TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO

Por:   •  16/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

E UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

UNIDADE ACADÊMICA PORANGATU

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO

Acadêmicos (a): Adrielle Maria da Silva;

1 – Defina com suas palavras, cada um dos conceitos geográficos e cite um exemplo de cada.

  1. Espaço Geográfico

Espaço geográfico é o objeto de estudo da ciência, no qual a geografia tem como estudo a sociedade, o espaço de fundamental para a geografia, para entender o espaço geográfico significa compreender o papel que a ciência possui e sua relação entre a sociedade e natureza. Pode ser entendido como espaço natural que foi modificado pelo trabalho ou a mão do homem, é o lugar de ação e interação entre os elementos naturais e culturais, ou seja, os elementos naturais são elementos produzidos pela natureza, já os culturais são elementos produzidos pelo homem. O processo pelo qual o homem vive e modifica depende da natureza, a relação entre a natureza/homem. Já dizia Milton que não há espaço geográfico sem a presença do homem e vice-versa.

Alguns autores têm várias formas concepções diferentes para definir o espaço. Segundo Milton Santos o espaço precisa ser tratado como totalidade, formas de representatividades historicamente por processos tantos do passado como do presente. Para Lefebvre o espaço é um produto social. Espaço que não pode ser compreendido como espaço físico. Ainda afirma que a natureza não produz, ela cria e o homem modifica seu trabalho.

Portanto devemos compreender as transformações do espaço geográfico, é um processo contínuo que vem desde a criação da humanidade, antigamente era de forma mais lenta, mas hoje com o surgimento das técnicas o processo de transformação foi aprimorando e permitiu que o homem desenvolvesse sua capacidade. Temos como exemplo espaço geográfico: natural (como os rios, os solos, as árvores) artificial (as casas, a pecuária).

  1. Região

O que determina e delimita uma região é a característica em comum pertinentes a ela, que se diferenciam das características dos outros lugares. Dessa forma, podem existir diferentes regiões e ao mesmo tempo, regiões que podem compartilhar um grupo de características semelhantes entre si, mas que podem ocorrer em uma outra localidade. Determinam segundo os critérios naturais, do clima, da vegetação, hidrografia, relevo, etc., que evidenciam a vida dos habitantes de cada região.

  1. Território

O conceito de território é considerado como um conceito-chave da geografia, é formado a partir da relação de poder, ou seja, está ligada à ideia de domínio por uma relação de posse de uma determinada área ou uma denominação. Na geografia o conceito de território ganhou várias definições para muitos geógrafos. O território pode ser entendido como uma escala nacional. Ratzel que definiu o conceito de território como espaço definido e controlado. Santos caracteriza o território com uma abordagem política.

Temos como exemplo o Brasil é pais onde existe uma força onde exerce seu poder pelo território, a força é o governo federal que comanda que dita regras sobre território brasileiro. Já nos estados que vai comandar o estado é o governo estadual que vai exerce seu poder sobre o estado, já os municípios vai ser comando pelo prefeito municipal, ele que vai exercer seu comando. Todo espaço precisa de alguém para exercer seu poder. O território pode variar não é apenas fixo. O poder pode exercido por pessoas ou grupos sem o qual não se define o território, cada um tem sua autonomia. O conceito de território pode ser entendido como o controle administrativo, fiscal, jurídico, político ou econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (43 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com