TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Macro Economia I

Por:   •  8/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 5

Macroeconomia I

Resumo: Livro Introdução à Economia (N. Gregory Mankiw) - Capítulo 22

Uberlândia

2017

        As variações nas condições econômicas são amplamente noticiadas na mídia, assim como as condições da economia em seu conjunto nos afetam profundamente. São estatísticas macroeconômicas: a renda total gerada na economia (PIB), a taxa de aumento dos preços (inflação), o percentual da força de trabalho que não encontra emprego (desemprego), a despesa total nas lojas (vendas no varejo) ou o desequilíbrio do comércio entre os Estados Unidos e o resto do mundo (déficit comercial).

        A microeconomia é o estudo de como as famílias e empresas tomam decisões e de como interagem no mercado, já a macroeconomia é o estudo da economia como um todo. Ao julgar o sucesso da economia, é natural observar a renta total gerada na economia (calculado pelo PIB). O Produto Interno Bruto (PIB) é o indicador econômico acompanhado mais de perto porquê é considerado a melhor medida sintética do bem-estar econômico da sociedade.

O cálculo do produto interno bruto

        O PIB é calculado de duas maneiras: somando a despesa total das famílias ou somando as rendas (salário, aluguéis e lucros) pagas pelas empresas. Como todas as despesas da economia acabam sendo renda de alguém, o PIB é o mesmo, independentemente de como seja calculado. Para a economia como um todo, despesa e renda são sempre iguais.

        Essa medida inclui o valor de mercado de serviços de moradia proporcionados pelo estoque de residências da economia, exclui itens produzidos e vendidos ilicitamente, como drogas ilegais e exclui também a maioria dos itens que são produzidos e consumidos no lar, e consequentemente, não entram no mercado.

        O PIB inclui tanto bem tangíveis (comida, vestuário) quanto serviços intangíveis (cortes de cabelo, visitas médicas), inclui o valor dos bens finais e inclui bens e serviços produzidos no presente. Portanto, itens são incluídos no PIB de uma nação quando são produzidos internamente, sem levar em consideração a nacionalidade do produtor.

        O fluxo de renda e de despesa da economia é medido durante um intervalo de um ano ou de um trimestre.

Os elementos do PIB

        Consumo é a despesa das famílias com bens e serviços. Investimento é a aquisição de equipamento de capital, estoques e construções, inclui também a despesa com moradias novas. Aquisições do governo são as compras de bens e serviços dos governos federal, estadual e local. As exportações líquidas são iguais às compras por parte de estrangeiros de bens produzidos internamente (exportações) menos as compras internas de bens estrangeiros (importações).

        As exportações líquidas incluem bens e serviços produzidos no exterior (com sinal negativo), porque esses bens e serviços já estão incluídos no consumo, no investimento ou nas aquisições do governo (com um sinal positivo).

PIB real, PIB nominal e deflator do PIB

        O PIB real é a produção de bens e serviços avaliada a preços constantes, utilizado para obter uma medida da quantidade produzida excluindo a influência dos preços. Já o PIB nominal é a produção de bens e serviços avaliada aos preços correntes.

        O PIB nominal utiliza os preços correntes para atribuir um valor à produção de bens e serviços da economia. O PIB real lança mão de preços constantes do ano-base para valorar a produção de bens e serviços da economia. Como o PIB real mão é afetado por variações dos preços, as alterações do PIB real refletem apenas as mudanças nas quantidades produzidas. Portanto, o PIB real é um indicador da produção de bens e serviços da economia.

        O PIB reflete a capacidade da economia em atender às necessidades e desejos da população. Portanto, o PIB real é uma medida melhor do bem-estar econômico do que o PIB nominal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com