TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL A VISÃO DO AUTOR ACERCA DO NEOLIBERALISMO?

Por:   •  22/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

1. QUAL A VISÃO DO AUTOR ACERCA DO NEOLIBERALISMO?

Segundo Anderson Perry o Neoliberalismo fracassou no âmbito econômico, dada a não atualização do modelo básico do capitalismo avançado, alavancando as taxas de crescimento econômico dos países relacionados.

No aspecto social, o neoliberalismo atingiu muitas propostas, entre elas o aumento da desigualdade social e a privatização da habitação pública e das industrias básicas.

O autor conclui afirmando que foi na política e na ideologia que o neoliberalismo atingiu maior patamar, tendo êxito onde seus idealizadores nem imaginavam de forma hegemônica. Essa hegemonia não implica em ser absoluta, pois existem inúmeros campos de resistência, preparando suas próprias formas de organizar a sociedade, sendo ou não adepto deste modelo econômico.

2. QUE TIPO DE PROMESSAS O PROJETO NEOLIBERAL OFERECE?

A solução neoliberal para a crise pós-guerra era: reduzir a atuação do Estado, principalmente com gastos sociais, reduzir ou até mesmo acabar com o poder dos sindicatos e controlar as questões econômicas que até então estavam nas mãos do estado.

O modelo inglês foi o pioneiro e mais puro modelo neoliberal, onde teve êxito no governo Thatcher que controlou a emissão monetária, elevou a taxa de juros, baixou os impostos sobre os rendimentos, aboliu os controles sobre os fluxos financeiros, criou níveis de desemprego em grande massa, extinguiu as greves, impôs uma nova legislação anti-sindical e por fim cortaram gastos sociais. Apesar de tardia foi tomada uma surpreendente medida, lançando um amplo programa de privatização começando pela habitação pública, passando pelas industrias básicas como o aço, energia, petróleo, água e gás.

3. NA VISÃO DO AUTOR, AS PROMESSAS FORAM CUMPRIDAS?

O autor relata que uma das prioridades do neoliberalismo foi alcançada, - deter a grande inflação dos anos 70. No entanto, essa vitória veio a um custo social elevado, penalizando principalmente a classe trabalhadora, produzindo sociedades extremamente desiguais. Houve contenção dos salários e aumento do desemprego, que segundo o ideário neoliberal é um mecanismo natural e necessário de qualquer economia de mercado eficiente. Sob a ótica política e ideológica o autor afirma que houve êxito por parte dos neoliberais, haja vista que não haveria alternativa para o desenvolvimento da sociedade se não fosse assim.

Perry Anderson, relata ainda que no aspecto econômico o neoliberalismo fracassou, pois não conseguiu de fato revitalizar o capitalismo avançado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com