TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de substituição de importações

Tese: Processo de substituição de importações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  Tese  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

Processo de Substituição de Importações

Processo de Substituição de Importações (PSI) é o nome dado ao tipo assumido pela industrialização brasileira depois de 1930, e que se estendeu até 1960. Dada a crise de 1930 nos Estados Unidos, que rapidamente se espalhou pela Europa e chegou ao Brasil derrubando a demanda por café. Além disso, houve a reversão dos fluxos do capital: o que antes era favorável a respeito da entrada de capital no país, depois da crise, incorreu em problemas no balanço de pagamentos brasileiros, devido a queda nas exportações de café.

A forma como o Brasil lidou com a crise provocou um deslocamento do centro dinâmico da economia brasileira, segundo Furtado. Significa dizer que, nesse período, a determinação do nível de renda deixa de estar ligada a elementos como a demanda externa (base de uma economia agroexportadora) e passam a depender de elementos ligados ao mercado interno, como o consumo e o investimento doméstico. O desligamento provém da crise e da resposta à crise dada pelo governo Getúlio Vargas, após a revolução de 30. Ao longo da década de 30 o setor industrial passa a ganhar espaço, em relação ao setor agrícola, no que diz respeito à geração de valor adicionado na economia brasileira.

A crise da economia mundial gerou efeito negativo no Brasil (queda dos preços e da exportação de café e fuga de capitais). Entretanto, se compararmos com outros países, esses efeitos foram de menor intensidade e menor duração. Esse desempenho da economia brasileira nos anos 30 pode ser explicado por uma politica do governo que é heterodoxa. As medidas adotadas pelo governo são de dois tipos: política da manutenção de renda e deslocamento da demanda.

Manutenção da renda

A manutenção do nível de renda, foi feita através do reforço da política de defesa do café, para evitar uma queda mais acentuada. Vista uma grande dificuldade das supersafras de café, decidiu estocá-lo e por fim queimou-o. Aproximadamente 30% de todo o café produzido entre 1931 e 1944 foi queimado. Essa política constitui um tipo de política keynesiana de sustentação da demanda agregada. Dessa forma, mesmo que pague um preço mpínimo para os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com