TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual A Definição De Processos

Tese: Qual A Definição De Processos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Tese  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

PROCESSO

Processo pode ser entendido como o ambiente em que um programa é executado que contempla o espaço em memória, o tempo alocado para execução, os recursos que utilizará e com quais privilégios ele será executado no processador. Basicamente, pode ser entendido como um programa em execução. Em um ambiente multiprogramável, mais um um processo pode estar em execução simultaneamente, ou até mesmo ser executado simultaneamente por mais de um processador (processamento paralelo)

O processo é formado por três partes (contexto de hardware, contexto de software e espaço de endereçamento). A combinação dessas partes reúnem todas as informações necessárias para sua execução.

Embora se tenha a impressão de que o usuário tenha todo o processamento sob o seu controle, o Sistema Operacional executa diversos processos simultaneamente, independentemente da vontade do usuário. Isso quer dizer que o Sistema Operacional divide os recursos entre os diversos processos que estão em execução, de forma que o Sistema Operacional alterna a execução desses diversos processos.

O contexto de hardware é o que permite que um processo seja interrompido, salvando as informações dos registradores do processo e possa ser retomado posteriormente, a partir das definições do Sistema Operacional.

O contexto de software é o responsável por gerenciar informações de características e limites de recursos que podem ser alocados pelo processo (máximo de arquivos abertos de forma simultânea, tamanho de buffer de dispositivos de Entrada e Saída, Prioridades de excecução). É composto por 3 grandes grupo de informações do processo: identificação (ID do processo, usuário ou processo que o criou) quotas (limites de recurso como arquivos abertos simultaneamente, tamanho da memória primária e secundária, número máximo de processos, etc.) e privilégios (prioridades de execução, criação de outros processos, modificação de parâmetros de configuração do sistema)

O espaço de endereçamento constitui ao espaço de memória onde são armazenadas as instruções e os dados do programa pertencentes ao processo, área esta que é protegida pelo Sistema Operacional contra o acesso por outros processos em execução.

A implementação do processo pelo Sistema Operacional é feita através do Bloco de Controle de Processos, que é uma estrutura que mantém as informações de contexto de hardware, contexto de software e espaço de endereçamento. Cada processo possui seu próprio Bloco de Controle de Processos.

Os processos podem alternar entre os seguintes estados: Execução (sendo processado pela CPU), Pronto (aguardando para ser executado) e Espera (aguardando evento para prosseguir). Os processos alteram entre os estados de acordo com o determinado pelo Sistema Operacional, que gerencia a execução dos mesmos.

A maneira mais simples de se implementar a concorrência de processos é através de Processos Independentes, que não mantêm vínculos entre o processo criado e o seu criador.

Subprocesso é um processo criado por outro processo, chamado de processo pai, criando uma dependência entre eles.

Thread permite a redução do tempo gasto na criação, exclusão e troca de contexto de processos nas aplicações concorrentes, já que cada thread possui seu próprio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com