TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese de Casos de Concentração Econômica Julgados pelo CADE

Por:   •  9/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Karoline dos Santos Roque, RA: 001201500930

Nome: Rodrigo da Rocha Dorta, RA: 001201500851

Universidade São Francisco (USF) – Bragança Paulista/SP

Curso de Direito – 8º Semestre – Matutino

Economia e Livre Concorrência – Ricardo Cintra de Almeida

Atividade Componente de N1

Síntese de casos de concentração econômica julgados pelo CADE

Antárctica – Brahma

A Ambev (American Beverage Company) é uma das maiores cervejarias e companhias de bebidas do Mundo, formada pela fusão das marcas brasileiras: Companhia Antárctica Paulista e Companhia Cervejaria Brahma.

As duas empresas foram fundadas originalmente no fim do século XIX e foram crescendo, incorporando cervejarias menores e ganhando mercado ao longo do século XX. A Brahma produzia e distribuía no Brasil produtos da marca PepsiCo e da cervejaria americana Miller. A cerveja Brahma manteve-se líder de mercado por quase toda década de 1990, apesar disso tanto a marca Brahma como a Antarctica diminuíram um pouco seu lugar no mercado devido ao crescimento de concorrentes.

Já a Antarctica, em 1922, começou produzir o guaraná Antarctica, produto principal da economia. Adquiriu algumas cervejarias menores como a Bavaria. Na década de 1970 a empresa começou a expandir-se internacionalmente, através da exportação do Guaraná Antarctica. Ao longo dos anos de 1990, o mercado de cerveja começou a ficar cada vez mais competitivo com o fortalecimento da Brahma, que tornou o quadro desfavorável para a Antarctica, que começou a perder lugar nesse mercado também. A perda de participação no mercado se tornou constante tanto no mercado de cervejas como no de refrigerantes e o grau de endividamento ficava cada vez mais alto.

Foi neste contexto que em primeiro de Julho de 1999 as duas Companhias anunciaram a sua fusão e composição da AmBev. A união passou a concentrar 73% do mercado brasileiro de cerveja, o que gerou um verdadeira “Conflito de Cervejas” na época. As marcas Kaiser e Schinkariol foram contras e o caso da fusão foi levado para julgamento pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com