TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade Nas Empresas

Monografias: Qualidade Nas Empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 4

O que são crianças superdotadas?

"Crianças superdotadas primeiramente são crianças e, depois, superdotadas", explica Maria Lúcia Prado Sabatella. A especialista ressalta que só quando as pessoas deixam o lado superdotado para segundo plano e se preocupam mais com a criança conseguem entender como funciona a mente de um superdotado.

"Essas crianças são iguais a todas as outras em seu desenvolvimento motor e neurológico. O que acontece é que o desenvolvimento mental é foge à sintonia das demais. Seu desenvolvimento intelectual e emocional normalmente não é compatível com a sua idade o que gera uma discrepância em relação aos seus colegas: eles podem ser muito hábeis em ciências e não se interessar pelas demais disciplinas curriculares, por exemplo, podem tirar notas baixas ou não gostar do estudo formal", afirma a especialista.

Como vivem essas crianças?

Crianças com dons especiais para aprendizagem desenvolvem quase todas as funções intelectuais em níveis diferenciados, por isso apresentam algumas diferenças de comportamento diante das outras. "Justamente por terem o desenvolvimento cognitivo, a aprendizagem e quase todas as funções intelectuais em níveis diferenciados, elas conseguem brincar como crianças comuns, mas quando vão conversar, deduzir ou chegar a conclusões, as demais crianças não as entendem e isso também acontece com os professores", diz a especialista .

Elas fazem as mesmas coisas que normalmente são adequadas a sua idade. O desenvolvimento moral, porém, é tão avançado que seus critérios e julgamentos estão além de muitos adultos. "Talvez seja por isso que não façam coisas que desafiem as leis, lesem pessoas ou desagradem os demais. Há um sentido de justiça e igualdade maior que o encontrado na maioria dos adultos".

Existe uma escola especifica para essas crianças?

"A escola específica para essas crianças é aquela onde devem ser respeitadas as necessidades educacionais especiais de cada uma delas, onde elas estão inseridas legalmente", diz Maria Lúcia Prado. "Essas crianças, como especiais, precisam de atenção e de cuidados educacionais adequados à sua condição."

A escola para se tornar ideal tem de atender todas as necessidades dessas crianças. "Elas precisam apresentar flexibilização curricular para as que já dominam alguns conteúdos que estão sendo abordados e adequação nas avaliações que, muitas vezes, priorizam a progressão de série."

Como e com quantos anos podemos perceber que uma criança é superdotada?

Descobrir que uma criança é superdotada não é tão difícil. Os pais facilmente percebem uma grande diferença na forma que a criança se comporta e nas atitudes que ela apresenta. Os testes de QI também são uma opção, mas não são o único instrumento para esses casos.

"Os testes de QI são padronizados no Brasil para serem feitos depois dos 6 anos. Mas como é uma medida que não abrange todas as áreas da inteligência e não são feitos para mensurar a superdotação, não passam de um instrumento no meio de um processo muito mais amplo de avaliação. No INODAP estamos percebendo cada vez mais, os pais e escolas encaminharem crianças muito pequenas".

Não há idade para detectar a superdotação, mas desde os 2 anos já é possível observar as grandes diferenças apresentadas por essas crianças. "Nós preferimos que seja a partir dos 3 anos, quando a criança já está iniciando a vivência escolar e é facilmente percebido a sua diferença em relação aos demais,embora os professores ainda não vejam isso. Mas existem casos de crianças que são "diagnosticadas"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com