TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de Macro I

Por:   •  29/2/2016  •  Exam  •  1.691 Palavras (7 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 7

Questões de Macroeconomia I – P2

  1. Considere a análise de oferta e demanda agregada com distintas versões da curva de oferta agregada:
  1. Para Keynes, se os níveis de produto estiverem em nível muito aquém da capacidade produtiva da economia (cenário da grande depressão) a curva de oferta agregada positivamente inclinada permitiria uma política de estímulo à demanda agregada sem pressões inflacionárias.
  2. As políticas de estímulos à demanda agregada tornam-se mais eficientes quanto mais vertical for a oferta agregada da economia.
  3. No modelo Clássico, a flexibilidade de preços e salários faz com que as políticas de estímulo da demanda agregada sejam ineficazes, já que a oferta agregada da economia é horizontal.
  4. Para Keynes, sob condições normais de economia, um aumento da demanda agregada provoca aumento do produto e do nível de preços.
  1. F,F,V,V
  2. F,F,F,V
  3. V,F,F,V
  4. V,V,F,F
  5. V,V,V,F
  1. Considere as seguintes assertivas:
  1. No modelo keynesiano de emprego com salário monetário fixo a curva de oferta de trabalho não exerce nenhum papel na determinação do nível de emprego.
  2. A oferta agregada keynesiana com salário monetário fixo é relativamente mais horizontal do que a oferta agregada com salário monetário variável.
  3. No modelo keynesiano com salário monetário fixo, uma política fiscal expansionista exerce efeito sobre o produto, mas não afeta o nível de preços.
  4. Tanto no modelo keynesiano com salário fixo quanto com salário variável a demanda agregada exerce efeito na determinação do produto.
  1. V,V,V,F
  2. V,V,F,V
  3. V,F,V,V
  4. F,F,F,F
  5. F,V,F,F
  1. Considere as seguintes assertivas:
  1. Uma das diferenças da demanda agregada clássica e keynesiana é que somente fatores monetários provocam um deslocamento da cura de demanda agregada na perspectiva clássica.
  2. Enquanto a oferta agregada clássica é vertical a curva de oferta agregada keynesiana pode ser positivamente inclinada ou horizontal.
  3. A oferta de trabalho no modelo keynesiano depende do salário real efetivo, enquanto no modelo clássico depende do salário real esperado.
  4. A diferença da inclinação da curva de demanda agregada clássica e da demanda keynesiana implica em eficácia das políticas monetária e fiscal no modelo keynesiano e na ineficiência das políticas no modelo clássico.
  1. V,V,F,V
  2. V,F,V,V
  3. V,V,F,F
  4. F,V,F,V
  5. F,F,V,F
  1. Sobre o modelo IS LM, considere as seguintes assertivas:
  1. Um ponto situado à direita da curva LM é um ponto de desequilíbrio e implica afirmar que há um excesso de oferta de moeda.
  2. Um ponto situado à direita da curva IS implica o fato de a produção exceder a demanda agregada da economia.
  3. Um ponto situado na curva IS mostra uma relação entre taxa de juros e PIB que ocorre no mercado monetário.
  4. A curva LM é positivamente inclinada pois um aumento na renda provoca um aumento na demanda por moeda que eleva a taxa de juros da economia.
  1. V,F,F,F
  2. V,F,V,F
  3. F,F,F,V
  4. F,V,F,V
  5. F,V,V,F
  1. Sobre as curvas IS e LM, analise as seguintes assertivas:
  1. A curva IS tende a ser mais horizontal quanto menor a elasticidade do investimento em relação à taxa de juros.
  2. Quando o investimento não reage as variáveis na taxa de juros a curva IS é variável.
  3. Quanto maior a elasticidade da demanda por moeda em relação à taxa de juros, mais horizontal tende a ser a LM.
  4. Se a demanda por moeda for completamente insensível à taxa de juros, a curva LM é vertical.
  1. V,V,F,F
  2. V,F,V,V
  3. F,V,F,V
  4. F,V,V,V
  5. F,F,V,F
  1. Sobre o modelo IS ML:
  1. Uma redução na quantidade de moeda desloca a curva LM para a esquerda e eleva o PIB e a taxa de juros.
  2. Se ocorrer um aumento de $100 no gasto do governo combinado com um aumento simultâneo de $100 nos impostos a curva IS não se desloca.
  3. Considere um aumento dos gastos do governo combinado com uma expansão monetária com deslocamento idêntico das curvas IS e LM. O resultado final da política é um aumento do PIB com manutenção da taxa de juros.
  4. Um aumento de $500 no investimento autônomo irá provocar um aumento do PIB inferior a $500 em uma economia para qualquer valor de propensão marginal a consumir.

Avalie quais assertivas são V ou F e selecione a alternativa correta.

  1. V,V,F,V
  2. V,V,V,F
  3. F,F,F,V
  4. F,F,V,F
  5. F,F,V,V
  1. Mostre graficamente o que ocorre na economia de um país quando o governo reduz os gastos. Utilize o modelo IS-LM de forma conjunta com o modelo de oferta e demanda agregada.

OBS: Sua resposta deve contemplar os gráficos com todos os movimentos devidamente identificados com números. Considere a oferta agregada em um senário de preços flexíveis com salário fixo. Como complemento da resposta, inclua a explicação dos movimentos.

Questões de Macroeconomia I – P1

  1. Sobre o modelo keynesiano, analise as seguintes assertivas e escolha a alternativa correta:
  1. Se D.A > Y, então Ir  > I
  2. Se S + T > I + G, pode –se afirmar que o produto excede a demanda agregada.
  3. Se T > 0, então Yd < Y
  1. I e II estão corretos
  2. Apenas I está correto
  3. Apenas II está correto
  4. Apenas II e III estão corretos
  5. I, II e III estão corretos
  1. Sobre os modelos clássico e keynesiano, considere as seguintes assertivas:
  1. No modelo clássico, a determinação do produto se dá pela oferta agregada enquanto que no modelo keynesiano a determinação do produto depende da demanda agregada.
  2. Tanto no modelo clássico quanto no keynesiano, um aumento dos gastos do governo gera um aumento na renda de equilíbrio.
  3. O modelo keynesiano justifica a intervenção do governo na economia, enquanto o modelo clássico mostra que a intervenção não estimula a produto de equilíbrio.
  1. I e II estão corretos
  2. Apenas I está correto
  3. Apenas II está correto
  4. I, II, III estão corretos
  5. I e III estão corretos
  1. Sob o modelo clássico, considere as assertivas:
  1. Um aumento na demanda agregada provoca uma elevação no nível de preços e no produto.
  2. Suponha que um país tenha uma redução da população. Dois possíveis impactos da redução da população são: aumento do salário real e aumento do produto.
  3. Melhorias na educação promovem aumento da demanda por trabalho, com consequente elevação do salário real, e aumentam o produto com o deslocamento da curva de oferta agregada econômica para a direita. Além disso, observa-se queda no nível geral de preços.
  4. Um país que apresenta uma elevada taxa de crescimento populacional tem, no mercado de trabalho, um deslocamento da oferta de trabalho. O deslocamento provoca aumento nos salários reais e queda no produto de equilíbrio.
  1. F,V,V,V
  2. F,F,V,F
  3. V,F,F,V
  4. V,F,V,F
  5. V,V,F,V
  1. Sob o modelo clássico, um aumento exógeno na velocidade da moeda, considerando a versão fisheriana da equação quantitativa da moeda, provoca:
  1. Aumento do produto
  2. Aumento do nível de emprego
  3. Aumento no nível de preços
  4. Deslocamento da oferta agregada para a direita, já que o aumento na velocidade da moeda é exógeno.

Avalie quais assertivas são V ou F e selecione a alternativa correta.

  1. V,F,F,F
  2. V,F,V,F
  3. F,V,V,V
  4. F,F,V,F
  5. F,V,V,F
  1. Sobre o modelo keynesiano, analise as seguintes assertivas.
  1. Um aumento de $10 no investimento em uma economia que tem propensão marginal a poupar de 0.2 tem o mesmo efeito sobre a renda de equilíbrio que um aumento de $25 no gasto do governo em uma economia com propensão marginal a poupar de 0.5.
  2. Um aumento de $10 no gasto do governo tem efeito maior sobre a renda de equilíbrio do que uma redução de $10 nos impostos.
  3. Quanto maior a propensão marginal a poupar, maior o efeito de um aumento dos gastos do governo sobre a renda de equilíbrio.
  4. Um aumento de $100 no gasto do governo tem o mesmo efeito de um aumento de $40 nos investimentos combinado com uma redução de impostos de $75, considerando que a propensão marginal a poupar é de 0.2 nos dois casos.
  1. V,V,F,V
  2. V,V,V,V
  3. V,V,F,F
  4. F,F,V,F
  5. F,F,F,V
  1. Considere as seguintes assertivas:
  1. No modelo clássico, a demanda por fundos de empréstimos apresenta uma relação diretamente proporcional com a taxa de juros, ou seja, quando a taxa de juros cai, a demanda também diminui.
  2. No modelo clássico, o aumento dos gastos do governo financiado pela venda de títulos ao público eleva a taxa de juros, desestimulando os dispêndios privados e estimulando a poupança em detrimento do consumo. Este processo de deslocamento recebe o nome de crowding-out.
  3. No modelo clássico, se o orçamento do governo está em equilíbrio (G – t = 0) a demanda por fundos empréstimos é exclusivamente pelos investimentos do setor privado.
  1. I, II e III estão corretos
  2. Apenas I está correto
  3. Apenas II está correto
  4. Apenas III está correto
  5. II e III estão corretos
  1. Considere as seguintes assertivas sobre a função consumo e a função poupança do modelo keynesiano:
  1. A soma da propensão marginal a consumir coma propensa marginal a poupar é sempre igual a 1.
  2. Quando a renda é igual a zero, o consumo também é igual a zero
  3. O consumo autônomo determina a inclinação da função consumo.
  4. No modelo keynesiano o consumo aumenta de acordo com a renda disponível, mas o aumento do consumo é proporcionalmente menor que o aumento da renda disponível, ou seja, 0 < b < 1.
  1. V,V,V,F
  2. V,V,F,V
  3. V,F,F,V
  4. F,F,F,F
  5. F,F,F,V
  1. No modelo keynesiano:
  1. Os gastos do governo (G) não dependem do nível de renda.
  2. Tento a propensão marginal a poupar quanto a propensão marginal a consumir tem valor situado no intervalo entre 0 e 1.
  3. A poupança (S) é dependente do nível de renda.
  4. Quando o valor dos vazamentos é superior ao das injeções, ocorre uma redução nos estoques na economia.

Avalie quais são V ou F e selecione a alternativa correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com