TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de planejamento de ações de negócios

Artigo: Tipos de planejamento de ações de negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Artigo  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  202 Visualizações

Planejamento estratégico

No dia a dia das empresas as decisões não são tomadas ao acaso, mas sim com muito planejamento e muita cautela para que tudo ande sempre progredindo, o planejamento é e primeira função do processo administrativo, pois determina quais os objetivos a serem atingidos e como atingi-los.

O planejamento lida com perspectiva para o futuro, quais os objetivos a serem alcançados e quais as melhores formas de fazê-los com o mínimo de custo possível, o papel do planejamento é agir de uma forma proativa antecipando assim os possíveis eventos futuros.

Podemos separar o planejamento em três partes:

Planejamento estratégico, é um planejamento mais amplo é projetada para longo prazo, envolve a empresa em sua totalidade, é definida pela cúpula da organização e é voltada para a eficácia da mesma.

Planejamento tático, é elaborado em cada departamento, é projetado em médio prazo, envolve cada departamento da organização, é definida a nível intermediário da organização e é voltada para a coordenação e integração.

Planejamento operacional se refere a cada tarefa ou atividade em particular, é projetada em curto prazo, envolve cada atividade isoladamente e é voltada para eficiência na execução das tarefas.

O planejamento estratégico é um conjunto de tomada de decisões acerca de fatores que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo, é um processo contínuo de decisões e estratégias e não um plano feito e refeito ano após ano.

Referencias bibliográficas:

CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento da Ação Empresarial in _____

Administração Teoria, Processo e Prática, 3º edição, São Paulo, 2000, p.138-140

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com