TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Macroeconomia

Por:   •  9/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.150 Palavras (13 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE DE UBERABA

THAIS DOS REIS NASCIMENTO

TRABALHO NORMAS E PRÁTICAS CONTÁBEIS

CPC 20 – CUSTOS DE EMPRESTIMOS

UBERABA – MG

2016


UNIVERSIDADE DE UBERABA

THAIS DOS REIS NASCIMENTO

TRABALHO NORMAS E PRÁTICAS CONTÁBEIS

CPC 20 – CUSTOS DE EMPRESTIMOS

Trabalho apresentado à Universidade Uberaba como parte das exigências à conclusão do componente curricular Normas e Práticas Contábeis do 5º período dos cursos de Ciências Contábeis.

Orientador: Prof.º Marco Antônio de Oliveira Caetano

UBERABA – MG

2016


SUMÁRIO

Páginas

INTRODUÇÃO        4

COMPORTAMENTO DO PIB E DEMANDA AGREGADA        6

Análise do ano de 2015        6

Projeções para os anos de 2016 e 2017        8

CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11


INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo estudar e demonstrar o comportamento do PIB e da demanda agregada no Brasil, durante o ano de 2015 e trazer futuras projeções para os anos 2016 e 2017. Mostrando os setores que contribuíram para o esse resultado e as dificuldades das empresas diante dos cenários atual e futuros.

PIB (Produto Interno Bruto) representa a soma dos bens e serviços que o país produz num determinado período, na agropecuária, indústria e serviços. Tem como objetivo medir a atividade econômica e o nível de riqueza de uma região. Compõe o PIB: o consumo (bens e serviços adquiridos pelos consumidores); investimento (é a soma de bens de capital); gastos do governo (bens e serviços adquiridos pelos governos federal, estadual e municipal); importações; e exportações.

Pode ser calculado de três maneiras: pela ótica dos produtos (soma de tudo que é produzido) ou, pela ótica da renda (soma de todas as remunerações) ou, pela ótica da demanda (soma de tudo que é consumido).

A demanda agregada de uma economia é composta por: consumo das famílias, investimento, exportações líquidas (exportações menos importações) e pelos gastos do governo. A soma dos componentes da demanda agregada é igual ao PIB (produto interno bruto), a principal medida sobre atividade numa economia. Ao aumentar os seus gastos, o governo estimula a economia porque ele aumenta a demanda agregada por bens e serviços. O contrário também é verdade: o governo pode contrair a demanda agregada ao reduzir os seus gastos.

O governo adquire receitas para custear os seus gastos através principalmente da taxação, a imposição de impostos sobre a economia. Os impostos cobrados pelo governo também afetam a demanda agregada da economia, porém de forma indireta. O consumo das famílias, um dos componentes da demanda agregada, depende da renda disponível das famílias. Essa, por sua vez, é definida como a renda que as famílias auferem (através do trabalho e de ganhos de capital) menos os impostos que elas pagam. Assim, o governo, ao aumentar os impostos, diminui a renda disponível e, dessa forma, diminui o consumo das famílias. O contrário também é verdade: o governo, ao diminuir os impostos, aumenta a renda disponível das famílias, que podem utilizar parte desse ganho para aumentar seu consumo. Os impostos também podem incidir sobre o investimento, podendo afetá-lo também de forma negativa (quanto maior for a carga de impostos sobre investimentos, menor serão os investimentos).


COMPORTAMENTO DO PIB E DEMANDA AGREGADA

Análise do ano de 2015

Dados mostram que o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil caiu 1,9% no segundo trimestre de 2015, em relação ao primeiro trimestre.  Uma pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicou os fatores que contribuíram para queda da produção econômica.

“A economia brasileira encolheu 3,8% em 2015 na comparação com 2014, segundo os dados do PIB (Produto Interno Bruto) divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Essa é a maior queda desde que a atual pesquisa do IBGE começou a ser feita, em 1996. Se forem considerados os dados anteriores do PIB, que começam em 1948 é o pior resultado em 25 anos, desde 1990 (-4,3%), quando Fernando Collor de Mello assumiu o governo e decretou o confisco da poupança.

Esta é a sétima vez que o Brasil tem PIB negativo desde 1948: 1981 (-4,3%), 1983 (-2,9%), 1988 (-0,1%), 1990 (-4,3%), 1992 (-0,5%), 2009 (-0,1%) e, agora, 2015 (-3,8%)”. (ADVFN,2016)

No segundo trimestre de 2015 o PIB brasileiro alcançou a marca de 1 trilhão e 43 bilhões de reais, em comparação aos três primeiros meses do ano, havendo um recuo de 1,9%, de acordo com números divulgados pelo IBGE, que apontam pelo desempenho negativo da economia a queda dos investimentos e do consumo das famílias. Como a indústria caiu e o consumo das famílias também, portanto o comércio varejista quanto o comércio atacadista tiveram desempenho ruim. A queda registrada na indústria frente ao primeiro trimestre foi de -4,3% isso se deu principalmente a puxada do desempenho negativo da construção civil, que recuou 8,4%.

A alta da taxa Selic afetou os insumos típicos da construção civil, por isso teve uma elevação no preço, isso tudo nos mostra um cenário desestimulante. A indústria de transformação produtora de bens com maior valor agregado como automóveis e eletrodomésticos sofreu queda de 3,7%. Entrando no cálculo do PIB as exportações de bens e serviços apresentaram crescimento em relação aos últimos trimestres que foi em torno de 7,5% na taxa trimestral, e as importações apresentaram queda, então em termos de contribuições dos setores externos para economia brasileira nesse trimestre foi positivo.

Segue abaixo relação da variação do cenário histórico do PIB brasileiro:

2000        4,30        -        -        -        -        -        -        -        -        -        -        2001        1,30        -        -        -        -        -        -        -        -        -        -        2002        2,70        -        -        -        -        -        -        -        -        -        -        2003        1,10        -        -        -        -        -        -        -        -        -        -        2004        5,70        -        -        -        -        -        -        -        -        -        -        2005        3,20        -        -        -        -        -        -        -        -        -        -        2006        4,00        -        -        -        -        -        -        -        -        -        -        2007        6,10        -        -        -        -        -        -        -        -        -        -        2008        5,20        -        -        -        -        -        -        -        -        -        -        2009        0,30        -        -        -        -        -        -        -        -        -        -        2010        7,50        -        -        -        -        -        -        -        -        -        -        2011        2,70        -        -        -        -        -        -        -        -        -        -        2012        1,00        -        -        -        -        -        -        -        -        -        -        2013        2,70        -        -        -        -        -        -        -        -        -        -        2014        0,10        -        -        -        -        -        -        -        -        -        -        2015        -3,80        -        -        -        -        -        -        -        -        -        -         Fig.1 Variação histórica do PIB brasileiro (ADVN, Brasil. Acesso em 26 de mar. 2016)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (158.9 Kb)   docx (302.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com