TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Estudo das Fibras Animais Vicunha e Alpaca

Por:   •  4/6/2023  •  Artigo  •  4.544 Palavras (19 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

ARTIGO DE REVISÃO

Estudo das Fibras Animais Vicunha e Alpaca

CURSO        : ENGENHARIA TÊXTIL

DISCIPLINA        : POLIMEROS E FIBRAS 1

PROFESSOR        : RITA DE CASSIA SIQUEIRA CURTO VALLE

ALUNO        : ROMEL ANTONIONI ASCENCIÓN CAMPOS.

Blumenau-SC 2022

Pesquisa submetido a

Disciplina de Polímeros e fibras 1 Como Requisito para aprovação. Orientador: Prof. Rita de Cassia

Blumenau-SC 2022

SUMÁRIO

  1. Resumo
  2. Introdução
  3. Revisão do trabalho
  1. Fibra da vicunha.
  2. Distribuição da vicunha no sul-america
  3. Vicunha história.
  4. Fibra de vicunha.
  5. Raça de vicunhas.
  6. Características físicas da fibra de vicunha.
  7. Propriedades químicas da fibra de vicunha
  8. Estrutura da fibra de vicunha
  9. Propriedades físicas
  1. Densidade folicular.
  2. Regain
  3. Desempenho na Lavagem
  4. Suavidade da fibra
  5. Capacidade térmica
  6. Capacidade higroscópica
  7. Inflamabilidad
  8. Tingimento
  9. Usos da fibra da vicunha.
  1. Fibra de Alpaca
  1. Distribuição da Alpaca em sul-America
  2. Alpaca historia
  3. Fibra de Alpaca
  4. Raças de Alpaca
  5. Características físicas da fibra de Alpaca
  6. Propriedades Químicas da fibra de alpaca
  7. Estrutura da fibra de Alpaca
  8. Propriedades Físicas
  1. Densidade folicular
  2. Regain
  3. Desempenho da lavagem
  4. Suavidade da fibra
  5. Capacidade térmica
  6. Inflamabilidade
  7. Capacidade higroscópico
  8. Tingimento
  9. Usos da fibra de Alpaca
  1. Conclusão
  2. Referencias Bibliográficas
  1. Resumo

Os camelideos sul-americanos são animais que moram nas alturas de mais de 3000 msnm, ao ser assim o corpo de eles se adaptaram ao clima frio e gélido dos Andes e o altiplano, desenvolvendo cabelos grossos longos e curtos que se diferenciam por raças e espécies, os antigos habitantes daquelas regiões perceberam isso e aproveitaram seus cabelos para fazer roupas e assim se proteger do frio, então neste trabalho de revisão saberemos como é que as fibras da vicunha e da alpaca se comportam em contato com o corpo humano e que, para isso, foram revisados trabalhos realizados sobre essas 2 fibras, bem como páginas da Internet onde eram conhecidas as propriedades físicas e químicas, bem como suas histórico e comercial. E alguns estudos de tccs em espanhol.

Palavras chaves: fibra, vicunha, alpaca, camelideos, macio, inflamável, etc.

  1. Introdução

Os camelídeos modernos derivam de espécies pré-históricas originários da América do Norte que desapareceram daquela região há mais de 11 milhões de anos. Antes do seu desaparecimento alguns camelídeos ancestrais migraram para o sul do continente para evoluir para os atuais camelídeos sul-americanos que incluem duas espécies domésticas: lhama (Lama glama) e alpaca (Vicunha pacos) e duas espécies selvagens: guanaco (Lama guanicoe) e vicunha (Vicugna vicunha). Neste trabalho de revisão foi estudado só as fibras de vicunha e alpaca assim como o aproveitamento da sua fibra conhecendo a sua caraterísticas tanto físicas e químicas, cabe ressaltar neste ponto que ambos animais compartem muito em comum já que se conheceu de que são parentes, assim que as propriedades que se conheceram são quase parecidas mais não iguais já que têm algumas diferenças tanto no nível biológico como comercial e histórico. Como por exemplo o preço no mercado o preço da vicunha é muito maior que a alpaca e faz sentido porque a fibra de vicunha é obtida cada 3 anos e é essa escassez que faz que essa fibra seja muito cara. E de luxo no mercado.

  1. REVISAO DO TRABALHO

  1. FIBRA DA VICUNHA

Estudos de DNA mitocondrial sugerem que a vicunha e o guanaco foram os ancestrais das alpacas e as lhamas, respectivamente, em processo de domesticação que começou nos Andes Centrais da América do Sul atrás 6000 anos (Kadwell et al., 2001, Gentry et al., 2004, Marin e outros, 2007). e posteriormente alcançou patamares de excelência na Cultura Mochica (Ala, 1977). Atualmente o produto de camelídeos domésticos constituem o principal meio de subsistência para muitos produtores de baixa renda recursos nos países andinos centrais da América do Sul incluindo Equador, Peru, Bolívia, Argentina e Chile. O uso de fibras produzidas por camelídeos selvagens ainda é limitado, mas potencialmente importante.

  1. DISTRIBUIÇÃO DA VICUNHA NA SUL-AMERICA

As vicunhas habitam a zona alto-andina, acima de 3.000 msnm, do Peru, Bolívia, Argentina e Pimenta. Esses ambientes incluem mesas (altiplano) e Encostas andinas com alta incidência de geadas e precária disponibilidade de água.

[pic 2][pic 3]

Atualmente a maior população de vicunhas na américa do Sul é do Perú que tem 209,000 mil camelideos e também é o maior produtor de fibra de vicunha no mundo.

  1. VICUNHA “HISTORIA”

O aproveitamento têxtil das fibras de vicunha começa com a Cultura Huaca Prieta de 2500 anos atrás (Wheeler, 2004, Wheeler et al., 1995), tem um desenvolvimento evidente na Cultura Paracas e posteriormente alcançou patamares de excelência na Cultura Mochica (Ala, 1977). E posteriormente alcançou patamares de excelência na Cultura Mochica (Ala, 1977) no Perú. A vicunha é uma espécie muito importante para grande parte da América do Sul, especialmente para o Peru. Lá está presente em muitas áreas, desde a educação nacional até o sobrenome de muitos peruanos. Está na cultura, nas tradições e na história. Ainda na pré-história, já que foram encontradas pinturas rupestres que a representam. Os antigos reis incas e seus sumos sacerdotes se vestiam com sua preciosa lã, que puniam sua caça com a pena de morte. No entanto, em meados do século 20, a vicunha corria sério risco de extinção. De acordo com as projeções, pode haver até 450.000 vicunhas no país, embora sejam meras estimativas. “Para este ano estava prevista a realização do quinto censo (adiado no ano passado), mas com a atual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com