TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DICIPLINA

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

PROFESSORA

DEISI LIMA  MARTINS

GRUPO ACADÊMICO

NILSON ROBERTO MARQUES DE LIMA RA:2300002536

MATHEUS CARNEIRO BARRETO RA:3690451669

ARTHUR SANTANA COELHO RA:3684494916

CAMPO GRANDE MATO GROSSO DO SUL

2014

Sumário

Introdução.................................................................................................3

Desenvolvimento.......................................................................................4

Conclusão..................................................................................................5

Referências................................................................................................6

Introdução

A empresa Jc Confecções, esta situada em um bairro da periferia da cidade de Campo Grande Mato Grosso do Sul; e esta passando por dificuldades  na área  administrativa, financeira e contábil. Os irmãos José e Carlos, são os fundadores da empresa  onde foi fundada  há dois anos e passa por dificuldades em diversas áreas.

Os funcionários estão sem foco nos resultados; os clientes insatisfeitos com atendimento; formas de pagamento e com os produtos  por não serem  diversificados.

Ainda assim; os irmãos  José e Carlos tentam com o pouco que resta vencer a situação que impera dentro de seus negócios.

Desenvolvimento

Frederick Taylor – 1911.

Após uma breve avaliação  realizada na empresa Jc Confecções; foi possível constatar alguns problemas na sua estrutura administrativa.

Segundo Frederick Taylor; uma das idéias básicas da administração, é o processo  de tomar decisões  agrupadas em quatro categorias  chamadas funções; cada uma delas um processo em si.

São:

Planejamento =  A empresa Jc Confecções, encontra-se sem objetivos e metas a serem alcançadas. Um dos  principais pontos  e metas dentro de uma organização, esta em planejar suas  atividades e dividi-las  as responsabilidades com todos os colaboradores e trazer incentivo para o cumprimento  das  obrigações  dentro de cada função especifica.

Comando = A falta de autoridade para fazer com que  os colaboradores executem  as atividades a serem desempenhadas dentro de cada função. Ao longo de sua carreira; Taylor procurou resolver esses e outros problemas que eram  e continuam sendo comuns nas empresas, aonde provocam perdas.

Coordenação = Segundo Taylor, a falta de comprometimento com as atitudes e esforços da empresa e a falta de valorização no ramo de atividade em que esta inserido, tem  substanciado uma falta  de organização nas distribuições  das atividades.

Controle = Ainda assim, sem  o uso dos padrões ou medidas que visem ou assegurem  todas as atitudes aplicadas, a empresa não terá lucratividade, satisfação e resultados positivos entre os  colaboradores e seus  clientes.

Henry Fayol

Fayol foi considerado o personagem  mais  importante que sistematizou e divulgou  as ideias da  escola clássica da administração.  De acordo com  Fayol, a administração é uma atividade comum  em todos os empreendimentos  humanos, como família, negócios e governo. Henry Fayol quando  passou por experiências dentro das  organizações, formulou ideias e utilizou  as experiências do momento, para alavancar as organizações  do buraco crescente.

Segundo Fayol, uma empresa é totalmente dividida dentro de suas atividades tanto técnica, comercial e financeira. Fayol considerava a empresa como sistema racional de regras e de autoridade, que justifica sua existência na medida em que atende ao objetivo primário, de  fornecer valor na forma de bens e serviços a seus consumidores.

Segundo Fayol; o trabalho do dirigente de uma empresa consiste em tomar decisões, estabelecer metas e definir diretrizes, atribuir  responsabilidade aos integrantes da organização de modo que as atividades sejam planejadas e organizadas dentro de uma sequência logica. Dentro de sua linha de pensamento, Fayol reuniu dezesseis  deveres  dos gerentes  e administradores em uma organização de pensamento.

São:

Assegurar, preparar e executar.

Cuidar, ser  coerente  com os recursos e objetivos

Estabelecer autoridade construtiva, competente, energética e única.

Harmonizar e coordenar os esforços.

Formular decisões simples, mas nítida e precisa.

Organizar o processo seletivo.

Definir obrigações  claras.

Encorajar.

Recompensar os serviços prestados.

Usar sanções  contra faltas e erros.

Manter disciplina.

Subordinar interesses individuais.

Manter a unidade de comando.

Supervisionar as  ordens  humanas.

Obtenção de controle.

Combater o excesso burocrático dos  documentos.

Jc Confecções e o empreendedorismo.

A empresa Jc Confecções é uma empresa conceituada no ramo de confecções; cujo objetivo de suas atividades tem sido frustrados  por:

  • Queda nas vendas;
  • Reclamação dos clientes;
  • Falta de hierarquia funcional;
  • Falha na comunicação entre os colaboradores e os clientes;
  • Baixa qualidade do produto final;
  • Má gestão nos setores e na administração;
  • Falta de intercâmbio com os distribuidores da matéria prima;
  • Falta de distribuição de funções específicas.

Analisando então todos os fatores existentes na Jc Confecções; chegamos a seguinte regulamentação para o pleno desempenho de suas  atividades têxteis.

No montante de suas operações no mercado competitivo, será  traçado um plano de administração para a satisfação de seus proprietários , colaboradores e clientes. Pegaremos  os irmãos; José e Carlos e faremos um aprimoramento de suas atividades dentro da empresa, juntamente com seus funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (145.8 Kb)   docx (59.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com