TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Teoria da Firma

Por:   •  13/8/2019  •  Dissertação  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  978 Visualizações

Página 1 de 2

TEORIA DA FIRMA

A Teoria da Firma é um conceito que explica que as "firmas" são organizadas para atuarem nos mercados, com o objetivo de diminuir os custos de transação que são os incorporados por terceiros nas negociações econômicas do mercado, ou seja, para o criador dessa Teoria (Ronald Coase, em seu artigo The Nature of the Firm, de 1937), os agentes econômicos não atuam diretamente no mercado, as empresas são criadas e estruturadas para tanto.

* Empresa ou Firma = aloca recursos que compra para produzir e vender produtos (ou serviços) de valor para ganhar a diferença entre a receita de venda e os custos destes recursos * O mercado é o ambiente virtual onde acontecem as negociações contratuais, a circulação de bens, a celebração de contratos entre sociedades e entre consumidores e sociedades para a aquisição de bens. * Mercados e empresas são meios alternativos para se completar transações * O custo relativo de se usar o mercado ou recursos da empresa determinam a escolha entre comprar no mercado ou produzir o insumo dentro da empresa * Uma diferença importante é os custos de transação, pois determinam a estrutura de um mercado.

Partindo disso é considerado que a Teoria da Firma estuda o comportamento da unidade do setor da produção. Ela procura explicar a forma de proceder da sociedade empresária quando esta desenvolve a sua atividade produtiva, para a produção de bens ou de serviços com mais eficiência.

Custos de Transação

Custos de transação dependem das características humanas dos tomadores de decisão envolvidos na transação (“fatores humanos”) e das propriedades dos mercados (“fatores ambientais”). Sendo os fatores ambientais a incerteza e um número pequeno de empresas (baixa competição). Já os fatores humanos se tratam da racionalidade limitada e oportunismo.

• Racionalidade limitada = humanos tem capacidade limitada de resolver problemas complexos. Se o ambiente é incerto, é difícil negociar contratos que prevejam todas as contingências • Suponha uma empresa que possui poucas alternativas de fornecimento de insumo crítico. O fornecedor oportunista pode chantagear a empresa. • Quando há concorrência intensa e baixas incertezas, há oportunidades limitadas para comportamentos oportunistas.

Os custos de transação reflete os custos de elaborar contratos e garantir sua eficácia. Um contrato de fornecimento de um insumo no mercado envolve quatro dimensões: – Preço (Ex. R$ / kg) – Quantidade (disponibilidade) – Qualidade (pode ser difícil de mensurar => assimetria de informação) – Condições de entrega (prazo, frete, manejo ,...) se CT é alto, empresas vão internalizar a produção de certos insumos ao invés de adquiri-los de outras empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (31.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com