TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO VICUNHA TEXTIL

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.072 Palavras (9 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Faculdade CDL

Maucus Vinícius Brasilino Rocha

PROPAGANDA E PROMOÇÃO DE VENDAS: ESTUDO DE CASO EMPRESA VICUNHA TÊXTIL

Fortaleza

2015

Maucus Vinícius Brasilino Rocha

PROPAGANDA E PROMOÇÃO DE VENDAS: ESTUDO DE CASO EMPRESA VICUNHA TÊXTIL

Trabalho apresentado ao Curso de Administração, da Faculdade CDL como requisito parcial para avaliação de aprendizado na disciplina de Propaganda e Promoção de Vendas.

Profª. Carol Macedo

Fortaleza

2015

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO                3

1.        ANÁLISE DO MIX DE MARKETING                4

1.1        A empresa e suas origens                4

1.2        Mercado                4

1.3        Produto e público-alvo                5

1.4        Preço e concorrência                5

1.5        Ponto de venda e comunicação                6

2.        ANÁLISE DE POSICIONAMENTO                6

3.        ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING                7

CONCLUSÃO                8

ANEXO......                9

REFERÊNCIAS                10


APRESENTAÇÃO

        Este trabalho tem como objetivo analisar, pela ótica do marketing, a empresa Vicunha Têxtil e o produto por ela fabricado e distribuído, fazendo uma análise do mix de marketing, do posicionamento da marca e da comunicação integrada de marketing, abordando estratégias de branding e ferramentas utilizadas.

        Para um melhor entendimento, Phillip Kotler conceitua marketing como “o processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e de que necessitam, criando e trocando produtos e valores uns com os outros” (Kotler e Armstrong, 1998).  

        Para a Associação Americana de Marketing, “marketing é o processo de planejamento e execução quanto a concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham satisfazer objetivos individuais e organizacionais”.

        Em suma, marketing é um processo social de troca de valores que promove o relacionamento entre as partes, de modo que ambas saiam satisfeitas.

        Em seguida veremos como, no decorrer da sua história, a Vicunha Têxtil tem feito para se manter como uma das maiores indústrias têxteis do mundo, líder em várias áreas do segmento.

[pic 2]

1. ANÁLISE DO MIX DE MARKETING

1.1 A empresa e suas origens

        A Vicunha Têxtil, objeto do nosso estudo, está há 48 anos no mercado brasileiro, nasceu em 1967, após a união das famílias Steinbruch e Rabinovich, é hoje a maior indústria têxtil da América Latina e uma das maiores do mundo. Mas as coisas nem sempre foram assim.

        Tudo começou em 1947 quando os irmãos Eliezer e Mendel Steinbruch compraram a Têxtil Elizabeth, em São Roque, no estado do Rio Grande do Sul, que mais tarde faria parte do Grupo Vicunha, das herdeiras do seu cunhado. Era um período de pós-guerra e a indústria têxtil brasileira continuava estagnada em consequência da falta de mão-de-obra qualificada e de processos antiquados de produção. Assim a Têxtil Elizabeth começou a funcionar com seus 27 teares precários num prédio alugado nos fundos da casa de um sapateiro. Os quarenta funcionários da indústria atendiam a uma demanda reprimida e apesar da industrialização emergente, a Elizabeth continuava num período conhecido como era da produção.

1.2 Mercado

        Os visionários Steinbruch enxergavam na crise possibilidades de crescimento. Compraram novos teares e aumentaram a produção. Junto aos seus fornecedores, descobriram que havia fábricas com métodos de trabalho mais eficientes e tecelagens onde a mão-de-obra era mais especializada. Assim, além de atender as empresas que fabricavam, decidiram eles mesmos investir no mercado de facção. Forneciam matéria-prima às fábricas, que entregavam o tecido pronto.

        E assim, a Têxtil Elizabeth sobrevivia à crise abrindo, em 1959, a sua primeira filial em São Paulo. No início, um depósito de tecidos, bairro do Ipiranga, mudando-se, em seguida, para a Alameda Northman, onde foi aberta ao público.

        Em 1967, com a aquisição do Lanifício Varam, começava a surgir a maior indústria têxtil da América Latina, a Vicunha.

        A empresa hoje atinge o mercado do vestuário e da moda de toda a América Latina e Europa.

1.3 Produto e público-alvo

        No final da década de 60, a empresa já dominava 80% do mercado brasileiro com tecidos para aviamentação: entretela, colarinhos pré-fabricados, tecidos de malhas, de camisaria e de uso industrial, ou seja, quem precisava de tecido recorria à Elizabeth. Estávamos em plena era das vendas.

        A expansão da Elizabeth e da Vicunha aconteceu paralelamente. No nordeste brasileiro, a primeira associação da Vicunha foi com os grupos cearenses Otoch e Baquit, em 1973, com a fundação da Fiação Nordeste do Brasil (Finobrasa), na cidade de Fortaleza, Ceará, que produzia fios para abastecer o mercado interno e externo.

        Nos anos 80 com a compra da multinacional italiana Fibra, a Vicunha alavancou definitivamente sua produção e se firmou como produtora de matérias-primas, tecidos e confecção.

        Hoje, os principais produtos comercializados pela Vicunha Têxtil são o índigo e o brim, mas a marca também comercializa tecidos mistos e tecnológicos, malhas sintéticas e naturais, fibras e filamentos. Seus tecidos influenciam novos estilistas que tem um público-alvo jovem de consumidores entre 13 e 19 anos.

1.4 Preço e concorrência

        A empresa pratica preços intermediários. O preço instável do algodão, matéria-prima do índigo e do brim e da celulose importada aumentam os custos de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (196.6 Kb)   docx (77.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com