TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações entre Aumento de Demanda e Custos de produção

Por:   •  25/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 3

Relações entre Aumento de Demanda e Custos de produção

Maior enfoque ao papel das variáveis que influenciam nas oscilações dos preços de mercadorias e serviços permite calcular os custos-benefícios decorrentes das operações de mercado. Dessa forma, a utilização de pesquisa econômica para antecipação de possíveis prejuízos ou expectativas de lucro pode precaver o produtor quando de sua escolha na hora de produzir, apontando uma quantidade média do produto que deve ser comercializada sem que essa operação ofereça grandes riscos para o negócio.

Os estudos situados no campo da microeconomia podem explicar, dentre outros mecanismos de funcionamento do mercado, a influência da demanda no encarecimento dos preços de produção e, consequentemente, a perda do poder de compra do consumidor em relação ao bem. Uma das hipóteses utilizadas para criar esse entendimento é a coeteris paribus, caracterizada como a análise restrita de determinada variável, sem considerar a influência de outros fatores que poderiam ou não modificar o resultado final da pesquisa. Na teoria em questão, para se fomentar pesquisa a respeito da influência do preço na procura de determinado bem, seria necessário, antes, desconsiderar a inconstância da renda dos consumidores. A partir disso seria extraída a média da relação auferida, constituindo base para explicar parcialmente as possíveis oscilações que poderiam ocorrer durante o investimento.

A alteração na demanda de determinado produto ou serviço pode modificar o quadro de investimento das organizações, forçando-as a elevar os custos de produção para atender ao público excedente ou investir em meios que criem uma circulação rápida dos produtos oferecidos em caso de superprodução. No ramo imobiliário, por exemplo, a facilidade de crédito unida a políticas sociais de divisão de renda e incentivo à moradia poderiam, se aplicadas em curto prazo, gerar crise, pois a demanda aumentaria numa proporção bem maior do que a capacidade de atendimento das empresas de construção; o resultado seria o aumento dos preços dos imóveis, dado ao pouco número encontrado para venda. Na tentativa de criar um ambiente econômico mais adequado para abrigar toda a demanda, as empresas investiriam quantias significativas para a construção, em espaço de tempo reduzido, de mais moradias. Ainda assim, perderia o consumidor ao ver que as benesses oferecidas pelo Estado na tentativa de melhorar sua qualidade de vida foram reajustadas a fim de manter o equilíbrio dos preços na área e evitar uma possível quebra do setor.

Os custos logísticos utilizados para atender às diferenças de demanda podem diminuir o lucro das organizações. No caso apresentado, o tempo representou fator decisivo. Em outros casos, a distância dos locais de produção e/ou compra podem contribuir com as perdas das empresas. A compra de combustíveis no exterior para manter a produção automobilística é um exemplo de custo de logística, pois depende do transporte da matéria até o ponto de consumo bem como de investimentos em portos para o recebimento e distribuição do produto.

Análises de mercado baseadas na interpretação das variáveis que influenciam o comércio dos produtos podem evitar perdas com a aplicação antecipada de investimentos como solução para os problemas apresentados. No primeiro exemplo, o aquecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com