TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Capitulo Imagens da Organização

Por:   •  19/5/2019  •  Resenha  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

A análise de uma organização é, muitas vezes, feita sem observar fatores políticos dentro da mesma. Entretanto, a visão da atividade política é imprescindível para uma abordagem completa de uma organização. O que veremos nesta neste trabalho é a organização como um sistema político, para isso, o uso de conceitos políticos de interesses, conflito e poder são essenciais, na intenção de mostrar como a atividade política está intrinsecamente ligada à qualquer organização.

A manifestação da política dentro de uma empresa pode ser bastante variado, mas ela é sempre criada a partir de um impasse, um problema: a divergência entre interesses, o que chamaremos de conflito. Como esse conflito é resolvido? Com poder. Essa simples explicação sobre política dentro de uma empresa é a idéia principal para entender o básico da organização vista como um sistema político. Entretanto, as formas pelas quais os interesses, o conflito e o poder são administrados é o que faz um sistema político de uma empresa se diferir com outras, podendo ser uma organização autocrática, burocrática, tecnocrata ou democrata.

RESENHA

Sistemas de governo

Há quatro sistemas de governo mais importantes para a análise política de uma organização. São elas: autocracia, burocracia, tecnocracia e democracia.

• A autocracia é baseada na concentração do poder em uma única pessoa ou grupo dominante que é responsável por todas as decisões importantes de uma organização. Essa autoridade, muitas vezes, tem um teor ditatorial e bastante subjetivo ao pensamento do dono da empresa.

• A burocracia tem como base o uso de regras e regulamentações para determinar uma decisão. Portanto o poder está nas mãos do que rege formalmente a empresa, na palavra escrita, a qual é criada e administrada por burocratas para gerir a atividade administrativa da organização.

• A tecnocracia é baseada no conjunto de conhecimento técnico sobre a atividade empresarial, em um ambiente turbulento e necessitando de inovações constantes. O poder está com quem tem o conhecimento para enfrentar os desafios de tal ambiente.

• A democracia tem muito a ver com a questão da maioria, o poder esta nas mãos da maioria e todos os interesses são levados em conta para se tomar uma decisão, na intenção de se chegar em um consenso.

Em uma empresa não há somente um tipo de sistema de governo, o que há de fato é a mescla entre os quatro sistemas, o que usamos para caracterizar é, na verdade, a predominância de certo sistema.

Interesses, Conflitos e Poder

Dentro de uma empresa, cada pessoa possui seu próprio interesse para estar ali, seja ele econômico, carreirista ou pessoal. Uma vez que as pessoas sempre buscam algo que possam satisfazer seus interesses e muitas vezes tais interesses são bastante divergentes, a política surge como uma forma de conciliar todos os interesses na intenção de guiar a organização de forma satisfatória. Quem faz a política conciliadora, de fato, é quem tem o poder, entretanto existem diferentes formas de administrar-lo, são eles os sistemas abordados acima.

São os interesses que fazem a organização, a vontade de estar ali e fazer aquilo que faz, na intenção de alcançar um objetivo. Os interesses podem ser divididos em três partes: tarefa, carreira e pessoal. A parte da tarefa é responsável por aquilo que se faz de fato no processo de produção da organização. A carreira constitui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com