TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões sobre economia

Por:   •  26/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 2

O PROBLEMA ECONÔMICO

1. Por que a Economia é considerada a ciência da escassez?

A economia é considerada como ciência da escassez porque na produção de bens e serviços sempre temos que fazer escolhas porque os recursos são escassos e as necessidades humanas são ilimitadas. Assim toda escolha envolve um custo em termos de perda daquilo que abrimos mão quando escolhemos.

2. Como podem ser classificados os recursos Econômicos?

Os recursos econômicos podem ser classificados em: Recursos Naturais, Humanos e Capital.

3. Diferencie as economias baseadas na tradição, no mando e nos mercados.

A tradição garante a perpetuação de um sistema viável pela reprodução imutável de seus métodos. No mando constitui-se uma organização de um sistema de acordo com as ordens estabelecidas por um comandante chefe econômico. Mercado é uma organização que, de modo verdadeiramente notável, permite à sociedade assegurar seu próprio aprovisionamento com um mínimo de recurso à tradição ou ao mando.

4. Em qual das duas alternativas de sistemas de produção e de distribuição de bens e serviços pode-se ter uma maior probabilidade de crescimento, a curto e a longo prazo?

5. Escolha e classifique ao menos três tipos de necessidades humanas.

Necessidades coletivas: segurança, de defesa, de educação, de saneamento básico, do cuidado com a saúde.

Necessidades individuais: dormir, respirar, comer, habitar, procriar.

6. Comente a respeito do fator de produção terra e como ele é caracterizado na atualidade.

São considerados no fator terra os recursos naturais, ou seja, todos aquele produtos que vieram da natureza e foram incorporados à atividade econômica. Durante muito tempo acreditou-se que o fator terra constituía a verdadeira riqueza da nação, entretanto, atualmente são poucos os países que desfrutam somente deste fator. Alguns destes países possuem a falta de recursos naturais e se especializam em outro setor da economia de que são favorecidos.

7. Aponte um exemplo que demostre a CPP (Curva de possibilidades de produção).

Pode-se notar que a curva de possibilidade de produção expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, ou seja, em uma situação de escassez de determinado recurso ou fator produtivo impõe um limite produtivo, fazendo com que a sociedade escolha alternativamente de produção.

A produção se realiza a partir de recursos e fatores produtivos (terra, trabalho e capital) e conhecimentos técnicos. Quando há escassez de alguns destes fatores, a sociedade tem que escolher as quantidades de bens ou serviços a produzir, por exemplos, produção de mais café e menos leite, devido às condições de escassez de determinado recurso, nestes casos fica demostrado a curva de possibilidade de produção.

8. Numa economia baseada no livre funcionamento dos mercados, quais atividades são desejadas para os agentes governamentais?

9. Quais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com