TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais as bases da formação do modo de produção capitalista?

Por:   •  6/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

1) Quais as bases da formação do modo de produção capitalista? Assinale

todas e explique a formação dos “três mercados”.

De acordo com Hobson, as condições necessárias para a formação do modo de produção industrial capitalista são interdependentes, já que uma acaba por estimular a outra. A primeira que o mesmo cita está intimamente relacionada com a quinta, sendo essas respectivamente a condição de uma produção de riqueza que não seja fundamentalmente para o consumo dos seus possuidores, que acabam por poupa-la, e o espirito capitalista, que é a condição de fazer essas reservas se tornarem capital, que, portanto, era a busca do lucro para o aumento desses montantes. Hobson também diz que as primeiras grandes acumulações de riquezas vieram do comércio colonial e dos empréstimos, formando tanto o mercado monetário quando o de terras.

Em conseguinte, a segunda condição que o mesmo cita fala sobre a formação de uma classe trabalhadora, que em busca do seu próprio proveito aplica sua capacidade produtiva, em busca de se tornar assalariado, além de que essa classe, por estar se tornando muito densa, se torna mais eficiente e barata que a dos escravos. Com essa condição, a quarta vem em diante, que fala sobre esses proletários terem o desejo de se tornarem consumidores dos produtos da indústria capitalista, e que agora são economicamente capacitados para isso, formando o mercado de trabalho.

A terceira e última fala sobre a utilização de maquinários e instrumentos pelo ofício artesanal, que coincide com o crescimento de um mercado consumidor, que a partir dessa demanda, busca se desenvolver, pois, como Hobson fala, da então origem a "novas necessidades".

Portanto, com todas essas condições acontecendo simultaneamente, e impulsionando umas as outras, cria-se uma "atmosfera" pertinente a organização industrial do capitalismo moderno.

2) Quais fatores explicam a primazia inglesa na revolução industrial? Quais as características da Revolução Industrial na Inglaterra?

Em primeira instância, há de se ver a posição privilegiada que a Inglaterra vivia para se moldar como Indústria Capitalista, isso diante da acumulação de riquezas que acontecera antes desse período de Revolução Industrial, que foi proveniente das incessantes guerras que os países da europa viviam, gerando a necessidade de um grande acumulo de tesouros para equipar e pagar grandes contigentes humanos, que fez com que o tesouro real da Inglaterra se tornasse um dos principais repositórios de riqueza acumulada da Idade Média, como Hobson diz em seu texto.

Subsequente a isso, houve também a introdução do espírito capitalista, que além de ajudar na tal acumulação, fez com que usassem dessa grande riqueza para a busca do lucro, que nesse caso foi usado como investimento nas grandes produções, sendo principalmente a de algodão, que fez com que o país passasse a ser retratado como o símbolo da grandeza Industrial da Inglaterra, como é dito por Landes.

Além da acumulação de riquezas, a de matéria prima foi um dos fatores que fez com que a Inglaterra estivesse a frente dos demais, pois os grandes depósitos de carvão e minério de ferro foram essenciais para a atividade industrial que nascera, já que eram a fonte de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com