TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo artigo moody's

Por:   •  24/9/2015  •  Artigo  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

DISCIPLINA: GESTÃO DE RISCO

"MOODY´S CORTA ANDRADE E SALVA ODEBRECHT (POR ORA)"

FILIPE RANGEL DE ABREU SIMPLICIO

FERNANDO DE CASTILHO FRANCISCO

LEANDRO DA SILVA LOBATO

GUSTAVO MEIRA DE FARIAS

RIO DE JANEIRO

2015

MOODY´S CORTA ANDRADE E SALVA ODEBRECHT (POR ORA)

I. RESUMO

Palavras Chaves: Riscos; Orçamento de Capital;Fluxo de Caixa

        Após todo o escândalo da Lava Jato vividos no cenário atual, neste artigo podemos destacar o envolvimento de duas empresas de grande renome no mercado da construção Civil:  Andrade Gutierrez e Odebrecht. O mandato de prisão dos presidentes da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo, fez com que a agência de classificação de risco Moody's colocasse em revisão para rebaixamento as notas das duas empresas. A nota, ou rating, mede a capacidade de uma companhia de honrar suas dívidas. Esta classificação de risco da agência de Rating Moody´s, é uma das principais agências que avaliam a situação de riscos de empresas através de notas, isto é, avaliam o grau de fiabilidade de ativos negociáveis, para que investidores e agentes de mercado possam ter mais informações sobre os riscos envolvidos em um negócio, para que possam trabalhar com probabilidades de cumprimento de pagamentos.

        Esta revisão para rebaixamento foi motivada pela percepção da Moody's de aumento de risco de crédito para OEC (Odebrecht Engenharia e Construção - Carvalho Hosken) após os mandados de busca e apreensão (...) esses eventos podem afetar negativamente a execução de estratégias de crescimento da empresa no curto prazo e pressionar ainda mais os já desafiadores fundamentos da indústria de engenharia e construção do Brasil", afirmou o comunicado da Moody's sobre a Odebrecht. Com isto, essas construtoras tiveram um aumento de riscos por estarem envolvidas na investigação, apresentando uma grande Redução de liquidez para fazer frente as dívidas no seu portifólio de projetos e enfraquecendo o seu perfil de negócios.

                A agência destaca ainda as crescentes incertezas macroeconômicas no país, que podem levar o enfraquecimento das taxas de crescimento, maiores riscos de execução e pressões inesperadas de fluxo de caixa para a companhia no curto prazo. Com a justificativa à mudança de perspectiva para a nota, a agência lembra que a construtora, apesar de não ter executivos indiciados na Operação Lava-Jato da Polícia Federal, foi temporariamente banida de futuros contratos com a Petrobras, ao lado de outras 22 empresas que estão sendo investigadas.

        A situação é mais complicada, inclusive porque contudo, afetando principalmente a imagem dessas empresas com o mercado financeiro, dificulta a obtenção de capital de giro. As construtoras são muito intensivas em capital de giro, necessitam de recursos para contratar, por exemplo, contratar milhares de fornecedores, direta ou indiretamente, atividades que requerem um fluxo constante de caixa. Como sempre existe diferença entre o momento de pagamento pelos serviços e momento de desembolso dessas empresas, elas também são dependentes do capital do crédito para capital de giro. Não é descartado, por exemplo, um cenário em que a prefeitura do Rio de Janeiro se veja obrigada a contratar outras empreiteiras para dar prosseguimento às obras da Olimpíada.  Lembramos que a Odebrecht em conjuntura com a Andrade Gutierrez, participam do consórcio responsável pela principal obra dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio-2016: O Parque Olímpico, sede da maioria das competições. Para a  construção de toda a estrutura esportiva,  apresenta um orçamento de capital em um total estimado de R$ 1,375 bilhão. A Odebrecht, por sua vez, destaca a imprensa que "todas as obras da Olimpíada sob sua responsabilidade, prosseguem normalmente e sem atrasos".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com