TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERRORISMO NA EUROPA E NA AMÉRICA DO NORTE: POR QUE

Por:   •  1/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.135 Palavras (9 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 9

        UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

Graduação no Curso de Ciências Econômicas

ANA CAROLINA RODRIGUES SOARES

PRISCILLA VIEIRA LOPES DE LIMA

TERRORISMO NA EUROPA E NA AMÉRICA DO NORTE: POR QUE

Governador Valadares

        2018

ANA CAROLINA RODRIGUES SOARES

PRISCILLA VIEIRA LOPES DE LIMA

TERRORISMO NA EUROPA E NA AMÉRICA DO NORTE: DE ONDE ESTÁ VINDO?

Trabalho apresentado no curso de graduação de Ciências Econômicas na Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares

Governador Valadares

2018

Introdução

O terrorismo é um feito que ocorre mundialmente, e tem sido cada vez mais constante. Afeta a paz e a segurança do país que está sendo atacado, já que é usado para criar um clima geral de medo em uma população e, assim, trazer um objetivo político particular. O terrorismo tem sido praticado por organizações políticas com objetivos esquerdistas e de direita, por grupos nacionalistas e religiosos, por revolucionários e até mesmo por instituições estatais como exércitos, serviços de inteligência e polícia.

As definições de terrorismo geralmente são complexas e controversas e, devido à ferocidade e violência inerentes ao terrorismo, o termo em seu uso popular desenvolveu um intenso estigma. Foi criado pela primeira vez em 1790 para se referir ao terror usado durante a Revolução Francesa pelos revolucionários contra seus oponentes. O partido jacobino de Maximilien Robespierre realizou um Reinado de Terror envolvendo execuções em massa pela guilhotina. Embora o terrorismo neste uso implique um ato de violência por um estado contra seus inimigos domésticos, desde o século 20 o termo tem sido aplicado com mais frequência à violência dirigida, direta ou indiretamente, aos governos em um esforço para influenciar políticas ou derrubar um existente regime.  

A fim de atrair e manter a publicidade necessária para gerar medo generalizado, os terroristas devem se envolver em ataques cada vez mais dramáticos, violentos e de alto nível. Estes incluíram sequestros, carros-bomba e, frequentemente, atentados suicidas. Embora aparentemente aleatórias as vítimas e os locais dos ataques terroristas são frequentemente selecionados cuidadosamente pelo seu valor de choque. Escolas, shopping centers, estações de ônibus e trem, e restaurantes e casas noturnas têm sido alvo tanto porque atraem grandes multidões quanto porque são lugares com os quais membros da população civil estão familiarizados e nos quais se sentem à vontade. O objetivo do terrorismo geralmente é destruir a sensação de segurança do público nos lugares mais familiares para eles. Os principais alvos às vezes também incluem edifícios ou outros locais que são importantes símbolos econômicos ou políticos, como embaixadas ou instalações militares.

Algumas definições tratam todos os atos de terrorismo, independentemente de suas motivações políticas, como simples atividade criminosa. Por exemplo, nos Estados Unidos, a definição padrão usada pelo Federal Bureau of Investigation (FBI) descreve o terrorismo como “o uso ilegal de força e violência contra pessoas ou propriedades para intimidar ou coagir um governo, a população civil ou qualquer segmento dele”. O elemento da criminalidade, no entanto, é problemático, porque não distingue entre diferentes sistemas políticos e jurídicos e, portanto, não pode explicar casos em que os ataques violentos contra um governo podem ser legítimos.

Desde o século XX, a ideologia e o oportunismo político levaram vários países a participar do terrorismo transnacional, muitas vezes sob o pretexto de apoiar movimentos de libertação nacional. (Assim, tornou-se comum dizer que o terrorista de um homem é o combatente da liberdade de outro homem”.) A distinção entre terrorismo e outras formas de violência política tornou-se indistinta - particularmente porque muitos grupos guerrilheiros costumam empregar táticas terroristas - e questões de jurisdição e legalidade foram igualmente obscurecidos.

As greves terroristas mais mortíferas até hoje foram Ataques de 11 de setembro (2001), nos quais terroristas suicidas associados a al-Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais, colidindo com dois deles nas torres gêmeas do complexo World Trade Center em Nova York e o terceiro no Pentágono edifício perto de Washington, DC; o quarto avião caiu perto de Pittsburgh, na Pensilvânia. Os acidentes destruíram grande parte do complexo do World Trade Center e uma grande parte de um lado do Pentágono e mataram mais de 3.000 pessoas. Mas ao contrário do que se imagina, não são os países desenvolvidos, como os Estados Unidos, os que mais sofrem com os atentados. Afeganistão, Iraque, Paquistão, Nigéria e Rússia são os países mais afetados do mundo. Juntos, os cinco países somam 8.961 mil mortes por atentados só no ano de 2012. Depois do atentado de 11 de setembro de 2001, a importância dada ao tema cresceu exponencialmente. Apesar dos atentados estarem concentrados nos cinco países citados, o tema terrorismo figura no topo da agenda internacional de muitos Estados e organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Vem crescendo o debate em torno do que é o terrorismo e o que caracteriza um ato terrorista. Porém, isso não é sinônimo de que o mundo esteja caminhando para um consenso sobre estes pontos.

OBJETIVO

O objetivo desse trabalho é demonstrar a influência dos ataques terroristas no mundo nos últimos anos. Onde acontece com mais frequência os ataques, os possíveis motivos e qual o impacto na economia no país atacado e na economia como um todo, uma vez que é um tema atualmente muito falado, já que tem aumentado significativamente os números dos ataques terroristas.

METODOLOGIA

Onde são os ataques? [pic 1]

De acordo com pesquisas até 2016 foram registrados 4151 atos terroristas no mundo, concentrados na África Subsaariana e no Oriente Médio, como é representado no mapa acima em que essas regiões estão em um risco mais severo e suscetível aos ataques terroristas. De 2015 para 2016, o ocidente teve um aumento de 175% dos ataques, a África Subsaariana 64% e o Oriente médio 53%, ou seja, os ataques terroristas estão em frequente aumento. Uma vez que as pessoas que aderem esse movimento estão cada vez mais vidradas em emitir avisos para a sociedade de que não estão satisfeitas. Atualmente, os ataques estão sendo feitos através de veículos, armas brancas e não são detectáveis com antecedência pelos serviços de segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (286.3 Kb)   docx (419 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com