TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de negociação e tomada de decisão do filme "Á procura da felicidade"

Resenha: Questões de negociação e tomada de decisão do filme "Á procura da felicidade". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Resenha  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  2.105 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI

PROCESSO DECISÓRIO

URSULA SIMÔES ESTEVES

Matrícula: 2011200221729

Rio de Janeiro, 21 de novembro de 2013.

INTRODUÇÃO

O trabalho abordará os temas negociação e tomada de decisão a partir do filme “Á procura da felicidade” uma comédia dramática que foi lançada em dois de fevereiro de dois mil e sete e foi um grande sucesso nos cinemas, sempre emocionando a todos que veem e reveem o filme, passando lições de vida e motivação.

Foi dirigido por Gabriele Muccino, com roteiro de Steven Conrad e com a participação de Will Smith (que também produziu o filme), Thandie Newton, Jaden Smith (filho de Will Smith), Dan Castellaneta, James Karen e Kurt Fuller.

O personagem Chris Gardner feito por Will Smith é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros, assim como diversas famílias, entretanto, apesar de todas as tentativas em manter sua família unida, Linda, personagem interpretado por Thandie Newton, sua esposa, decide ir embora, abandonando a ele e seu filho. Chris agora será pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de cinco anos.

Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno para sustentar a ele e seu filho. Christopher consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, porém, não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa, que garanta a sua estabilidade financeira e que não tenha mais que passar pelos problemas que foram apresentados ao decorrer do filme. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, e para piorar a situação eles são despejados, passando a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo sempre a esperança de que dias melhores virão.

DESENVOLVIMENTO

O Filme retrata a história de um homem pobre, vendedor de aparelhos de scanner de densidade óssea e sua trajetória para conquistar uma oportunidade de mudança de vida ao concorrer a uma vaga em uma grande corretora de seguros.

No momento em que Chris Gardner (Will Smith) diz a sua esposa Linda (Thandie Newton) que seria estagiário em uma corretora de seguros ela não acredita, ironizando-o, pois havia contas a serem pagas, e apesar dela trabalhar em dois turnos, não era suficiente para satisfazer as necessidades da família, com isso, ela chega ao seu extremo e abandona a família. Chris buscava algo mais, sabia que era capaz de mudar não só a situação de escassez, mas era também possível buscar reconhecimento, superação, sucesso, isso o motivava, aprendera infância que não era um derrotado e que podia chegar onde quisesse.

A concorrência para conquistar esta vaga de emprego duraria um período de seis meses e sem remuneração deixando-o desanimado e em duvida se daria conta de criar o filho trabalhando meio turno com a venda dos scanners e estudando no restante do dia, Apesar de tudo, Chris assume o desafio e aceita a proposta, tomando uma decisão que mudaria a sua vida. No estágio, ele ficava duas horas a menos na corretora, pois tinha que estar cedo na fila do abrigo para passar a noite com seu filho.

Cenas depois, Chris Gardner passa pelo estágio e consegue a vaga na corretora, mostrando sua determinação, conquistando sua própria corretora de seguros, A partir desta lição de vida concluímos que o que obtemos de resultado está relacionado com a maneira em que lidamos com as dificuldades e os desafios que somos expostos ao decorrer da vida.

Atualmente, vivemos em um mundo com constantes mudanças e de cada vez menos tempo para aprender e reagir aos novos desafios e por isso o julgamento e a tomada de decisão se tornaram etapas críticas do processo gerencial. São muitos os fatores e aspectos a serem considerados no momento de uma escolha, logo, é necessária a aplicação de técnicas e de processos de tomada de decisão para torna-las mais fáceis. Podemos perceber que somos extremamente dependentes do nosso julgamento “intuitivo” e como ele é afetado pelos vários vieses de decisão.

A primeira cena que chama a atenção é bem no início do filme quando Chris toma a decisão extremamente importante e sem pensar nos riscos e nas consequências, que é de gastar todo seu dinheiro da poupança em scanners, acreditando que lhe daria o retorno, o que se sabe que é uma decisão com riscos e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com