TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos de Gestão

Projeto de pesquisa: Processos de Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

2º Bimestre

ATIVIDADE AVALIATIVA DESAFIO DE APRENDIZAGEM

DISCIPLINAS

Matemática

Processos Gerenciais

Prof. Frederico Augusto Dias

Aprendizes

DESAFIO APRESENTADO:

ELABORAÇÃO DE UMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO.

“ESTRUTURA ORGANIZACIONAL É A FORMA PELA QUAL AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR UMA ORGANIZAÇÃO SÃO DIVIDIDAS, ORGANIZADAS, E COORDENADAS. NUM ENFOQUE AMPLO QUE INCLUI A DESCRIÇÃO DOS ASPECTOS FÍSICOS, HUMANOS, FINANCEIROS, JURÍDICOS, ADMINISTRATIVOS E ECONÔMICOS. NÃO EXISTE UMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ACABADA E NEM PERFEITA, EXISTE UMA ESTRUTURA QUE SE ADAPTE ADEQUADAMENTE ÀS MUDANÇAS”.

SUMÁRIO EXECUTIVO

1. CAPA

2. RESUMO DO DESAFIO

3. SUMÁRIO

4. ESTRUTURA FUNDIONAL

4.1 Atuação da estrutura funcional no mercado

5. ESTRUTURA FUNCIONAL

5.1 Vantagens e Desvantagens

6. DESAFIO DA ESTRUTURA FUNCIONAL

6.1 Habilidades e o conhecimento da organização

6.2

6.3

7.

7.1

7.2

8.

8.1

8.2

ESTRUTURA FUNCIONAL

A atual estrutura do mercado é chamada de funcional é sustentada pela padronização. É caracterizada por tarefas operacionais padronizadas, pela especialização de funções, por regras e regulamentos formais, pela baixa flexibilidade, pequena interação entre departamentos, autoridade centralizada, pequena amplitude de controle e processo decisório bastante rígido. A empresa é dividida em departamentos funcionais, por exemplo, o departamento de finanças, o departamento de marketing, de recursos humanos e assim por diante. Nessa estrutura, cada departamento é responsável por suas próprias atividades, e para a comunicação interdepartamental existem procedimentos específicos a serem seguidos para que a comunicação seja facilitada e padronizada.

VANTAGENS DA ESTRUTURA FUNCIONAL:

Há uma maior especialização por área de conhecimento, ou seja, cada departamento, como tem todo o know-how de especialistas nessa área em um mesmo ambiente, a comunicação interna é bem desenvolvida e a transferência de conhecimento é alta. Além de permitir maiores oportunidades de crescimento pessoal de cada trabalhador, dado que há quase sempre alguém que conheça tão bem, ou melhor a especialidade do departamento e assim torna-se fácil o aprendizado de novas técnicas, novos procedimentos e assim por diante. As atividades de cada trabalhador são bem definidas e específicas, concentrando eficazmente as competências pessoais e facilitando o treinamento da equipe. É uma estrutura recomendada para empresas cuja área de atuação permitam que seus produtos ou serviços não precisem ser modificados no curto prazo, e para ambientes de mercado estáveis.

DESVANTAGENS DA ESTRUTURA FUNCIONAL:

Há uma grande necessidade de se ter diretores que coordenem as atividades entre os departamentos, e exige um trabalho difícil de sinergia interdepartamental. Torna-se mais difícil se adaptar a mudanças externas e fragiliza a flexibilidade da organização, por causa da forte concentração e o foco intradepartamental. Os trabalhadores podem acabar focando demais nos objetivos do departamento, dando menos ênfase aos objetivos e estratégias globais da empresa.

A estrutura funcional é a primeira a se desenvolver porque fornece às pessoas a oportunidade de aprenderem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com