TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo economia

Por:   •  22/5/2015  •  Resenha  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 4

  A Economia é dividida em 2 grandes setores: MBS (mercado de bens de serviço) e MFP (mercado de fator de produção).

Ela estuda como a sociedade e as pessoas decidem/escolhem empregar seus recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, distribuindo em varias pessoas e grupos da sociedade a fim de satisfazer as necessidades humanas.

Na sociedade os fatores de produção são limitados e as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam através do crescimento populacional e da vontade de melhoria de padrão de vida. Daí surge um problema: escassez. Onde produtos limitados contrapõem as necessidades humanas que são ilimitadas. Devido a escassez, toda sociedade tem que escolher entre alternativas de produção e distribuição dos resultados da atividade produtiva.

Problemas Econômicos: devido a escassez de produtos de produção,  a sociedade escolherá dentro das possibilidades de produção, os produtos que serão produzidos e as quantidades a serem feitas. Terá que escolher qual o recurso que será usado para a produção de bens e serviços, sociedade decidira da distribuição dos resultados de produção.

A distribuição da renda não dependera apenas da oferta e demanda nos mercados (salários, rendas de terra, juros), mas dependera tb da repartição inicial da propriedade e da maneira de como ela se transmite por herança.

 

O modo de como resolver os problemas econômicos depende muito do sistema econômico de cada país. (Sistema Liberal = o estado não se envolve; Sistema Social = o estado manda na economia). A maioria dos países funcionam no sistema mixto, onde uma parte da economia é comandada pelas famílias e outra pelo estado.

“Toda escolha implica uma renuncia. (O que eu fiz, qual a melhor escolha). A idéia é maximizar os resultados.” Ex eu pago a facul mais com esse dinheiro poderia comprar um carroao fazer uma coisa vc abre Mao do uso alternativo de outra coisa.

SISTEMAS ECONOMICOS - Capitalista: regido pelas forças de mercado, predomina a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção. Socialista: os problemas são resolvidos por um órgão chamados de meios de produção, onde englobam os bens de capitais, terras, bancos e matéria-prima.

FLUXO REAL x MONETÁRIO: Os agentes econômicos são as famílias (produtores e consumidores) e as empresas (produtores). As famílias são proprietárias dos FP e os fornecem as unidades de produção (empresas) no mercado dos fatores de produção.  As empresas produzem bens e serviços e os fornecem as famílias (Mao de obra e recebem remuneração) no mercado de bens e serviço.

O fluxo real da economia é uma simplificação drástica da realidade, onde famílias e empresas exercem duplo papel. No MBS, as famílias demandam bens e serviços, já as famílias os oferecem. No MFP, as famílias oferecem o serviço que são de sua propriedade e as empresas os demandam.

BENS DE CONSUMO: os que atendem as necessidades humanas, classificados como duráveis (automóveis, geladeiras) e não-duráveis (alimentos, produtos de limpeza).

INTERMEDIÁRIOS: são aqueles transformados/agregados na produção de outros vens e são consumidos no processo produtivo (matéria-prima).

Os bens finais são vendidos para consumo, os bens de capital não são consumidos no processo produtivo, então são bens finais.

ARGUMENTOS POSITIVOS: argumentos que não envolvem valor, se refere a proposições básicas. (Ex: Na FAI existe petróleo – informação positiva falsa).

 NORMATIVOS: analise que contem explicita ou implicitamente um juízo de valor, o que deveria ser. (Ex: O governo deveria retirar esse petróleo).

DEMANDA = PROCURA: desejo de comprar um bem, acompanhado do dinheiro pra comprar. O 1º determinante da demanda é o preço. Segundo é renda e terceiro o gosto.

OFERTA: desejo de vender, acompanhado do bem para vender.

BENS RELACIONADOS – Complementais: bens consumidos em conjunto (arroz e feijão; carro e gasolina). Se cair a venda de um, a do outro cai tb. Substitutos: consumidos de maneira alternativa, substitui um alimento por outro. (Milho > preço, muda p/ canola. Milho < preço, não muda).

ELASTICIDADE: medida de reação de uma variável diante de outra variável. Se o preço aumenta, cai a demanda. Os determinantes da elasticidade são: substituição, necessidade, horizonte temporal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com