TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio para RF Ferreira Indústria e Comércio de Calçados Ltda

Relatório de pesquisa: Relatório de estágio para RF Ferreira Indústria e Comércio de Calçados Ltda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

De acordo com os dados coletados no Relatório Técnico de Estágio Supervisionado em Engenharia de Produção defendido por Antonia Ivonete Gomes de Souza em Abril de 2003, o pólo calçadista nacional abrange os estados da Paraíba, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará, destacando este setor como o terceiro colocado entre os maiores geradores de emprego industriais do país, e o Ceará como um dos principais centros produtores desse setor, sendo o primeiro do Nordeste, segundo os dados da FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará).

A Região do Cariri, especializada na produção de sandálias de material sintético, EVA e PVC, representada pelas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, é um dos pólos calçadistas do estado do Ceará, tendo também como referencia os municípios de Sobral e Região Metropolitana de Fortaleza.

O mercado calçadista nessa região é ascendente, inicialmente composto apenas por diversas microempresas, mais, a partir de 1995 atraiu também grandes organizações como Dakota e Grendene. Essas vieram atraídas devido aos incentivos fiscais e a mão-de-obra barata.

Com a chegada dessas grandes empresas a concorrência tornou-se mais acirrada obrigando, as micro, a aprimorarem seu processo fabricando produtos com uma melhor qualidade. Como no mercado calçadista existem épocas de baixa estação acontecem demissões nas grandes empresas, e alguns desses profissionais são absorvidos pelas menores, trazendo para a realidade das mesmas a metodologia de trabalho absorvida, aperfeiçoando assim seu processo.

O estágio foi realizado na empresa R. F. Ferreira Indústria e Comércio de Calçados Ltda., localizada na cidade de Barbalha – CE, a qual fabricava inicialmente sandálias de EVA passando atualmente para produtos de PVC nas linhas masculina e feminina, adulto e infantil, possuindo um mix de produção composto por 31 modelos, podendo variar a cada novo lançamento, e um quadro de funcionários com 107 profissionais inserindo-se assim no setor de MD - médias empresas.

Essa empresa foi escolhida como campo de pesquisa por está inserida no setor calçadista, em expansão na região onde está localizada, e por possuir uma grande carência nas diversas áreas de atuação da Engenharia de Produção, possibilitando o desenvolvimento de um excelente trabalho, aumentando a visão global do estagiário dentro da empresa e criando assim uma relação de dependência entre as disciplinas cursadas na universidade.

A presença diária na empresa em questão possibilitou a visualização de como funciona um sistema de manufatura podendo assim identificar os gargalos da produção e atuar usando as ferramentas oferecidas pela Engenharia de Produção a fim de otimizar o sistema como um todo.

O presente trabalho iniciou-se com um reconhecimento de campo e posterior diagnóstico da empresa, Sandálias Vitória. Com isso pode-se notar uma carência maior nas áreas de planejamento e controle da produção, manutenção e dimensionamento de estoques, que são áreas impactantes em um processo produtivo e que tem influencia direta nos custos da empresa.

Realizou-se um estudo bibliográfico nas áreas que representam gargalos para se ter um embasamento teórico a fim de solucionar ou minimizar os problemas causados pela falta da estrutura organizacional básica a qualquer empresa. Foi também feito um levantamento minucioso de dados passando pelas áreas: administrativa, da produção, estoques, do quadro de funcionários e estrutura física do prédio, a fim de construir ferramentas como layout, organograma, fluxograma e mapofluxograma do processo produtivo, como também levantar o

Todo esse processo possibilitou a aquisição de uma visão geral da situação da empresa (Sandálias Vitória) tornando possível o diagnóstico da mesma.

Na realização desse diagnóstico foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com