TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta de Melhoria com base em Diagnostico Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Proposta de Melhoria com base em Diagnostico Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ-UNOPAR

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

“Proposta de Melhoria com base em Diagnostico Organizacional

FORTALEZA-CE

2012/2

Proposta de Melhoria com base em Diagnostico Organizacional

Trabalho apresentado como requisito obrigatório para aprovação no 2º semestre do curso de Gestão de Recursos humanos.

Orientador: tutora Carolina Veloso

FORTALEZA-CE

2012/2

Sumário

Introdução-------------------------------------------------------------------05

Problemas Identificados---------------------------------------------06

Análise Crítica dos Problemas Identificados-------------06

Conclusão--------------------------------------------------------------------09

Bibliografia------------------------------------------------------------------10

Resumo

Um diagnóstico organizacional permite investigar como a organização se comporta a partir de seus pressupostos básicos. Além disso, é interessante perceber como as instituições se organizam e planejam o seu negócio. Este trabalho nos possibilitou conhecer o cenário da Advocacia e Consultoria , analisar na prática toda a organização e verificar se a mesma se encontra estruturada estrategicamente para atender as demandas do mercado. Nos componentes organizacionais, analisamos os pontos fracos, Como pontos fracos, entendemos os aspectos negativos da instituição, que prejudicam o cumprimento do propósito da mesma. E os pontos a melhorar, são aqueles que podemos considerar como características positivas da empresa, só que não possuem suficientemente grau ou nível para contribuir efetivamente com o cumprimento dos propósitos.

Introdução

Há Advocacia pesquisada foi criada em 20 de junho de 1980, por dois amigos formados em direito. com a missão de “proporcionar assistência financeira e prestação de serviços aos seus associados através de ajuda mútua, da economia sistemática e do uso adequado do crédito e também de fomentar a expansão do Cooperativismo de Economia e Crédito”. O crescimento da advocacia e consultoria exigiu uma ampliação de seu espaço físico. Assim, em setembro de 2010, adquiriu um anexo , localizado em local estratégico de fácil acesso . Com essa nova estrutura, pode receber novos clientes e gerar mais empregos. Hoje a empresa tem mais de 200 funcionários entre efetivos e estagiários.

Problemas Identificados

Foram identificados problemas de insatisfação dos colaboradores nos aspectos Comunicação, Motivação, Liderança, Competência, e conforto.

Análise Critica dos Problemas Encontrados

No aspecto Comunicação, foi verificado que os funcionários sentiam-se extremamente excluídos, pois seus superiores dirigiam-se a eles sem demonstrar preocupação com o material humano da empresa. É importante identificar os erros, com o objetivo de minimizá-los, mas também é necessário elogiar os acertos, o que gera uma sensação de reconhecimento ao esforço dispensado. Demonstra que seu trabalho é observado e considerado importante, proporcionando bem estar e satisfação pessoal.

Quando se faz necessária a chamada à atenção de um determinado funcionário, esta deve ser feita de maneira reservada e de modo moderado, para evitar que o mesmo sinta-se constrangido frente aos seus companheiros, superiores e subordinados. A forma como é desenvolvida essa conversa pode ser determinante para a melhoria ou piora do desempenho do respectivo funcionário. Neste momento é importante baixar sua autoestima com gritos e críticas exageradas.

Muitas vezes, o gestor não observa o grau de satisfação de seus funcionários. Daí a importância de ouvir o que eles tem a dizer. Cedendo quando, não causem prejuízos à empresa, podem favorecer a melhoria do clima e das condições de trabalho gerando uma atmosfera favorável à relação patrão-empregado.

Referente a motivação , ficou comprovado que os funcionários não estavam entusiasmados e comprometidos com a empresa. Que permaneciam ali apenas por necessidade. Podendo deixar a empresa por qualquer proposta que lhe apresentasse vantagens mais interessantes. Para resolver o problema, seria interessante criar um programa de incentivo à melhoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com