TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Econômicos e Sociedade

Por:   •  26/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ COTIA

ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO

ATIVIDADE PARA COMPOR A NOTA DA AV1

Professora: Márcia Aparecida de Oliveira

Disciplina: Panorama Econômico

COTIA

2017

Sistemas Econômicos e Sociedade

Capitalismo e Socialismo

Capitalismo

Capitalismo é um sistema econômico onde os meios de produção e distribuição são propriedade privada e visa a lucratividade. Nesse sistema, decisões sobre oferta, demanda, distribuição, preço e investimentos são decididos pelo mercado, não pelo governo; os lucros são divididos entre os proprietários e investidores da empresa e os salários são pagos aos trabalhadores em troca de sua força de trabalho.

O feudalismo era o sistema predominante antes do capitalismo, onde a riqueza vinha da exploração de terras e trabalho dos servos. Com o progresso na área agrícola e a urbanização o feudalismo entrou em decadência, surgindo assim o capitalismo

Toda mercadoria/produção é destinada para venda, não para uso pessoal, o trabalhador recebe sua remuneração em troca de seu trabalho, toda negociação envolve dinheiro e o capitalista tem a liberdade de admitir ou demitir colaboradores conforme sua necessidade já que é o dono do capital e da propriedade.

Socialismo

O socialismo surgiu no século XIX como um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento tinha como objetivo confrontar o liberalismo e o capitalismo.

Baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras era a realidade na qual o trabalhador era subordinado naquela época. Nesse sentido, o socialismo propõe a extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado e controle do Estado e divisão igualitária da renda.

Existem dois tipos de socialismo, o utópico e o científico. Os precursores do pensamento utópico foram Saint-Simon (1760-1825), Charles Fourier (1772-1837), Louis Blanc (1811-1882) e Robert Owen (1771-1858). Os idealizadores do socialismo científico são os conhecidos Karl Marx e Friedrich Engels.

De acordo com Benedito Moraes Neto (2005, p. 41)

[...] Depois Friedrich Engels diferenciou socialismo utópico de socialismo cientifico. Para ele o socialismo utópico “criticava o modo de produção capitalista existente e suas conseqüências, mas não conseguia explicá-lo nem, podia, portanto, destruí-lo ideologicamente; nada mais lhe restava senão repudiá-lo, pura e simplesmente, como mau.

O Capitalismo sofreu muitas críticas, conforme Benedito Moraes Neto (2005, p. 87)

O capitalismo, no século XXI, apenas sobrevive graças a um processo que multiplica mais e mais a misérias, a violência e a irracional destruição massiva de forças produtivas. Apesar das últimas revoluções tecnológicas (a molecular e a digital), o capitalismo não pode atender, a não ser de forma localizada e, por muito pouco tempo, mesmo as reivindicações mais elementares dos seres humanos. Nos EUA, país capitalista detentor hoje de uma hegemonia quase absoluta, não se conseguiu resolver nem os problemas relativamente mais simples, como, por exemplo, aqueles de moradia para toda a população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com