TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Sentido da Colonização

Por:   •  14/11/2018  •  Resenha  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo do Sentido da Colonização.

Caio Prado Jr.

“um episódio, um pequeno detalhe daquele quadro imenso” que é a história do desenvolvimento do comércio e da expansão ultramarina europeia, iniciada no século XV.
(PRADO JÚNIOR, 1972, p. 20).

        O objeto central de preocupação de Caio Prado Junior era a formação da sociedade brasileira e, particularmente, como o processo de transição entre a Colônia e a Nação se deu.

        A necessidade de se aprofundar no conhecimento de três séculos de colonização, onde estão os fundamentos da nacionalidade brasileira e assim entender o Brasil contemporâneo.

        Transição entre a colônia e a nação, a colonização portuguesa é o resultado de um processo articulado e programado de uma nação puramente empreendedora. Sendo assim, diferente de um acontecimento “natural e espontâneo”, como somos levados a acreditar.

        Ao passo que os modos de navegação evoluem, outras rotas marítimas surgem ligando os polos do comércio europeu. Como resultante a criação de centros comerciais no continente. Sendo os portugueses os primeiros, por sua posição geográfica favorável.

        Enquanto os demais países privilegiavam o comércio, os portugueses indo mais longe, buscando novos parceiros comerciais, chegavam a costa ocidental da África.

        A rota do descobrimento português passa pelas Ilhas: de Cabo Verde, Madeira e Açores). Sendo o plano o aumento do comércio europeu o principal objetivo, os descobrimentos e consequentemente as colônias servem o propósito de abastecimento.

        Partindo da compreensão desse fenômeno maior que podemos identificar as particularidades das colônias de exploração na região tropical e subtropical do continente americano, em relação às colônias de povoamento que se estabeleceram na zona temperada.

Enquanto estas últimas se constituíram movidas, sobretudo, por razões de ordem econômica e político-religiosas, tais como o cercamento de terras, na Inglaterra, e a perseguições, as primeiras derivaram de um empreendimento essencialmente comercial.

O objetivo comercial de fornecer produtos primários de alto valor para o mercado externo, tem como pilar a produção mineradora e agrícola de grande escala.

A ocupação predominantemente de comerciantes, funcionários e militares para a defesa reforça o caráter exploratório da colônia. Contudo, as necessidades de povoamento surgiram, devido necessidade de abastecimento da rede comercial e da ampliação da mesma.

 Inicialmente o foco comercial se deu em produtos de fácil consumo e venda.

Os metais preciosos tão importantes para o financiamento das industrias colonizadoras, não foram grandemente encontrados em um primeiro momento na América, sendo sua economia baseada         na agricultura.

Diferente dos objetivos da colonização portuguesa, um novo modo de ocupação aconteceu resultante de convicções politicas e religiosas de povos da Europa.

Esse novo tipo de colonização tem o objetivo de “construir um novo mundo”, com garantias religiosas e econômicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com