TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário Adam Smith

Por:   •  20/9/2018  •  Resenha  •  1.820 Palavras (8 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 8

Adam Smith

Biografia:

Adam Smith nasceu na Escócia, onde viveu quase toda a sua vida (1723-1790). Cursou as universidades de Glasgow e Oxford (1737-1746) e foi professor em Glasgow, de 1751 a 1764.

        •        Em 1759, publicou uma de suas duas principais obras: “Um tratado de filosofia social e moral”.

        •        Em 1776, publicou sua obra mais importante: “A Riqueza das Nações”.

        •        Smith se distingue de todos os economistas que o antecederam porque foi o primeiro a elaborar um modelo abstrato completo e relativamente coerente da natureza, da estrutura e do funcionamento do sistema capitalista.

        •        Esses modelos sistemáticos do capitalismo, considerados no todo ou em parte, caracterizaram as obras da maioria dos economistas importantes, a partir de Smith.

        •        O modelo de Smith foi o primeiro a exercer influência no moderno pensamento econômico; a maioria dos economistas dos séculos XIX e XX podem associar muitas de suas ideias importantes a conceitos formulados sistematicamente, pela primeira vez, por Smith, em A Riqueza das Nações.

Contesto Histórico:

        •        O modo de produção capitalista, após finalmente romper os grilhões do feudalismo e superar o período transitório do mercantilismo, atingiu seu clímax e revelou com mais clareza suas características socioeconômicas intrínsecas na Revolução Industrial, que ocorreu primeiro na Inglaterra e na Escócia, por volta das três últimas décadas do século XVIII e começo do século XIX, e difundiu-se por muitas partes da Europa Ocidental, no início do século XIX.

        •        O fato de Adam Smith ter escrito A Riqueza das Nações na época em que a

Revolução Industrial estava apenas começando é uma prova tanto do fato de que muitas características econômicas que viriam a dominar as grandes cidades industriais no início do século XIX estavam presentes, de alguma forma, em algumas cidades inglesas e escocesas de meados do século XVIII (principalmente Glasgow), como também do fato de que Adam Smith era, na verdade, um cientista social extremamente perspicaz.

        •        Um grande historiador daquela época escreveu o seguinte: “Smith, analisando a organização econômica da indústria de sua época, conseguiu, claramente, observar mais ou menos como norma o que muitos historiadores econômicos de hoje, com uma visão retrospectiva da mesma época, só conseguiram observar como exceção”.

        •        Nas manufaturas, o comerciante capitalista poderia ser considerado economicamente distinto, não só do mercador, como também do trabalhador assalariado. Além do mais, na época de Smith, era nessas manufaturas que estava, claramente, o grande potencial da organização capitalista de produção. Smith ficou muitíssimo impressionado com o grau de divisão do trabalho nas manufaturas e com os resultantes aumentos de produtividade do trabalho.

        •        Nesse contexto, Smith foi o primeiro economista importante, a fazer a clara distinção entre os lucros que se destinavam ao capital industrial, salário, aluguel e o lucro do capital comercial. Também foi o primeiro a avaliar o significado do fato de que as três principais categorias funcionais de renda – lucros, aluguéis e salários – correspondiam às três classes sociais mais importantes do sistema capitalista de sua época – os capitalistas, os proprietários de terras e os operários “livres”, que só podiam viver se vendessem sua força de trabalho em troca de um salário. Também elaborou uma teoria histórica na qual procurou explicar a evolução dessa forma de sociedade de classes e uma teoria sociológica para explicar as relações de poder entre as três classes.

A RIQUEZA DAS NACÕES

A divisão do trabalho:

Citação:

“O maior aperfeiçoamento nos poderes produtivos do trabalho e a maior parte da técnica, habilidade e julgamento com os quais estejam direcionados ou aplicados em qualquer lugar parecem ter sido os efeitos da divisão do trabalho.”

Adam Smith realizou um levantamento sobre o aumento da produtividade numa nação e chegou a conclusão que existe uma relação direta com a divisão do trabalho. Ele entende que se uma pessoa for colocada para fabricar um alfinete, e essa mesma pessoa não souber como fazer o serviço, ela passará o dia inteiro sem produzir. Dessa forma ele defende a ideia de que se esse mesmo trabalho for divido por mais pessoas, e que cada uma fique responsável por uma etapa da produção, se especializando e aprimorando seus conhecimentos sobre o que está fazendo, a produção aumenta consideravelmente. Adam cita um exemplo de como essa divisão é eficaz no processo de produção.

“Um operário desenrola o arame, outro o endireita, um terceiro o corta, um quarto faz as

pontas, um quinto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer uma

cabeça de alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes; montar a cabeça já é uma

atividade diferente, e alvejar os alfinetes é outra; a própria embalagem dos alfinetes também

constitui uma atividade independente. (SMITH, 1994, p.42)”

Smith aponta também em sua teoria três vantagens no processo de divisão do trabalho que é capaz de  aumentar a quantidade de produção.

        •        Primeiro: O aperfeiçoamento. Cada trabalhador desenvolve uma habilidade maior na realização de uma simples tarefa repetitivamente, pois quando as atividades realizadas estão em âmbito específico essas mesmas atividades tendem a ter uma profundidade e um conhecimento mais aprofundado, diante disso, a sua qualificação e habilidade em determinado setor aumenta.                

        •        Segundo: A economia do tempo. Adam entende que quando um funcionário realiza mais do que uma função dentro de uma produção, ele acaba não se dedicando por inteiro em cada um delas, e dessa forma a qualidade do serviço prestado não seria a mesma se ele estivesse focado e uma só. Alem do tempo em que ele perderia passando de uma função para a outra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (105.2 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com