TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL É O ESTUDO DA ECONOMIA?

Tese: QUAL É O ESTUDO DA ECONOMIA?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  Tese  •  7.537 Palavras (31 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 31

PARTE 1

1-O QUE A ECONOMIA ESTUDA?

Estuda os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais, é a contenção ou moderação nos gastos, é uma poupança, economia significa o controle para evitar desperdícios em qualquer serviço ou atividade, controlando os bens escassos para satisfazer as necessidades humanas buscando sempre o melhor custo beneficio.

2-POR QUE A ESCASSEZ É UM CONCEITO RELATIVO?

Por que uma vez que os bens e serviços são escassos em relação ao desejo dos indivíduos, os bens econômicos caracterizam-se pela utilidade, pela escassez e por serem transferíveis, os bens livres – como, por exemplo, o ar – são aqueles cuja quantidade é suficiente para satisfazer a todo o mundo, nem todas as pessoas possuem as mesmas necessidade, sendo assim um recurso que seria escasso para um determinado grupo de pessoas pode não ser escasso para outro, estando atrelada a escassez a necessidade de cada individuo.

3-QUAIS SÃO OS FATORES PRODUTIVOS E O QUE ELES APONTAM Á PRODUÇÃO?

• Terra – indica não só as terras cultiváveis e urbanas, mas também os recursos naturais.

• Trabalho – refere-se às faculdades físicas e intelectuais dos seres humanos que intervêm no processo produtivo.

• Capital – compreendem as edificações, as fábricas, recursos materiais e imateriais.

• Tecnologia – compreende a tecnologia utilizada que podem ser maquinarias, equipamentos, informática, dentre outros.

4- QUE PAPEL A INICIATIVA PRIVADA TEM NA PRODUÇÃO?

É quando os agentes economicos agem de forma livre, com pouca ou nenhuma intervenção dos governos, é um mercado idealizado, onde todas as ações econômicas e individuais respeitam a transferência de dinheiro, bens e serviços voluntariamente. Oferecer bens e serviços a sociedade visando suprir suas carências e necessidades em troca de lucro.

5- QUAIS SÃO OS PROBLEMAS ECONOMICOS QUE TODAS AS SOCIEDADES ENFRENTAM?

Todas as sociedades enfrentam o problema da escassez, pois as necessidades são ilimitadas, e os recursos são limitados, assim é impossível satisfazer plenamente todas as necessidades dos indivíduos sem que algumas pessoas não tenham suas necessidade atendias.

6- O QUE A FRONTEIRA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO EXPLICA?

Em economia, a fronteira de possibilidades de produção (FPP), também designada por curva de possibilidade de produção (CPP), ilustra graficamente a escassez dos fatores de produção cria um limite para a capacidade produtiva de uma empresa, país ou sociedade.

7- À MEDIDA QUE MAIS UNIDADES DE DETERMINADO BEM SÃO PRODUZIDAS, O QUE ACONTECE COM O CUSTO DE OPORTUNIDADES?

À medida que se aumenta o emprego de um insumo, como o trabalho (deixando os demais fixos, como K, Terra e Capacidade empresarial), o produto suplementar expande-se sucessivamente em quantidades cada vez menores. O Produto total atinge um máximo e depois declina, tornando antieconômico o emprego de trabalho adicional, com os demais fatores fixos.

8- QUAIS AS VANTAGENS A ESPECIALIZAÇÃO TRAZ?

• A especialização de tarefas pode levar ao aumento do alcance de controle dos níveis mais altos da hierarquia organizacional, uma vez que o número de subordinados pode ser maior com a especialização.

• Explorar vantagens comparativas a especialização de tarefas permite a empresa combinar os funcionários com as tarefas baseadas com suas habilidades e interesses.

• Menores despesas com treinamento: Com tarefas especializadas cada empregado é treinado para completar apenas uma função, reduzindo os custos detreinamento. A não especialização de tarefas faz com que os empregados sejam treinados para mais de uma função o que pode ser mais caro.

• Os trabalhos são menores e podem ser feitos de maneira eficiente.

9-POR QUE SURGEM FALHAS NOS MERCADOS?

É a situação em que o custo marginal social não é igual ao beneficio, concorrencia imperfeita, externalidades, informação assimetrica e mercados incompletos, são manifestações de falha de mercado. Quando o governo intervem no mercado da maneira que for significa que o mercado está desequilibrio, ou seja, uma falha no mercado.

10-QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE SE ULTILIZAR A CLÁUSULA CETERIS PARIBUS?

Ceteris paribus significa ``todo o mais constante``, serve para analisar apenas uma variavel do mercado deixando as outras todas constantes para que não influencie no objeto de observação em questão.

Exemplo: Um aumento de preço de um determinado produto causa uma redução na procura, ceteris paribus se houvesse variação na renda do consumidor, ou seja, sem a condição "ceteris paribus", não se poderia afirmar o mesmo a respeito da procura sem informações adicionais.

11-O QUE SE ENTENDE POR EFICIÊCIA?

Entendo que é a capacidade de um administrador para conseguir produtos mais elevados em relação aos insumos necessários para obtê-los, a capacidade de fazer as coisas direito.Entendo por eficiência a produção da maior quantidade e qualidade possível de um bem usando a menor quantidade possível de fatores de produção, e se comparado com outra opção para se produzir o mesmo bem deverá sempre ser optado o meio mais barato de produzir.

PARTE 2

1-DEFINA MERCADO.

Mercado é o local onde os agentes economicos trocam bens e mercadorias por unidades monetárias ou por outros bens e mercadorias. Temos o exemplo das famílias que fornecem mão de obra às empresas no mercado de trabalho (ou mercado de fatores de produção) e as empresas que combinam esse e os fatores de produção para produzir bens e serviços e oferecelos as familias no mercado de bens e serviços.

2-DE QUE FATORES DEPENDEM A DEMANDA DE UM BEM?

De vários fatores, os principais são:

• O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.6 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com