TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintetizar o Plano de Ensino de Economia Política

Por:   •  24/11/2016  •  Resenha  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Sintetizar o Plano de Ensino de Economia Política, destacando os aspectos principais (objetivo, conteúdo, utilizando a bibliografia básica para esclarecimentos);

Economia é a ciência social que estuda de qual forma a sociedade delibera o emprego de recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, para distribuir entre toda a sociedade com a intenção de satisfazer as necessidades humanas, que em contraposição aos recursos produtivos não são escassos.
A economia política, formou-se a partir da escola Clássica e trata-se de um conjunto de medidas tomadas pelo governo de um país, com o escopo de agir e intervir  a respeito dos mecanismos de produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Essas medidas por sua vez, cumprem os critérios de ordem politica e social, tendo em vista que determinam quais elementos da sociedade serão favorecidos com as diretrizes econômicas advindas do Estado.

De acordo com o plano de ensino a ciência econômica estuda a evolução do pensamento econômico, as características do sistema de produção capitalistas, os setores econômicos , os fatores de produção e as suas duas grandes áreas ( microeconomia e macroeconomia).
A ciência econômica é um ramo do conhecimento que tem como objetivo de estudo a decisão do ser humano sobre a produção , ou seja , a atuação do homem sobre a natureza para obtenção de bens e serviços , através de certo processo produtivo . 
O processo produtivo tem como elementos os fatores de produção ( recursos naturais , capital e recursos humanos ) que são movimentados pelas unidades produtoras ( empresas )  presentes nos três Setores da economia , primário , secundários e terciário . 
A abrangência e o conteúdo de uma politica econômica divergem de um país para outro e dependem do ponto de vista dos governantes a respeito da função do Estado no conjunto da sociedade.
É possível classificar as politicas econômicas em três modelos, de acordo com os objetivos governamentais, são eles: estruturais, de estabilização conjuntural e de expansão, e cada um destes modelos fundamentam-se em correntes de pensamentos econômicos e relacionam-se a critérios políticos e ideológicos. Essas sujeições das disposições governamentais aos partidos teóricos participaram de  todo o desenvolvimento do capitalismo e fortaleceram-se após a crise de 29, momento em que o Estado passou a intervir diretamente na economia, afim de controlar as crises e promover o desenvolvimento do sistema.
Isto posto, é necessário         entender, inicialmente, que a finalidade do estudo da economia é         elaborar projetos para resolver, ou minimizar os problemas econômicos existentes, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Em síntese, em se tratando de governo é imprescindível reconhecer quais são as atribuições da óptica do desempenho da Política Econômica. Podem ser ressaltados diversos objetivos da politica econômica, e isto varia de acordo com a perspectiva a ser optada. Todavia, é plausível destacar quatro objetivos fundamentais para facilitar o entendimento do tema : crescimento da produção e do emprego, controle da inflação, equilíbrio nas contas externas e melhor distribuição de renda no país.

Bibliografia: livro:Introdução á Economia: uma abordagem estruturalista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com