TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Dobb Sweezy

Por:   •  13/5/2015  •  Resenha  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 5

Obs: usar modelo do trabalho de contabilidade que tá no teleduc  >> com cabeçalho, símbolo, etc

Fichamento do texto “Possibilidades Econômicas para os nossos netos, de John Keynes, 1930

KEYNES SOBRE POSSIBILIDADES 4

Suposição: daqui a 100 anos, estaremos 8 vezes melhores, no sentido econômico, do que estamos hoje .

As necessidades dos seres humanos podem ser insaciáveis. Duas classes:

1 – necessidades sentidas a todo momento a qualquer instante >> essas não podem ser insaciáveis. Se cessam, portanto, em algum momento (são passageiras).

2 – necessidades que são obtidas quando se conclui que são capazes de colocar o homem num grau de “superioridade” em relação aos demais indivíduos.   >> essas podem ser insaciáveis.

“Assumindo que não haja nenhuma guerra importante e nenhum aumento populacional de grande intensidade, haverá uma solução ou esta será visível dentro de 100 anos.” Ou seja, o problema econômico não é um problema permanente do homem.

A luta pela subsistência sempre foi até aqui um problema primário para todos os seres vivos. Fomos desenvolvidos pela natureza para resolver tal problema econômico. “Se o problema econômico é resolvido, o gênero humano fica privado de seu propósito tradicional”. Isto é um benefício?

 “Para aqueles que suam para obter seu pão diário, o lazer é um desejo – pois doce – até que o adquiram”.

KEYNES SOBRE POSSIBILIDADES 5

Obs :O que fazer com esse tal Epitáfio da velha arrumadeira?

 “Não chorem por mim,/ amigos, nunca por mim se lamentem,/ pois eu irei fazer nada, sempre e para todo o sempre./Com salmos e doce música/Os céus estarão tocando,/ Mas aí não terei nada.../Nada que ver com tais cantos.”

Real e permanente problema do homem: “como usar sua libertação dos cuidados econômicos prementes, como ocupar o lazer, que a ciência e os juros compostos terão ganho para ele, para viver sabiamente, agradavelmente e bem.” Ou seja, como usar o tempo livre, não destinado a trabalho, para viver tranquilamente sem gerar arrependimentos futuros.

Mas são aquelas pessoas – que podem manter viva e cultivar uma perfeição mais completa a arte da vida em si e não vender-se para os meios de vida – que poderão desfrutar a abundância quando ela vier.” Ou seja: as pessoas que se voltarem 100% do tempo para o trabalho não saberão desfrutar da “arte de viver”, das situações agradáveis que a vida proporciona ao homem. Obs: meios de vida = meios de obter renda = trabalho?

“Não há nenhum país e nenhuma população que ´possa esperar a idade do lazer e da abundância SEM SENTIR MEDO. Fomos treinados para despender esforço, não para DESFRUTAR”. Problema para a pessoa comum = ocupar-se = trabalhar?. especialmente se não tem raízes na terra e nos costumes da sociedade tradicional. A julgar pelo comportamento das classes mais ricas, a situação é crítica, deprimente. PQ? Elas são a vanguarda da população, mas estão FRACASSANDO nas tentativas de resolver o problema colocado para elas.

 EU sinto que com mais experiência nós usaremos a encontrada generosidade da natureza diferentemente do modo como os ricos a usam hoje em dia, e traçaremos para nós um plano de vida muito diferente do deles.

(...)Nós faremos mais coisas por nós mesmos doq eu é habitual como os ricos de hoje em dia, APENAS MUITO CONTENTES POR TER PEQUENOS DEVERES, TAREFAS E ROTINAS.

>>Acumulação de problema> é considerada como de alta importância social . Quando não for mais tão importante, os códigos de moral sofrerão mudanças significativas.

 Códigos da moral (?) = Todos os tipos de costumes sociais e práticas econômicas, afetando a distribuição de riquezas, de recompensas econômicas e de penalidades que nós mantemos agora a todo custo.

Continuando na nova realidade: ainda haverá pessoas a procura de riqueza, mas o resto não terá tal atitude. “Pois nós indagaremos com mais curiosidade do que é feito hoje sobre o verdadeiro caráter deste “propósito” com que em vários graus a Natureza dotou a maioria de nós.”. PQ o propósito significa que nós nos preocupamos mais com os resultados futuros de nossas ações que com sua própria qualidade ou seus efeitos imediatos sobre noss próprio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (121.3 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com