TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre o design contemporâneo

Por:   •  9/7/2017  •  Resenha  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

Josiah Wedgwood

Josiah foi um grande empresário ceramista em meados de 1960, que sempre buscava aprimorar seus meios de fabricação, procurando desenvolver novas técnicas fabris afim de atingir a precisão uniforme em seus produtos. Foi um grande percussor do que conhecemos por “linha de produção”, onde cada operário é responsável por uma pequena fração do desenvolvimento do todo.

Wedgwood pode, e deve, ser considerado um exemplo de sucesso inspirador, uma vez que além de atingir seus objetivos, seus produtos são comercializados até hoje.

Percursos do design

O design sempre esteve presente na humanidade. Desde a primeira ferramenta que o homem pensou, ali estava ele, planejando, desenvolvendo e executando. A evolução do processo de criação está cada vez mais rápido, já que o pensamento o humano tende ao infinito. Temos plena capacidade de ditar ao mundo como ele deve se comportar, mostrando sempre um novo meio de resolver um problema. Mas com grandes poderes vem grandes responsabilidades, devemos aprender com os erros do passado visando sempre um futuro melhor para todo mundo.

Art Nouveau

O período Nouveau é, para muitos, um dos mais belos e revolucionários. Uma resposta à revolução industrial.

As fábricas cada vez mais automatizadas tornavam a mão de obra cada vez menos necessária . a partir disso uma nova visão de trabalho instaurou-se. Com a tecnologia de fabricação aliada ao caráter único do artesanato, criando produtos mais “humanos” e  sentimentais, coisa que seria impossível para uma linha de produção na época.

Com curvas sinuosas lembrando os movimentos da natureza, uma abordagem do feminino  com cada vez mais destaque nas obras, uso de cristais... O período Nouveau deixou uma grande herança no design, inspirando até a atualidade.

Bauhaus

A escola de Bauhaus, fundada em  1919 por Walter Gropius, foi um grande marco no design mundial. Podemos afirmar que, se hoje temos cursos de design da forma que conhecemos, foi graças a ela. Os membros fundadores estipularam métodos de ensino, cronogramas e grade curricular dividida em módulos. Foi uma importante iniciativa  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (28.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com