TRABALHO EAD PERNAMBUCO - PROJETO
Por: Givison Alves • 30/4/2017 • Projeto de pesquisa • 597 Palavras (3 Páginas) • 370 Visualizações
Técnico de Logística
Polo: Paulista EREMAC (Escola Professor Arnaldo Carneiro Leão)
Aluno: Givison Alves do nascimento
1.
- Selecionar mercados para a venda do produto
 
Produto escolhido é a Cana de açúcar , sendo um grupo de espécies de gramíneas perenes altas do gênero Saccharum, tribo Andropogoneae, nativas das regiões tropicais do sul da Ásia e da Melanésia e utilizadas principalmente para a produção de açúcar e etanol. Foco no crescimento do mercado na China, E.U.A , Venezuela.
- Identificar tendências e expectativas
 
O centro de estudos avançados em economia aplicada ( Cepea,Esalq,USP) estima para este ano preços firmes do açúcar e do etanol no mercado interno . conforme o Cepea , a projeção de déficit global de açúcar e o real desvalorizado ante o dólar devem mantem a cotação do alimento em alta, o que já vinha sendo observado.
Os preços do açúcar no mercado spot paulista ( para entrega imediata) estão acima de R$ 80 no maior patamar desde 2012 . Para o etanol , o cenário é “um pouco mais positivo” que em 2015.
Recentemente , os Estados unidos anunciaram , por meio Agência de Proteção Ambiental (EPA) , regulamentação prever que em 2016 será misturado mais de 65 bilhões de litros de combustíveis renováveis em gasolina em seu território. Sabendo disso, temos expectativas de crescimento de receita, produção e consolidação como uma das maiores empresa de exportação de cana de açúcar para nosso publico alvo.
- Reconhecer a concorrência
 
Brasil é o maior exportador de cana de açúcar do mundo, Os próximos cinco maiores são Índia, China, Tailândia , Paquistão e México que também investe na exportação , sendo assim fortes concorrências para o negocio. Podendo ter custo mais baratos na mao de obra e transportes.
- Conhecer e avaliar oportunidades e ameaças
 
Oportunidades :
- O mercado tem um enorme potencial de crescimento,
 - Aumento na exportação de açúcar
 - Aumento de fabricação e venda de veículos biocombustíveis
 - Disponibilidade de terra para expansão do setor no Brasil
 - Mecanização da colheita
 - Crescimento do consumo do açúcar no mundo
 - Pesquisa em fertilizantes ( variedades que usem menos fertilizantes )
 - Custo baixo na produção do açúcar
 
Ameaças :
- Produtos substitutos do açúcar ( adoçantes ),
 - Inexistência de legislação para padronização visando a exportação ( mercado mundial )
 - Variação climática trazendo redução da área disponível
 - Crise externa pode afetar as exportações de açúcar
 - Concorrentes podem reagir com redução de preços
 - Custo dos Insumos ( Fertilizantes principalmente )
 - Pratica de queimadas
 - Logística para exportação ( filas e atrasos para exportar )
 
2)
- Maior produtividade que os concorrentes ( milho e beterraba ), a demanda mundial de açúcar é o principal condutor do cultivo de cana correspondendo a 80%, pois a parte restante é feita a partir da beterraba.
 
- A sacarose , extraída e purificadas em fabricas especializadas , é utilizada como matéria prima na industrias de alimentos humanos , fermentada para produzir etanol.
 
- A Agroindústria da cana tem adotado politicas de preservação ambiental que são exemplos mundiais na agricultura .
 
- Alem de poder fazer açúcar, etanol e bioeletricidade a cana de açúcar, uma grande fonte de carboidratos serve como matéria prima para produção de glutamato monossódico , conhecido como realçador de sabor da Ajinomoto , sendo produzida pela empresa cem anos. “De acordo com o gerente de comunicação da Ajinomoto no Brasil, Humberto Sagawa, a empresa compra das usinas de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo de 4 a 5 milhões de toneladas em derivados anualmente. “Mais de 90% da produção brasileira do glutamato monossódico vem dos derivados da cana-de-açúcar. Para a empresa essa matéria-prima é vital”, afirmou Sagawa.”
 
- Referencias:
 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cana-de-a%C3%A7%C3%BAcar
http://www.fcnoticias.com.br/paises-que-o-brasil-exporta/
http://www.canalrural.com.br/noticias/cana/precos-acucar-etanol-devem-ser-firmes-2016-diz-cepea-60345
...