Felipe Adam / Juliano Hennemann

Faculdades Integradas de Taquara – Faccat – Taquara – RS – Brasil

pe.muller@uol.com.br / diego.matos@ceee.com.br / ig.jahn@hotmail.com 

leo_scherer00@hotmail.com /fgadam@faccat.br /  juhennemann@hotmail.com 

Resumo

O presente artigo é fruto de um projeto em equipe, onde a intensão é analisar, avaliar, verificar e mensurar todas as operações, setores e custos envolvidos para o desenvolvimento de um novo produto. Tendo como foco principal o objetivo de analisar o sistema em um todo, mensurando todos os custos necessários para o desenvolvimento de um produto com qualidade, através de verificações de produtos já existentes, buscando bons materiais com bons preços, acompanhando e implantando todos os quesitos necessários para o desenvolvimento do mesmo. Com este trabalho conseguimos visualizar de modo geral como funciona e o que está por trás de uma pesquisa qualificada para o desenvolvimento de um produto inovador e diferenciado no mercado. Neste trabalho abordamos o setor calçadista e seus diferenciais perante o mercado consumidor.

Palavras-chave: Processo e Desenvolvimento de Produtos, custos, desenvolvimento, qualidade.

ANALYSIS OF THE OPERATION OF A PDP (PROCESS AND PRODUCT DEVELOPMENT) WITH EMPHASIS ON THE RELATIONSHIP OF        COST BENEFIT.

Abstract

This article is based on a team project, where the intention is to analyze, evaluate, verify and measure all operations, sectors and costs involved in developing a new product. The primary focus is to analyze the system on a whole, measuring all costs necessary to develop a quality product, through verifications of existing products, finding good material with good prices, following and implementing all necessary requirements development thereof. With this work we can see generally how it works and what is behind a qualified research for the development of an innovative and differentiated in the market. In this paper we address the footwear industry and the differences to the consumer market.

Key-words: Process and Product Development, cost, development, quality.

1.         Introdução

        O Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP) pode ser definido como um conjunto de atividades por meio das quais se busca, a partir das necessidades do mercado e das possibilidades e restrições tecnológicas da empresa, considerando as estratégias competitivas e sua linha de produtos, chegar as especificações de um produto e de seu processo de desenvolvimento. Conforme Costa e Toledo (2012), o desenvolvimento de novos produtos deve estar alinhado às estratégias competitivas das empresas, além de terem que ocorrer em níveis superiores de velocidade e eficácia.

        Já os calçados produzidos a partir de uma perspectiva ergonômica, que primam pelo conforto e qualidade, encontram hoje um mercado em plena expansão no Brasil e no mundo. As principais causas dessa ótima aceitação pelo mercado consumidor derivam dos componentes tecnológicos, do uso de materiais favoráveis ao pé, do design que demonstra o estilo de cada pessoa, oferecendo uma estética diferenciada com um calce saudável e confortável (SEBRAE, 2013).

        A utilização de algumas ferramentas são imprescindíveis para o sucesso do desenvolvimento de produtos. Estas ferramentas além de darem o suporte necessário aos projetos em desenvolvimento e auxiliarem no processo de tomada de decisão, contribuem para que o produto em desenvolvimento esteja alinhado à estratégia da empresa, alcançando o mercado alvo e garantindo que os produtos e serviços resultantes estejam de acordo com a necessidade e desejo dos consumidores. A abordagem da Escolha Estratégica (SCA), a Pesquisa de Mercado, o Desdobramento da Função da Qualidade (QFD) e o Technology Roadmapping (TRM), são algumas dessas ferramentas de vital importância para o processo de desenvolvimento de produto (SEBRAE, 2013).

  1. Referencial Teórico

A boa aceitação no lançamento de novos produtos no mercado esta diretamente ligada as suas condições técnicas, financeiras e comerciais. A pesquisa de mercado indica informações fundamentais para a equipe de criação, assim como para os demais setores da empresa ligados ao desenvolvimento de novos produtos (HILL, 2003).

A criação de produtos desenvolve uma série de conhecimentos de projetos que, em um primeiro momento, possibilitariam somar valor para os clientes. Logo, em uma  avaliação que deve ser realizada sobre os anseios no que tange a aceitação no mercado e a tecnologia disponível.

O desevolvimento de novos produtos possui algumas etapas, como por exemplo de criação do conceito, projeto operacional e finalmente o projeto do processo a ser colocado em fabricação. Nestas etapas estão contemplados ciclos de projeto, geração de protótipos, avaliações, análises e solução de defeitos (ROZENFELD, 2006).

Conforme Carvalho (1999), como definição de Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP) pode-se utilizar: um grupo de ações que objetivam determinar, a partir das expectativas dos clientes e das tecnologias disponíveis, o desenvolvimento de um determinado produto. O PDP não se restringe ao lançamento do produto, ele compreende desde a concepção do produto até o momento de retirada do produto do mercado, ou seja, após a venda deve haver um acompanhamento do produto, assim como a assistência técnica. Este acompanhamento é muito importante para que sejam efetuadas possíveis correções, conforme o retorno do cliente. E seus principais objetivos são: determinar a qualidade no desenvolvimento do produto, possibilitar que os produtos desenvolvidos possuam projetos adequados às especificações técnicas e criar produtos inovadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (330.3 Kb)   docx (83.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com