TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÉTIMA ATIVIDADE – HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO I

Por:   •  8/11/2018  •  Exam  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

SÉTIMA ATIVIDADE – HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO I

ARYANY ATZORI DE SOUZA ALVES

Respostas:

1 – A dura disciplina implantada sob o novo sistema fabril, combinada às condições deploráveis de vida nas cidades, gerou uma inquietação social na Inglaterra e na França durante as primeiras décadas do século XIX, incentivando a emergência do pensamento econômico socialista. Na concepção dos socialistas, quais eram as causas das desigualdades sociais? Utilize as ideias de pelo menos três pensadores socialistas para ilustrar sua resposta.

2 – Apesar do consenso em torno de certas questões de princípio, os socialistas discordavam em relação à estratégia a ser adotada para a instauração do socialismo. Um aspecto importante dessa divergência refere-se ao papel do Estado. Contraponha a visão de William Godwin à de Saint-Simon a esse respeito.

3 – Segundo Heilbroner, a teoria dialético-materialista da história constitui uma das principais contribuições de Karl Marx. Explique essa teoria, apontando as correntes filosóficas que influenciaram o seu desenvolvimento. Como a dialética de Hegel foi aplicada por Marx na construção do materialismo histórico?

4 – Marx forneceu um novo conteúdo ao conceito de alienação de Feuerbach, aplicando-o à propriedade privada. Diferencie as duas noções de alienação.

5 – Discuta os seguintes conceitos: (a) forças produtivas; (b) relações de produção; (c) modo de produção.

6 – De acordo com Marx, a mercadoria aparece como valor de uso e valor de troca. Para o autor, o que determina o valor de troca? Como ocorre o desdobramento da forma “mercadoria” na forma “dinheiro”?

7 – No que consiste o fetichismo da mercadoria?

8 – Segundo Marx, o dinheiro transforma-se em capital ao movimentar-se conforme um circuito específico, a saber: D – M – D’, em que D’ = D + ΔD. Neste processo, ocorre uma expansão do valor, já que D’ > D, sendo o valor acrescentado ao capital inicial (ΔD) a mais-valia ou lucro do capitalista. Qual a origem da mais-valia (utilize a diferença entre valor de uso e valor de troca da força de trabalho em sua resposta)? Como é calculada a taxa de mais-valia?

9 – Quais os efeitos da acumulação capitalista sobre a composição orgânica do capital? Por que Marx vislumbrou uma tendência secular à queda da taxa de lucro?

10 – Explique a “lei geral da acumulação capitalista” formulada por Marx, relacionando-a com os salários de subsistência dos trabalhadores e com a possibilidade de crises econômicas.


11 – Em uma sociedade capitalista, o preço surge como uma forma necessária do valor, mas infiel, na medida em que é regulado pela disputa entre capitais. Discuta essa afirmação, explicando como se dá a formação de preços no capitalismo. Com base em sua resposta, explique por que podemos considerar a teoria do valor de Marx como uma teoria da valorização.

12 – De acordo com Marx, o que é juros? Por que, no capital portador de juros, a relação capital atinge sua forma mais alienada e fetichista?

13 – Para alguns autores, a categoria “capital fictício” em Marx deve ser explicada como um desdobramento da forma “capital portador de juros”. Descreva esse processo e aponte os impactos do capital fictício sobre a dinâmica capitalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (129 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com