TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA PSICOLOGIA DO TRABALHO

Por:   •  8/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.483 Palavras (6 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 6

RESENHA PSICOLOGIA DO TRABALHO

A obra intitulada "Sentidos e significados do trabalho: explorando conceitos, variáveis e estudos empíricos brasileiros” foi escrita por Suzana da Rosa Tolfo, Doutora em Administração e professora do curso de pós graduação em psicologia e administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Valmíria Piccinini, socióloga e Doutora em Economia do Trabalho e da Produção. O artigo foi publicado na revista “Psicologia & Sociedade”, v. 19, no ano de 2007.

O texto inicia com um breve resumo e uma introdução que apresenta questionamentos pertinentes ao tema central, como “Significados e sentidos do trabalho são sinônimos?” ou “Quais as variáveis que vêm sendo privilegiadas nos estudos desenvolvidos no Brasil sobre os significados e sentidos?”.

O artigo foi estruturado em 1 tópico principal que abrange a maior parte do texto, com o enunciado: “Significado e sentidos do trabalho: identificando perspectivas e variáveis de estudo”. Seguido dos tópicos de considerações finais, notas e referências. Percebe-se que a estrutura não contém seções importantes como a metodologia utilizada e os resultados obtidos, optando por agrupar a maior parte do conteúdo em uma única seção.

Foi demonstrado que a temática pode ser estudada por diversas áreas e por múltiplas perspectivas, as autoras inserem no texto questionamentos se esses estudos são objeto da Psicologia ou da Sociologia do Trabalho. O tópico central é iniciado descrevendo a origem epistemológica dos termos centrais do estudo: significados e sentidos e apresentando os primeiros estudos sobre esse tema, que datam do ano de 1975 e pertencem a Hackman e Oldhan.

A partir de 1981 os estudos da equipe de investigação Meaning of Work International Research Team (MOW) passaram a se destacar ao trabalhar com pesquisas para identificar a percepção dos trabalhadores em relação ao trabalho. Essa equipe agrupou os dados em quatro dimensões que posteriormente passaram a três, são elas: centralidade do trabalho, as normas sociais sobre o trabalho e os resultados valorizados do trabalho.

As autoras apresentam os conceitos postulados por alguns autores sobre o que seria o significado e o sentido do trabalho. Entretanto, é percebido que para alguns desses não existe diferença entre esses termos. De acordo Piccinini e Tolfo (2007, p.4) a não existência de um consenso entre a diferenciação dos conceitos de significado e sentido do trabalho tem por consequência maiores dificuldades para a evolução dos estudos sobre essa temática.

Com base no modelo de Hackman e Oldhan (1975) e nos estudos de Morin (2001) é possível fazer uma distinção entre os conceitos, que também é adotada pelas escritoras do artigo. Conforme concluído pelas autoras, os termos são conceitos como:

Os significados são construídos coletivamente em um determinado contexto histórico, econômico e social concreto, ao passo que os sentidos são caracterizados por ser uma produção pessoal em função da apreensão individual dos significados coletivos, nas experiências do cotidiano. Sendo que essas transformações que os sentidos e significados sofrem, são construídos por meio de uma relação dialética com a realidade . [...] o fenômeno de atribuir sentidos e significados ao trabalho precisa ser estudado em uma perspectiva multidisciplinar, pois se trata de um construto psicológico multidimensional e dinâmico, e que resulta da interação entre variáveis pessoais e sociais relacionadas ao trabalho.Piccinini e Tolfo (2007, p.7)

O artigo com o título “Evolução Histórica da Psicologia Organizacional do Trabalho” foi escrito pelas autoras Thayla Dalbosco e Amanda Martinello da Rosa, graduandas em Psicologia pela Faculdade Meridional, e por Kelly Zanon De Bortoli Pisoni, orientadora e docente da mesma faculdade. O texto foi publicado como capítulo do livro “Impacto Científico e Social na Pesquisa”, no ano de 2016 pela editora Faculdade Meridional - IMED .

O resumo apresenta a Psicologia Organizacional e do Trabalho - POT e a conceitua como o campo onde serão aplicados os conhecimentos da psicologia em relação às questões que envolvem o trabalho humano. Foi demonstrado que essa área vem ganhando espaço e mostrando importância para atuação profissional do psicólogo. Ainda nessa parte inicial do texto, é mostrado que o objetivo do estudo é verificar a nível global e nacional as mudanças ocorridas nessa área de trabalho e estudo ao longo dos anos.

A estrutura do artigo está distribuída em cinco seções: Introdução, Método, Resultados, Discussão e Considerações Finais. Os resultados foram subdivididos com base na amplitude geográfica em: “História Internacional da Psicologia

Organizacional e do Trabalho” e “História da Psicologia Organizacional e do Trabalho no Brasil”. A escolha das autoras em organizar o texto em diversas seções auxilia o leitor a identificar os tópicos e assuntos dentro do texto.

Na introdução, as autoras apresentaram que através da utilização da POT é possível realizar várias ações dentro de uma instituição, o recrutamento e seleção, resolução de conflitos, análise de clima organizacional, além de aprimoramento das habilidades dos trabalhadores. Afirmam ainda que, a função do psicólogo do trabalho é ser um conscientizador do papel dos trabalhadores, levando em consideração a saúde dos colaboradores e o bom funcionamento da empresa. Os aspectos metodológicos da pesquisa estão baseados em levantamento bibliográfico, com uma análise qualitativa e descritiva do tema abordado.

De forma inicial, os resultados apresentam o contexto histórico e os autores precursores da psicologia organizacional e do trabalho em um nível internacional. O marco mais importante e que deu início a esse campo de estudo está nos escritos “Psychology and Industrial Efficiency”, publicado em 1913 por Münsterberg. Os momentos históricos acontecidos no século 20 , foram responsáveis por surgimentos de novas abordagens e métodos nessa área, assim como novas atribuições para os profissionais da psicologia.

Em um segundo tópico dos resultados foi destacada a história da POT no Brasil, que se desenvolveu acompanhando as transformações mundiais e está relacionada à crescente industrialização ocorrida nos países entre o fim do século 19 e início do século 20. As primeiras experiências em psicologia organizacional surgiram no âmbito das universidades, com ênfase nas de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.

Na discussão, as autoras apresentaram que a POT passou por mudanças significativas ao longo da história, iniciando com a psicologia industrial até chegar a psicologia organizacional e do trabalho. As considerações finais demonstram que uma das funções desse campo de atuação é observar a relação entre o trabalhador e a organização, buscando a melhora nos processos de trabalho. Além disso, as autoras destacam que essa área de estudo possui importante espaço na psicologia e que necessita de investimentos em maiores pesquisas, visando agregar maiores conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com