TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Denominado “Gasto Público em educação e Desempenho Escolar”,

Por:   •  17/9/2017  •  Resenha  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  1.182 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de Portfólio

Após a realização da leitura do artigo de Monteiro (2015) denominado “Gasto Público em educação e Desempenho Escolar”, podemos ressaltar algumas formas que a autora destaca o cenário educacional no Brasil o aumento das despesas municipais em educação é algo que não podemos associar ao aumento da escolaridade da população, pois não existem índices que os municípios brasileiros  realizaram algum investimento e obtiveram alguma melhoria relevante a qualidade de ensino.

Nota-se que os 60 municípios que são favorecidos pelos royalties de petróleo em alto mar receberam mais recursos para a educação do que o grupo que fica mais afastado, sendo que a localização geográfica é a principal determinante para a distribuição de recursos.

A análise realizada para definir os produtores de royalties de petróleo foi dividida em três grupos: grandes produtores que são aqueles trinta municípios que mais produziram royalties  de petróleo e  destinaram 2% do valor da produção de royalties de petróleo  e aplicaram 15% deste valor em educação obtendo bons índices educacionais , os pequenos produtores obtiveram um aumento médio  nas receitas de royalties e investiram uma pequena quantia em educação a mais que os outros municípios da costa, e os não produtores que também obtiveram um bom desempenho dos recursos destinados a educação.

Sendo assim podemos afirmar que os três grupos conseguiram acompanhar o desempenho dos recursos investidos no setor educacional.

Acredito que apenas o investimento na educação não é o suficiente, pois existem outras    prioridades do sistema educacional que  devem colaborar para a existência de níveis satisfatórios  no processo de aprendizagem bem como diminuir a repetência nas escolas, ampliar o acesso ao segundo grau e melhorar a qualidade do ensino. Para tanto é preciso treinar professores para que eles possam tornar a escola um local harmonioso, melhorar seus salários em função do desempenho e prestar assistência ao estudante com merenda escolar e material didático. A administração pública deve usar melhor os recursos disponíveis, privilegiando as regiões mais pobres e dando apoio as estados e municípios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com